em

Como limpar couro: conheça os melhores produtos

Quer manter as suas peças de couro sempre bonitas e conservadas? Veja como fazer a limpeza e manutenção
melhores formas de como limpar couro
Crédito: Pxhere

Para muitas pessoas, adquirir uma peça de couro é sinônimo de elegância e garantia de durabilidade. Pode ser uma jaqueta, uma calça, bolsa, cinto ou sapato, o fato é que qualquer uma dessas peças, quando é de couro legítimo, necessita de cuidados especiais para ser preservada pelo tempo esperado. Portanto, o ideal saber como limpar couro para que o investimento valha a pena por longos anos.

4 Dicas para limpar peças de couro

como limpar couro
Crédito: Pxhere

Por mais resistente que seja, o couro é um material que necessita de hidratação para não sofrer rachaduras de ressecamento. Além desse cuidado, precisa utilizar os produtos certos ou poderá causar manchas no material. Veja como limpar couro do jeito certo, de acordo com cada tipo de couro.

1. Couro anilina

Esse tipo de couro é mais comum em sofás e outros móveis, mas pode ser utilizado para peças como bolsas. Ele tem características mais naturais, não contém corantes e absorve mais umidade porque é mais aveludado.

Para fazer a limpeza desse tipo de couro utilize uma escova de cerdas macias, álcool, algodão, desengordurante para couro (caso seja necessário) e hidratante para couro.

  1. Comece utilizando a escovinha para remover toda a poeira da peça;
  2. Depois faça uma mistura com 150 ml de álcool e 2 litros de água;
  3. Umedeça o algodão nessa mistura e aplique por toda a peça, removendo com um pano seco e macio em seguida;
  4. Se for necessário usar o desengordurante para couro, aplique também com um algodão uma camada bem fina do produto;
  5. Por fim, use um pano macio para aplicar o creme hidratante para couro, esfregando delicadamente para lustrar a peça. Está pronto.

2. Couro liso

O couro liso é um dos tipos mais comuns e demanda menos esforço para manutenção. Você vai precisar de sabão neutro, pano macio, álcool, creme hidratante para couro ou, se não tiver esse produto, pode utilizar vaselina ou óleo de amêndoas.

  1. O primeiro passo é utilizar o pano macio para remover a poeira da peça;
  2. Depois misture 10 ml de sabão neutro e 25 ml de álcool em 2 litro de água;
  3. Aplique essa solução por toda a peça usando outro pano macio que não esteja empoeirado;
  4. Retire o excesso de líquido da peça com um pano seco e finalize aplicando o hidratante.

3. Camurça

A camurça é um material de toque macio e muito delicado, por isso jamais poderá colocar líquidos sobre ela para fazer a limpeza. O ideal é que compre uma peça impermeabilizada para impedir o contato com líquidos.

Para fazer a limpeza de peças de camurça, utilize apenas um pano felpudo limpo e uma escova de cerdas bem macias, aplicando sobre a peça no sentido das fibras. Se precisar remover qualquer mancha, o ideal é levar a peça para um especialista ao invés de correr o risco de piorar a situação com soluções caseiras.

4. Couro branco

Qualquer tipo de peça branca, mesmo que não seja de couro, necessita de atenção e cuidado especial. Mesmo uma pequena sujeira vai aparecer como se fosse enorme. Para prevenir as manchas e manter o bom aspecto da peça, o ideal é higienizá-la semanalmente, em especial se for utilizada com frequência.

Para limpar peças de couro branco ou creme clarinho, utilize sabão de coco, água, esponja macia e hidratante para couro ou vaselina. Dessa vez não use o óleo de amêndoas porque a coloração natural dele pode manchar o couro branco. Uma dica especial para fazer um hidratante caseiro é misturar partes iguais de água e leite.

  1. Comece misturando um pouco de água com sabão de coco;
  2. Aplique essa mistura sobre a peça utilizando uma esponja macia;
  3. Remova o excesso com um pano seco, limpo e macio e finalize aplicando uma das opções de hidratante.

Se tiver qualquer dúvida ou receio ao aplicar algum produto no couro, não aplique. O melhor a fazer é procurar por um especialista em couro para que ele aplique algum produto de uso profissional e da forma correta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
limpar bijuterias
Como limpar bijuterias e deixá-las como novas
Como manter a casa limpa: 24 dicas para te ajudar nessa missão