em

Insuficiência renal: conheça os sintomas, causas e tratamentos

Quando os rins têm dificuldade de exercer sua função ou param de funcionar, todo o corpo precisa de socorro.

sobre insuficiência renal
Designed by Freepik

A insuficiência renal, como o próprio nome diz, é uma complicação que afeta os rins. Esses dois órgãos em formato de feijão localizados abaixo da caixa torácica possuem a função de filtrar as impurezas do sangue, devolvendo-o limpo e sadio para a corrente sanguínea.

O sangue entra nos rins pelas artérias renais, então lá dentro ele passa por pequenos filtros que removem o excesso de água, os metais pesados, excesso de sal, ácido úrico e várias outras toxinas.

Essas impurezas vão para a bexiga para serem eliminadas como urina, e os rins devolvem o sangue limpo para o organismo. Mas quando esse processo não funciona adequadamente é chamado de insuficiência renal. Conheça os sintomas, as causas, tratamentos e formas de prevenção.

12 Principais sintomas da insuficiência aguda e crônica

quais sintomas da insuficiência renal
Designed by Freepik

A insuficiência renal pode ser aguda, com uma redução rápida da função dos rins, ou crônica, quando o paciente sofre com a perda gradual da função renal. Os sintomas de um tipo e de outro variam, sendo alguns semelhantes. Veja a seguir:

1. Alterações na urina

No caso da insuficiência renal aguda, a quantidade de urina reduz, fica com odor e coloração mais fortes. Na insuficiência crônica a vontade de urinar aumenta, e é comum a pessoa levantar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro. Nesse caso, além do odor mais forte, também vai haver espuma na urina.

2. Cansaço intenso

A sensação de cansaço intenso e falta de ar, mesmo sem ter praticado uma atividade cansativa, é um dos sintomas tanto na insuficiência aguda quanto na crônica, sendo que no segundo caso o cansaço costuma ser maior.

3. Dor nas costas

A dor que se sente por causa da insuficiência renal ocorre na parte inferior das costas, e a pessoa sabe que não é uma dor muscular, mas sim dos rins. É mais comum na insuficiência aguda.

4. Inchaço dos membros inferiores

Devido à retenção de líquido provocada pela deficiência dos rins em eliminar o líquido na urina, vai ocorrer inchaço das pernas e pés, que também pode acontecer nas mãos e rosto em alguns casos. Esse sintoma é mais comum na insuficiência aguda.

5. Pressão arterial alta

A pressão alta é outro sintoma da insuficiência renal, já que o sangue está cheio de impurezas que não consegue eliminar, dificultando sua circulação. Na insuficiência aguda é uma pressão alta que precisa ser tratada, mas na crônica é ainda pior, pois pode ficar muito alta a ponto de causar um derrame cerebral ou insuficiência cardíaca.

6. Febre alta

No caso da insuficiência aguda é comum que o paciente tenha febre superior a 39 °C. Ele deve ter acompanhamento médico imediato quando chega a esse ponto.

7. Tosse com presença de sangue

Também no caso da insuficiência aguda, pode haver tosse com sangue como sintoma, o que não é comum na insuficiência crônica.

8. Náuseas, vômito e falta de apetite

Outras reações do organismo com rins debilitados é a perda do apetite, acompanhada de enjoo e vômito por causa do excesso de impurezas no sangue, que não consegue exercer suas funções normais.

9. Caroços embaixo da pele

O acúmulo de toxinas no corpo pode acabar gerando caroços subcutâneos, especialmente na insuficiência aguda. Uma doença que provoca um sintoma desse tipo é a gota, uma inflamação nas articulações causada pelo excesso de ácido úrico no organismo, quando ele não é filtrado e eliminado pelos rins.

10. Tremores e fraqueza muscular

Os músculos ficam mais fracos e causam tremores e espasmos nas pessoas com insuficiência renal crônica.

11. Cãibras, formigamento das extremidades e perda da sensibilidade

É comum que no caso da insuficiência crônica o paciente tenha cãibras frequentes, bem como sinta formigamento e perda da sensibilidade especialmente nas mãos e nos pés.

12. Pele amarelada e convulsões

A função dos rins é tão importante que quando eles param de funcionar todo o corpo fica debilitado e altera outras funções. Assim, até mesmo mudança na cor da pele por causa do excesso de uma substância amarela que atua no fígado pode ocorrer, bem como convulsões.

Quais são as causas da insuficiência renal?

o que causa a insuficiência renal
Designed by Freepik

Assim como há diversos sintomas, as causas da insuficiência aguda e crônica também variam.

  • Excesso de medicamentos e suplementos de proteína: esse abuso de substâncias pode prejudicar a função dos rins ou danificá-los, levando à insuficiência.;
  • Cistos renais: assim como existe a síndrome dos ovários policísticos, também pode ocorrer o surgimento de vários cistos nos rins, dificultando seu funcionamento;
  • Lesões nos rins: as pedras nos rins e o excesso de substâncias como medicamentos que bloqueiam a filtragem do sangue podem evoluir para insuficiência;
  • Síndrome hemolítico-urêmica: essa doença acontece quando bactérias eliminam toxinas que causam lesões nos vasos sanguíneos. Como resultado, os rins perdem sua função progressivamente;
  • Ataque de bactérias: chamado de sepse, esse ataque pode ocorrer em diversos órgãos do corpo, inclusive nos rins, causando lesões que prejudicam seu funcionamento;
  • Câncer de próstata: o câncer de próstata evoluído ou mesmo outros problemas de próstata que causem a interrupção da passagem da urina podem resultar na insuficiência renal;
  • Predisposição por doenças crônicas: as pessoas hipertensas e diabéticas que não se cuidam adequadamente têm mais chance de desenvolver a insuficiência renal. O mesmo ocorre com aquelas com histórico familiar de doença renal.

Tratamentos para cada caso

Para tratar a insuficiência renal o médico a ser procurado é o nefrologista que vai atuar em conjunto com o nutricionista. Além da necessidade de adotar hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação com menos proteínas, sal e potássio, o tratamento pode ser feito com medicação diurética e contra pressão alta.

Em casos mais graves pode ser necessário realizar transplante de rim, de um ou dos dois, ou fazer hemodiálise periodicamente. Esse procedimento pode ser feito no hospital, em clínicas especializadas ou em casa, com acompanhamento profissional. O paciente é conectado a um aparelho que vai fazer a função dos seus rins, filtrando todo o sangue do corpo e removendo suas impurezas.

Como prevenir?

como prevenir insuficiência renal
Designed by Freepik

Conforme você viu no tópico sobre as causas da insuficiência renal, nem sempre é possível prevenir a doença quando existe uma predisposição hereditária ou o surgimento de outra doença que a cause.

Mas se há uma forma de cuidar para evitá-la é mantendo hábitos de vida saudáveis, uma alimentação balanceada e natural, a prática de atividade física, beber bastante água, não abusar de álcool nem de medicamentos. Também, consultar seu médico ao menos uma vez por ano, no caso de pessoas saudáveis, para saber como está o seu organismo e poder agir de forma precoce caso apresente sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno para mantê-la saudável e bonita

insuficiência cardíaca

Insuficiência cardíaca: o que é, sintomas e tipos da doença