em

AmeiAmei FofoFofo TristeTriste

Conheça os benefícios da jaca

Saiba como essa fruta grande e saborosa pode contribuir para diversas funções do corpo
jaca benefícios para a saúde
Crédito: Pxhere

A Artocarpus heterophyllus, mais conhecida como jaca, é uma fruta típica dos trópicos cujos bagos comestíveis são o desenvolvimento do ovário de suas flores. Originária da Índia e muito comum no Brasil, essa fruta é rica em diversos nutrientes, o que faz dela um poderoso ingrediente que gera diversos benefícios ao organismo.

Benefícios para a saúde

benefícios da jaca
Crédito: Wikimedia Commons

Muitas pessoas menosprezam essa fruta por acharem que ela não possui um valor nutricional alto. Porém, se essas pessoas soubessem que essa fruta é rica em cálcio, cobre, ferro, manganês, magnésio, fósforo, iodo e vitaminas A, B, E, C e K, mudariam de ideia na hora e começariam a ingerir esse alimento com frequência. Desse modo, é impossível que um ingrediente tão completo não seja benéfico para o corpo.

1. É benéfico para a tireoide

Ela é rica em iodo, mineral responsável por auxiliar a tireoide na produção de hormônios responsáveis pelo controle dos índices de metabolismo. A tireoide é uma das principais glândulas hormonais do corpo e os hormônios afetados positivamente pelo iodo possuem uma enorme importância. A função deles está relacionada a regular os níveis de sono, a absorção de nutrientes, a conversão de energia, peso e temperatura corporal.

2. Previne a osteoporose

Possui um importante papel para a prevenção da osteoporose, pois ela é rica em vitamina A e em manganês.

A vitamina A regula a densidade óssea e previne a degeneração com o tempo. Já o manganês ativa enzimas importantes para o crescimento ósseo adequado. Além disso, a vitamina C possui um importante papel como antioxidante, assim como a própria vitamina A, o que a faz combater os radicais livres que prejudicam as células ósseas.

Vale destacar que o fósforo presente na fruta desempenha um papel fundamental para a saúde óssea, pois é responsável por garantir o equilíbrio da densidade do osso, por meio do controle da perda de minerais. Essa perda de minerais, controlada pelo fósforo, é a causa da osteoporose, o que faz o fósforo ser tão importante quanto o cálcio para a saúde óssea.

3. Protege o coração

Essa fruta é rica em alguns componentes que colaboram diretamente para a saúde cardiovascular, como a vitamina K. Essa vitamina é excelente para controlar a elasticidade dos vasos sanguíneos, o que faz com que a carência desse nutriente gere um enrijecimento da parede dos vasos. Essa elasticidade colabora para evitar problemas de obstrução que possam decorrer em paradas cardíacas.

4. Mantém olhos saudáveis

A vitamina A presente na jaca é bastante conhecida pelo seu potencial de evitar a degeneração macular e a catarata. Isso se deve a suas propriedades antioxidantes que combatem o desgaste gerado pelos radicais livres nas células ópticas. Além disso, a vitamina E presente nessa fruta também colabora para a cicatrização depois de cirurgias a laser no olho, assim como a vitamina C.

5. Fortalece a imunidade

Essa fruta é rica em vitamina C e iodo, responsáveis por possuir um papel de combate a agentes invasores que representam quaisquer perigos para o organismo. Além disso, a sua capacidade cicatrizante colabora para que o corpo não direcione tantos esforços para curar uma ferida, o que torna o organismo mais preparado para se defender em caso de gripes ou outros vírus e bactérias.

Propriedades nutricionais

Somente por já ter lido todos os benefícios, você já deve ter deduzido algumas das propriedades nutricionais da jaca, pois muitas foram expostas para explicar o porquê de essa fruta beneficiar alguns setores do corpo. Mesmo assim, confira a lista abaixo com as principais propriedades nutricionais desse poderoso ingrediente em 100 gramas.

  • Carboidratos: 2,7 g;
  • Proteínas: 0,17 g;
  • Gorduras totais: 0,04 g;
  • Gorduras saturadas: 0,01 g;
  • Fibra alimentar: 0,29 g;
  • Sódio: 0,24 mg.

Jaca engorda?

Jaca engorda
Crédito: Wikimedia Commons

A jaca não engorda! Na realidade, suas fibras até auxiliam de modo indireto no processo de emagrecimento. Isso se deve ao fato de esse nutriente ser importante para o controle das funções intestinais e eliminação de toxinas, além de gerar saciedade que colabora diretamente para o controle da fome.

Desse modo, você pode comer os gomos dessa fruta para não sentir fome e evitar petiscar porcarias que façam mal para a sua dieta. Então, não se preocupe com o mito que essa fruta engorda devido a sua gordura, pois isso é falso e, na realidade, ela pode até auxiliar a emagrecer.

Contraindicações e cuidados a ter

Poucos são os cuidados que essa fruta exige em seu consumo, pois ela quase não gera efeitos colaterais. As contraindicações ao consumo é para quem possui alta sensibilidade intestinal, pois a ela é um laxante natural que combate a constipação.

Os cuidados com consumo excessivo também são importantes, pois essa fruta pode gerar gases, inchaço e cólicas intestinais com o seu consumo excessivo.

Como consumir

A melhor maneira de se consumi-la é por meio de sua versão natural, pois garante maior absorção dos nutrientes. Para isso, você irá comer os gominhos separadamente, o que é perfeito para se fazer enquanto assiste a um filme, como se fosse pipoca.

Você também pode ingeri-la em geleias, sucos, purê e vitaminas. Outro modo popular é utilizar como substituta da carne, pois fica com um sabor maravilhoso e bastante semelhante. Experimente algum dia comer pastel de jaca e pizza de jaca, é uma delícia!

Como fazer suco de jaca

Não aguentou comer todos os gominhos da tigela? Não se preocupe, pois você poderá fazer um suco maravilhoso com eles! Saiba como fazer um delicioso e nutritivo suco da fruta, com um toquinho de limão para contrastar o sabor e gerar maior fornecimento de vitamina C e outros nutrientes para sua bebida.

Ingredientes

Jaca: 10 gomos;
Limão siciliano: 2 unidades;
Água: 1 litro;
Açúcar: a gosto;
Gelo: a gosto.

Modo de preparo

  1. Remova as sementes dos gomos;
  2. Esprema os limões e coloque o líquido em um copo;
  3. Misture ambos no liquidificador e bata até ficar cremoso;
  4. Sirva com gelo e açúcar a gosto.

14 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
usos da maionese
10 usos da maionese no dia a dia que você não conhecia!
unha encravada
Unha encravada: o que é, causas e como prevenir