em

Água destilada: o que é, para que serve e como fazer

Se você está pensando em usá-la para beber, veja quais são os cuidados que precisar ter
água destilada
Crédito: Freepik

Você já ouviu falar em água destilada? Sabe para que serve? Talvez até tenha ouvido falar que esse tipo de água é ótimo para emagrecer, mas a verdade é que não funciona bem assim. Saiba por que e quais são os principais usos.

O que é?

Essa água tem esse nome porque passa por um processo chamado destilação. Esse processo é fazer a água ferver, evaporar e depois condensar, ou seja, voltar para o estado líquido. Ao fazer a destilação da água, ocorre uma separação de sais minerais que fazem parte da composição da água mineral. Assim, a quantidade de sais na destilada fica bem menor.

Para que serve?

Ela tem diferentes usos, em que se deseja uma substância mais pura para evitar determinadas reações. Veja alguns exemplos:

1. Uso laboratorial

Em laboratórios químicos, é usada como solvente ou reagente, pois como é mais pura, causa menos interrupções nas análises químicas.

2. Passar roupa a vapor

Muitos ferros de passar roupa a vapor possuem uma função que impede a formação de calcário. Essa função é necessária por causa da água mineral. Já se usar a destilada, essa formação de calcário não vai ocorrer.

3. Sistemas de carro

Essa água também é usada em baterias, acumuladores, radiadores e reservatórios de limpa vidros dos carros. Para todas essas funções que necessitam de água é importante que não haja a formação de calcário, assim como pode acontecer no ferro de passar.

Podemos beber água destilada?

Sim, ela pode ser consumida, mas com cautela. Embora ela seja mais pura, também vai ter menos minerais que são importantes para hidratar o organismo. Então, se beber esse tipo de água no dia a dia, sem que seja por recomendação médica, poderá ter efeitos colaterais.

Esses efeitos são de aumento da acidez do corpo, deixando-o mais propenso a doenças, em especial as causadas quando as células adoecem, como câncer. Ela não mantém o corpo hidratado do mesmo jeito que a água mineral, pois para que hidrate bem, a água deve ter moléculas menores, e a versão destilada tem moléculas maiores.

Por não ter a mesma quantidade de minerais que a água comum, a destilada deixa de ser uma aliada nesse sentido. Então é melhor não fazer dela a sua única ou principal fonte de hidratação no dia a dia.

Água destilada emagrece?

água destilada emagrece
Crédito: Unsplash

Não há recomendações de uso dessa água para o emagrecimento. Pessoas que só consomem essa água e emagrecem devem atribuir o emagrecimento a outra fonte. Inclusive, pode ser que estejam emagrecendo por desnutrição e desidratação, o que não é saudável.

Se você já ouviu esse mito por aí, pode ser que tenha sido sobre os tratamentos realizados pelos lutadores para perdem peso antes das lutas. Nesse caso, o tratamento com água tipo destilada é feito com acompanhamento médico, por um período específico bem curto e com uma dieta própria para compensar a perda de minerais.

Como fazer em casa?

É possível fazer a destilação em casa. Você vai fazê-la quase ferver e precisa ter um ponto frio onde o vapor da água em estado gasoso encoste para voltar a ficar líquido. Então esse líquido vai ter que pingar para dentro de outro recipiente e essa será a água realmente pura.

Para fazer esse processo, você precisa de uma panela com tampa, uma vasilha de vidro com diâmetro pouco menor que o da panela e gelo. Então, encha uma panela com cerca de 5 litros com água da torneira. Coloque na água uma vasilha de vidro que fique flutuando, sem afundar.

Ligue o fogo e deixe aquecer, mas não deixe ferver. Se estiver quase borbulhando, reduza a intensidade do fogo. Coloque a tampa virada sobre a panela e encha de gelo em cima.

Quando a água quente que está na panela começar a evaporar, ela vai subir, encostar na tampa gelada, voltar a ficar líquida e escorrer para dentro do recipiente de vidro que está flutuando. Ao final do processo, a água que estiver dentro do recipiente estará destilada.

Preço e onde comprar

Se não quiser passar todo o trabalho de fazê-la em casa, pode comprá-la pronta na farmácia ou no supermercado. O preço é superior ao da água mineral, em torno de R$15 a R$20 um galão de 5 litros.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
suco de manga
5 Receitas de suco de manga
plantar lichia
Como plantar lichia em casa