limpeza do intestino e fígado
Crédito: Freepik
em

Como fazer limpeza do intestino e fígado no dia a dia

Manter o organismo limpo é importante para melhorar a saúde do corpo inteiro

Fazer a limpeza do intestino e fígado é mais do que tomar suco verde detox ou água de limão em jejum. Essas práticas realmente ajudam, mas precisam vir acompanhadas de mais cuidados, de preferência, como novos hábitos de vida, não apenas uma vez por mês. Mas se estiver nesse processo de desintoxicação, pode começar com pequenas mudanças, depois de fazer uma visita ao médico para saber, primeiro, como está a sua saúde de modo geral.

Por que limpar o organismo?

Limpar o organismo é importante porque com o passar dos anos os órgãos vão acumulando toxinas. Conforme explicam os especialistas, especialmente no caso do fígado e intestino, esses órgãos são importantes filtros de toxinas retidas dos alimentos, bebidas, medicamentos, gases tóxicos e até das emoções negativas que não são liberadas.

Mesmo que os órgãos tenham a capacidade de se autolimparem, os hábitos de vida da maior parte das pessoas acabam por sobrecarregá-los muito antes do tempo normal, então eles começam a trabalhar de forma deficiente, dando origem a problemas de saúde.

Quando o seu fígado está intoxicado, precisando de uma boa limpeza, seu corpo todo começa a dar sinais de alerta, como dores de cabeça mais frequentes, problemas de pele, cansaço sem motivo aparente, irritabilidade e problemas no sistema gastrointestinal.

Depois de fazer a limpeza, verá que o corpo vai voltar a ser mais disposto, a saúde de modo geral vai melhorar e o organismo vai entrar em equilíbrio. Mas lembre-se de que não adianta muito fazer a limpeza em um dia ou uma semana e depois voltar a ter um estilo de vida sedentário, com alimentação industrializada e em excesso. É importante mudar seus hábitos de vida de uma vez por todas, mesmo que seja melhorando um pouco de cada vez.

Dicas para limpar o fígado e o intestino no dia a dia

sumo maçã para limpeza do intestino e fígado
Crédito: Freepik

Se, depois de ir ao médico, ele disser que você precisa fazer uma grande e completa limpeza do intestino e fígado, especialmente se tiver detectado a presença de pedras na vesícula, você pode optar por fazer um tratamento completo de limpeza de fígado e vesícula, que leva 10 dias, e elimina uma boa quantidade de pedrinhas calcificadas nos órgãos.

Esse tratamento pode ser feito em casa, para quem já tiver familiaridade com o processo, ou então com a ajuda de profissionais que vão até sua casa dar as orientações corretas para garantir a sua segurança e eficácia do procedimento.

Mas, se quiser apenas conhecer os cuidados caseiros para limpeza de intestino e fígado no dia a dia, fazendo com que as toxinas sejam eliminadas pouco a pouco, veja essas opções e dicas, pois é necessário fazer mudanças de hábitos que devem passar a fazer parte da sua nova rotina de saúde.

Consumir sumo de maçã orgânica

No tratamento completo de limpeza de fígado e vesícula, a primeira parte do processo consiste em tomar 1 litro de sumo (polpa pura) de maçãs orgânicas durante 6 dias seguidos, junto de outros cuidados. Você não precisa tomar tudo isso de suco diariamente, mas incluir 1 copo de 200 ml de sumo de maçã orgânica na sua nova rotina alimentar vai ajudar bastante.

A função do sumo de maçã é ajudar a amolecer as pedras calcificadas na vesícula e fígado, além de ajudar a dilatar os ductos por onde elas vão passar rumo aos intestinos e à saída pelas fezes.

Lembre-se que precisam ser maçãs orgânicas, pois elas são livres de agrotóxicos. Se consumir frutas com agrotóxicos, vai acabar dando ainda mais trabalho para o seu fígado conseguir filtrar todas as toxinas da fruta.

Lembre-se também que as pessoas com pré-diabetes ou diabetes devem preferir comer a fruta inteira, pois o sumo fica com uma quantidade muito maior de açúcares. A quantidade de sumo ou porção de fruta para os diabéticos deve ser recomendada pelo médico, pois cada indivíduo tem necessidades diferentes.

Manter uma alimentação leve e equilibrada

Essa dica é essencial. Mas para que seja eficaz, você precisa entender que uma alimentação leve não quer dizer comer menos, e sim, comer o que vai ser mais fácil de filtrar e digerir.

Quando uma pessoa opta pelo tratamento completo de desintoxicação é recomendado que ela pare, por 10 dias, de comer carne vermelha, laticínios, embutidos (presunto, mortadela, bacon, etc.), grãos, leguminosas, bebidas alcoólicas, e que só tome os medicamentos extremamente necessários.

Isso porque essas escolhas são as mais pesadas para o organismo conseguir filtrar e digerir, e assim, são as que vão deixar mais resíduos no fígado. Então, o que você pode fazer é agendar uma consulta com um nutricionista e falar que o seu objetivo é manter uma alimentação detox constante, ou seja, substituir os alimentos mais tóxicos por opções mais leves e saudáveis.

De modo geral, você deverá manter uma alimentação com muitas fibras, grãos integrais, laticínios sem gordura, carnes magras, muita variedade de hortaliças, e de preferência escolher fontes orgânicas. Quando for comer doces, prefira chocolates com mais cacau (mais puros) e evite todos os alimentos industrializados, como os embutidos e doces. Quanto mais natural, melhor.

Beber água

Outra dica muito importante é manter-se bem hidratado todos os dias. Para quem não tem esse hábito, a dica é encher uma garrafa de 2 litros com água e deixar ao lado de onde estiver fazendo as atividades para ir tomando ao longo do dia. Assim fica mais fácil saber quando atingiu os 2 litros, que é uma boa quantidade para um dia normal. Essa quantidade deve aumentar em dias de muito calor ou durante e depois da atividade física.

O corpo necessita de água para realizar todas as suas funções, inclusive para o fígado e o intestino conseguirem filtrar tudo o que é ingerido. Esses filtros não servem só para eliminar toxinas, mas também para absorver os nutrientes que vão fortalecer a saúde de modo geral.

Se não conseguir tomar tudo isso de água porque não gosta de beber sem sabor, pode intercalar com xícaras de chá natural sem açúcar, como de hortelã, chá verde, chá de limão com gengibre e outros. Também pode colocar pedaços de fruta na água para liberar sabor, como laranja, limão, abacaxi, maçã e outras.

Cuidado com drogas desnecessárias

Quando se fala em drogas, não quer dizer apenas abandonar o cigarro e moderar nas bebidas alcoólicas. Quer dizer também aqueles remedinhos do dia a dia que você toma sem necessidade. Os medicamentos prescritos pelo médico, para um tratamento específico, devem ser mantidos.

Mas deve eliminar da sua vida o hábito de tomar um comprimido para qualquer dorzinha ou aplicar produtos na pele sem saber direito para que servem. Todos eles vão precisar ser filtrados pelo seu fígado, sobrecarregando o órgão.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único, tem necessidades individuais, e por isso pode reagir de forma diferente ao mencionado. Pessoas com problemas de saúde só devem iniciar a limpeza do intestino e fígado com acompanhamento de um especialista.

9 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Em 2020, adultos de 55 a 59 também deverão tomar vacina da gripe

Em 2020, adultos de 55 a 59 também deverão tomar vacina da gripe

dor no figado

Dor no fígado: conheça as causas e tipos de remédios