Nem todas as folhas de plantas são verdes. Além de variar no formato, as folhas podem ser de vários tons de verde, roxas, vermelhas, rosadas, azuladas, alaranjadas ou mescladas (variegatas). Conheça algumas espécies de plantas com folhas coloridas e veja como cuidar delas.
Por que algumas plantas têm folhas coloridas?
As plantas com folhas avermelhadas, amareladas e alaranjadas podem ter essa cor naturalmente por todo o ciclo de vida, ou essa cor pode fazer parte de um dos ciclos da planta, como quando as folhas caem na chegada do outono e mudam de cor nessa fase em que estão envelhecidas.
A mudança de cor também acontece com algumas plantas quando elas ficam muito tempo expostas ao sol. Em algumas suculentas é possível notar bem essa mudança, como na crassula ovata (planta jade) e nas aloe veras (babosas). As pontas das folhas podem ganhar um tom avermelhado ou alaranjado, e algumas ficam com as folhas completamente arroxeadas.
Plantas coloridas para cultivar em casa
Então, em alguns casos a sua planta vai ficar com folhas coloridas só durante uma fase do ano, outras vezes porque estão muito tempo no sol, e algumas vão ficar assim sempre, pois é a cor natural que está no DNA da planta. Veja exemplos desse tipo, que já nascem coloridas e só mudam de tonalidade conforme a exposição solar.
1. Lutiela
O nome científico dessa planta é Alternanthera dentata, e sua cor natural é um vermelho-arroxeado. Essa é a sua cor natural, em todos os ciclos de vida. É uma planta ótima para forração de canteiros grandes, chegando a uns 40 centímetros de altura. Quanto mais sol ela pegar, mas viva vai ficar essa cor, e não tem problema.
2. Hera roxa
Embora o nome popular seja hera, essa planta não é como as heras mais comuns, trepadeiras. Seu nome científico é Hemigraphis alternata, e ela tem uma folhagem bem escura, mesclando verde com roxo. Também é boa para fazer bordaduras e maciços nos canteiros do jardim.
3. Peperômia tricolor
Como o nome sugere, essa peperômia tem as folhas mescladas com tons de verde e um rosado-avermelhado, mais escurinho nas bordas. São folhas lindas, que ficam ainda mais avermelhadas quando expostas ao sol ou muita luminosidade. O nome científico dela é Peperomia magnoliifolia, e pode ficar no canteiro do jardim ou em vasos.
4. Dracena rubra
Cordyline terminalis é o nome científico desse gênero de plantas dracenas, que são encontradas em diversas variedades, e suas folhas são uma mescla de verde e rosa, só vermelhas ou verde-escuro meio arroxeado. Os portes delas também variam, e elas podem ser cultivadas dentro ou fora de casa.
5. Palmeira azul
Essa palmeira é linda e exuberante para decorar o seu jardim, se tiver bastante espaço, pois ela é de grande porte. Ela é chamada de azul, mas na verdade fica numa tonalidade prateada-azulada com partes verdes. Quanto mais velha ela fica, menos azulada são suas folhas, voltando para o verde.
6. Agave azul
A agave é uma planta bem espaçosa, com folhas longas e largas, que precisam de um espaço grande no jardim para crescer, e longe da circulação de pessoas por causa dos espinhos nas bordas das suas folhas. O nome científico dela é Agave americana, e suas folhas ficam realmente bem azuladas.
7. Marantas
As marantas são uma família de plantas, várias delas nativas do Brasil, e que são encontradas em cores variegatas, ou seja, uma mescla de verde com creme e avermelhado, ou mescla de tons de verde, ou só arroxeadas. Como é uma família bem grande, com mais de 500 espécies catalogadas, as características variam para além das cores das folhas, mudando também seu formato e porte. Você encontra marantas desde 20 centímetros de altura até mais de 1 metro.
8. Coleos
O nome científico dessa planta é Solenostemon scutellarioides, e suas folhas possuem tons de rosa-claro no centro, que vai mudando para vermelho-escuro até mudar para um verde vivo nas bordas. Essas cores vão depender da forma de cultivo, então se tiver em vaso, pode experimentar essas cores mudando o local da planta por alguns dias. Quanto menos sol ela pegar, mais verde nas bordas vai ficar.
9. Croton
De grande porte, essa folhagem amarelo-alaranjado se destaca no paisagismo de qualquer jardim. Seu nome científico é Codiaeum variegatum, e existem diferentes tipos com cores diferentes para cultivar.
10. Periquitinho
Seu nome científico é Alternanthera sessilis, é uma plantinha de pequeno porte, que fica mais rosada se estiver exposta ao sol pleno. Na meia sobra, sua tonalidade muda para mais amarelada. Portanto, é linda para cultivar fora de casa, no jardim, compondo um paisagismo com plantas de outras cores para se destacar.
Crédito das imagens: Vida no Jardim