pitomba
Crédito: Wikimedia

Pitomba: conheça os benefícios dessa fruta para a saúde

A pitomba é uma frutinha pequena, mas com muitas vantagens para a saúde. Veja quais são.

Publicidade

A pitomba é uma fruta muito comum da Amazônia até a região da Mata Atlântica. Sua árvore, a pitombeira, consegue atingir uma altura de 13 metros. Também é conhecida por pitomba-de-macaco, pitomba-da-mata e olho-de-boi.

A fruta brota, normalmente, entre o primeiro e o quarto mês do ano. Cresce em cachos, é redondinha e possui uma casca rígida e lisa, de um tom que varia entre o marrom e o amarelo. A polpa tem cor esbranquiçada, lembrando uma jabuticaba, com sabor levemente ácido e adocicado.

Além de servir para alimentar pássaros e ornamentar parques, ela também é preservada devido às propriedades benéficas que oferece à saúde. Confira quais são!

Quais são os benefícios da pitomba para a saúde?

Rica em vitaminas e em minerais essenciais ao organismo, essa pequena frutinha beneficia diversos sistemas do corpo e ajuda a restaurar a saúde de modo geral. Veja de que forma ela atua:

Publicidade

1. Protege os ossos e dentes

As pitombas contêm cálcio na sua composição, um mineral essencial para a estrutura dos ossos e dos dentes. Ajuda a formar os ossos na infância, a mantê-los fortes na vida adulta e a regenerá-los em idades avançadas.

2. Regulação do sistema gastrointestinal

Além de ser muito suculenta, a fruta também é rica em fibras, que são muito importantes para o intestino. Seu caroço, quando preparado da forma adequada, atua no combate a diarreias fortes e no combate a síndromes intestinais.

3. Atua no tratamento da anemia

Por ser rica em ferro, contribui para a formação da hemoglobina, componente essencial do sangue. A deficiência de ferro também é uma das causas da anemia. A reposição desse mineral por meio da fruta a tratar a doença, junto do tratamento médico.

4. Protege contra oxidação das células

A riqueza de vitaminas contidas na fruta faz com que ela seja uma ótima fonte de antioxidantes, atuando no combate aos radicais livres. Quando eles estão em excesso no organismo, provocam a oxidação das células, levando ao envelhecimento precoce, a inflamações e até ao desenvolvimento de câncer.

Publicidade

5. Fortalece o sistema imunológico

O sistema imune do corpo é que protege contra os agentes invasores que provocam as doenças. Então quanto mais fortalecido estiver, mais longe as doenças vão ficar. Nesse caso, a vitamina C presente na pitomba tem uma função importante nesse fortalecimento.

6. Contribui para a regeneração muscular

As proteínas são importantes para muitas funções no organismo, mas uma das mais conhecidas é regenerar os músculos. Então, a fruta contribui com esse processo por ter uma quantidade de proteínas a oferecer.

Benefícios da pitomba na gravidez

benefícios da pitomba na gravidez
Crédito: Pxhere

Por conta dos seus efeitos no fortalecimento do sistema imunológico, contra oxidação das células e contra anemia, pode ser uma boa opção para incluir na dieta das gestantes, com orientação médica.

Publicidade

Ela ajuda a manter a saúde da mãe mais fortalecida, fornece energia e, claro, todos esses benefícios chegam até o bebê, que recebe nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento.

Receita de suco de pitombas

Uma das maneiras que as gestantes podem consumir pitombas é fazendo suco da fruta. Confira a receita.

Ingredientes

  • Pitombas: 8 unidades;
  • Água: 150 mililitros;
  • Açúcar demerara: 1 colher de sopa;
  • Gelo: a gosto.

Modo de preparo

1. Comece por remover a casca das frutas. Não é necessário retirar o caroço.

Publicidade

2. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto o gelo. Bata muito bem até que forme o suco. Se desejar, coloque um pouco mais de água para atingir a consistência que preferir.

3. O ideal é não coar, para absorver os nutrientes da casca, mas você é que decude. Depois é só colocar o gelo e saborear.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir diferente do esperado. Para obter os resultados desejados também é fundamental manter uma rotina baseada em uma alimentação saudável e com a prática de atividade física regular.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM