em

Como limpar bolsa de couro

Veja o passo a passo para manter sua bolsa de couro como nova por longos anos
limpar bolsa de couro
Crédito: Pxhere

As bolsas e outros itens feitos de couro legítimo possuem um valor agregado por causa da sua beleza e durabilidade. Mas mesmo sendo um material resistente, precisa manter os devidos cuidados, pois o couro pode mofar e rachar com bastante facilidade. Então, veja como limpar bolsa de couro do jeito certo, preservando-a em ótimo estado por longos anos.

Veja também: Os melhores produtos para limpar couro

Aqui você encontra:

4 Dicas para limpar bolsa de couro

A bolsa de couro está sempre sobre superfícies diferentes, algumas vezes até no chão, então a limpeza desse material não é apenas uma questão de preservação do couro, mas também de higiene. Saiba como fazer:

1. Primeiro cuidado depois de comprar

Assim que você levar sua bolsa de couro nova para casa, o primeiro cuidado que deve ter é aplicar um creme de proteção para couro. Se comprar a bolsa em uma loja especializada no material, nesse local vai ter o produto ideal. Aplique sobre toda a bolsa, conforme as recomendações no rótulo do produto. Esse creme pode ser reaplicado a cada dois meses. Sua função é manter o couro protegido contra manchas, umidade e gordura.

2. Limpeza diária exterior

No dia a dia, limpar bolsa de couro é bem simples. Claro, não precisa fazer isso todos os dias, mas é bom fazer sempre que sair com a bolsa e colocá-la sobre diferentes superfícies. Se a sua bolsa for de couro escuro, apenas passe um pano de algodão umedecido sobre toda a bolsa, sem nenhum produto. Se for uma bolsa de couro claro, adicione um pouco de sabão de coco à água e passe o pano. Em seguida, passe outro pano seco para não guardar a bolsa úmida.

3. Limpeza diária interior

Na parte interna da bolsa também é preciso limpar. Esvazie toda a bolsa, vire-a de cabeça para baixo e sacuda para que caiam todos os resíduos pequenos. Use um rolo adesivo, desses de tirar pelo de gato da roupa, para remover todas as pequenas sujeiras que ficam grudadas no forro da bolsa. Se possível, passe também um aspirador de pó.

Depois dessa etapa, umedeça um pano limpo em uma mistura de água morna com vinagre e aplique em todo o forro da bolsa, mas sem deixar molhar demais. Deixe o forro para fora e espere algumas horas para que seque por completo.

4. Limpeza de manchas

Mesmo aplicando o creme protetor com frequência, pode acontecer de respingar gordura na bolsa ou colocá-la sobre um local sujo que vai deixar marcas. Procure remover a mancha o quanto antes. Faça isso limpando a região com um pano úmido, depois aplique uma mistura de detergente neutro com água destilada. Esfregue com delicadeza. Finalize com um pano seco e deixe a bolsa em local arejado para secar completamente.

Como hidratar bolsa de couro

A creme que você aplica logo quando compra a bolsa e a cada dois meses também funciona como hidratante. Mas há vários produtos no mercado para essa finalidade, então escolha seu preferido de acordo com a cor do couro. Se preferir, pode usar vaselina ou óleo de amêndoas para intensificar a hidratação do couro a cada seis meses. Assim evita que ele comece a apresentar rachaduras por causa do ressecamento. Isso pode acontecer mesmo sem deixar a bolsa direto no sol.

armazenar leite materno
Como armazenar leite materno
receitas de sopa de ervilha
12 Receitas de sopa de ervilha