Crédito: Freepik

Jaca Livre: mapa mostra onde colher a fruta de graça

O projeto foi criado por uma vegana que queria usar jaca no lugar da carne, mas não encontrava para comprar

Publicidade

A jornalista Talita Teixeira, de São Paulo, teve uma grande ideia colaborativa: o projeto Jaca Livre. Vegana e consumidora de jaca, Talita tinha muita dificuldade em encontrar a fruta nas feiras e supermercados, principalmente quando ainda está verde e ideal para substituir a carne em receitas veganas.

Conheça os benefícios da jaca

“Eu não achava jaca. Moro no bairro Liberdade, no meu trajeto nunca tinha visto um pé de jaca. Não sabia nem identificar. Até que alguém postou uma foto de uma jaqueira no bairro Santa Cecília”, contou Talita.

jaca livre
Talita Teixeira, criadora do mapa colaborativo Jaca Livre (Foto: Arquivo Pessoal)

Se ela tinha essa dificuldade, logo pensou que muitas outras pessoas também tinham. Então, seria bom que todos soubessem onde existem pés de jaca em vias públicas pelas cidades do Brasil, podendo colher a fruta gratuitamente e enquanto durar o “estoque” de cada árvore.

Talita reforça que o projeto Jaca Livre não pensa apenas na comunidade vegana e vegetariana, que está crescendo muito no país. Essa iniciativa é para todos, pois, mesmo quem come carne, pode variar o cardápio, experimentar opções alternativas.

Publicidade

“A ideia é oferecer algo que facilitasse o veganismo e, mesmo que a pessoa não seja vegana, contribuísse com a redução do consumo de proteína animal enfatizando um olhar sobre a cidade”, diz a jornalista, que é vegana desde 2001, em uma entrevista para a Globo Rural.

Na prática, o Jaca Livre é um mapa colaborativo que aponta a localização de árvores de jaca em áreas públicas de várias regiões do país. Em pouco mais de cinco anos de projeto, Talita reúne um banco de dados com 472 árvores distribuídas pelo Brasil, a maior parte delas em São Paulo.

“A gente costuma andar com pressa, olhando pra baixo, com medo, sem se conectar com onde a gente vive, o lugar onde a gente mora, e a gente precisa olhar pra fora também”, conta a paulistana.

Os pés de jaca chegaram ao Brasil da Ásia e é fácil encontrá-los pelas ruas das cidades brasileiras. Os frutos grandes podem chegar a impressionantes 40 kg e um pé pode dar até 50 frutos por ano. A época de maior produção vai de novembro a maio.

Publicidade

O público principal são os veganos e vegetarianos, já que, desde que esse estilo de vida começou a crescer rapidamente no Brasil, surgiram receitas de carne de jaca na internet. A “carne” é feita com a jaca verde. A polpa é cozida e desfiada, ficando parecida com uma carne desfiada. Depois é só temperar e usar em várias receitas.

Além da carne de jaca, é interessante consultar o mapa do Jaca Livre para começar a colher e usar a fruta em receitas como o doce de jaca, suco de jaca, sorvetes e outras sobremesas, oferecendo um cardápio diferenciado, criativo e saudável para a família.

Veja também: 10 receitas de hambúrgueres veganos especiais

PODE GOSTAR TAMBÉM