hidroginástica emagrece
Crédito: Wikimedia

Hidroginástica emagrece, sim ou não? Veja os benefícios desse exercício

As atividades físicas dentro da água são ótimas para todas as idades, além de ajudarem a manter a forma.

Publicidade

Na busca por atividades físicas que trabalhem o corpo todo e ajudem a manter a forma, são ótimas as opções de prática dentro da água, como a hidroginástica e a natação. Se esse tipo de exercício lhe interessa, mas quer ter certeza de que a hidroginástica emagrece, pois esse é o seu maior objetivo, tire a dúvida agora e aproveite para conhecer outros benefícios.

Hidroginástica emagrece mesmo?

Antes de afirmar que determinado exercício emagrece, é sempre importante lembrar que é necessário um conjunto de fatores para contribuir com o emagrecimento. Portanto, a hidroginástica emagrece quando você a pratica com frequência e a combina a uma dieta saudável e a bons hábitos de vida.

Seguindo essas orientações, uma aula de hidroginástica com duração de uma hora pode queimar de 450 a 700 calorias, dependendo da intensidade e dos tipos de exercícios que forem feitos.

Se a piscina tiver água fria, esse é outro fator que pode contribuir com a queima de calorias, ao menos no início da aula. Quando a água está fria, o corpo necessita gastar mais energia para se esquentar, aumentando o gasto calórico durante esse processo.

Publicidade

Pelo fato de ser um exercício aeróbico, que vai exigir de todo o corpo, pode-se dizer que a hidroginástica emagrece, pois também vai melhorar o funcionamento de outros sistemas, como o circulatório. Isso é importante porque no processo de emagrecimento há muito mais coisas envolvidas do que apenas o gasto de calorias.

7 Outros benefícios da hidroginástica

Já que foram mencionados acima outros processos necessários para o emagrecimento além da queima de calorias, veja abaixo quais são os principais benefícios que a hidroginástica vai trazer para sua saúde.

1. A hidroginástica ameniza sintomas de artrite e de fibromialgia

Fazer exercícios na água é muito mais fácil para pessoas que sofrem de doenças crônicas como artrite e fibromialgia. Isso ocorre porque a densidade da água impede que os movimentos causem o mesmo impacto que causam fora da água, o que elimina quase totalmente a dor, conforme o caso de cada paciente.

2. Melhora os sintomas de estresse e de ansiedade

Durante a prática da hidroginástica o corpo fica mais relaxado, mesmo que tenha que se exercitar. Dentro da água os movimentos são mais lentos, e a pessoa tem a oportunidade de respirar melhor, de se concentrar melhor e de não sentir 80% do peso do corpo. Ao sair da água, irá se sentir relaxado e renovado.

Publicidade

3. Controla os efeitos negativos da menopausa

Quando chega a fase do climatério, que é antes da menopausa propriamente dita, o corpo da mulher começa uma série de mudanças. Algumas delas estão ligadas a alterações hormonais que causam estresse, calorões e mudança repentina de humor. Isso também ocorre com os homens na andropausa, e a hidroginástica pode ajudar nisso.

4. Ajuda na recuperação de pacientes acidentados ou pós-cirúrgicos

Depois de sofrer uma lesão ou de passar por uma cirurgia, muitas vezes é necessário fazer fisioterapia para ajudar na recuperação dos movimentos. Nesse sentido, a hidroginástica é uma excelente escolha, recomendada pelo próprio fisioterapeuta. Devido à densidade da água e do seu poder de relaxamento, vai ajudar o paciente a executar vários movimentos com menos dor e com melhor resultado.

5. Fortalece o coração e os pulmões e melhora a circulação

A prática de atividades dentro da água estimula a circulação sanguínea, dilatando os vasos e melhorando a pressão arterial. Por ser um exercício aeróbico, a hidroginástica exige da respiração, o que faz trabalhar os pulmões e melhorar a frequência cardíaca. Tudo isso faz com que haja um grande avanço no condicionamento físico de modo geral.

Publicidade

6. Ajuda a aumentar a massa muscular

Não pense que só os exercícios de academia fazem crescer os músculos. Justamente devido à densidade da água, os exercícios da hidroginástica exigem força da musculatura. Então, com a prática frequente, essa também é uma atividade que vai ajudar a aumentar a massa muscular, junto de uma alimentação adequada.

7. A hidroginástica é ótima para todas as pessoas

Na dúvida se determinado tipo de atividade física é para você, seja por causa do seu peso ou qualquer outra limitação, a hidroginástica é a escolha certa. Ela pode ser praticada por crianças, jovens, adultos, gestantes, idosos e pessoas com necessidades especiais. Não há restrição nesse sentido.

Dicas para praticar hidroginástica

Agora que você já sabe que a hidroginástica emagrece e promove vários outros benefícios, para que você aproveite 100% das suas aulas, lembre-se de alguns pontos importantes antes de começar:

Publicidade
  • Consulte seu médico para fazer um check-up. Ele irá verificar sua condição física para determinar qual a intensidade que poderá suportar no início. Também fará exames físicos para verificar se você tem algum tipo de problema contagioso pela água, como conjuntivite ou micose;
  • Se você tem sensibilidade ou alergia a produtos químicos, lembre-se de perguntar ao responsável pela piscina quais são os produtos utilizados para manter a higienização da água. É importante saber disso para evitar que logo no primeiro dia você já saia da água com os efeitos da reação alérgica;
  • Enquanto estiver na água, lembre-se de manter o abdômen contraído. Essa dica vai ajudar a manter o equilíbrio e ter melhor resultados dos exercícios que exigem precisão de movimentos;
  • Quando estiver fazendo exercícios sem mover a parte inferior do corpo, fique sempre com os pés totalmente apoiados no chão, e não só as pontas;
  • Entre a troca de um exercício e outro, faça um leve aquecimento de um minuto simulando uma corrida, devagar. Vai ajudar a começar o próximo exercício com melhor desempenho.
  • Tenha uma garrafinha de água na beira da piscina para beber de vez em quando. Mesmo dentro da água o seu corpo vai precisar de hidratação constante;
  • Se estiver se sentindo muito cansado, pegue dois “espaguetes” e apoie um debaixo dos joelhos e outro na nuca para conseguir boiar por alguns minutos.

Por fim, não se preocupe: você não precisa ir para a aula de hidro com biquíni, sunga ou maiô. Mas existem roupas próprias para essa prática que você encontra em lojas de esportes. Também não é bom ir com roupas comuns, como camisetas e bermudas, pois eles podem atrapalhar na hora dos exercícios.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

PODE GOSTAR TAMBÉM