hambúrguer de grão-de-bico
Crédito: Pixabay
em

Receitas de hambúrguer de grão-de-bico

Deliciosas opções para comer hambúrguer e não sentir falta da carne

O hambúrguer de grão-de-bico é uma das opções preferidas dos vegetarianos e veganos que procuram ter uma alimentação saudável, variada e deliciosa, sem abrir mão dos pratos preferidos. Se você está em busca de receitas diferentes para experimentar, vai gostar dessas sugestões.

Como fazer hambúrguer de grão-de-bico: 10 opções

Além do grão-de-bico, que é uma ótima fonte de proteína vegetal e oferece uma consistência parecida com a de hambúrguer de carne, essas receitas também levam outros ingredientes saudáveis e veganos, inclusive muitos temperos para você comprovar que o cardápio sem carne é cheio de sabor e vale a pena experimentar.

1. Com aveia

hambúrguer de grão-de-bico e aveia
Crédito: Tudo Gostoso

A aveia é geralmente usada nas receitas de hambúrguer vegano porque é muito saudável, fácil de incorporar e oferece boa consistência, deixando o resultado ainda melhor. Para dar bastante sabor ao prato, os temperos sugeridos nessa receita são cúrcuma, cebola, sal, coentro, cebolinha, salsinha e pimentas.

2. Quinoa e grão-de-bico

hambúrguer de grão-de-bico e quinoa
Crédito: Sweet my Kitchen

Assim como o grão-de-bico, a quinoa também oferece uma boa quantidade de proteínas para que o seu hambúrguer seja capaz de substituir a carne nas refeições. A quinoa é considerada um superalimento, pois além das proteínas oferece diversos outros nutrientes importantes para o organismo, além de deixar essa receita ainda mais saborosa.

3. Com espinafre

hambúrguer de grão-de-bico e espinafre
Crédito: Receitas, Lanches e Hambúguer

Esse hambúrguer fica verdinho e ainda mais apetitoso por causa do espinafre, que é uma folha bem macia, com sabor delicioso e rico valor nutricional. Se não gosta de comer puro, certamente vai gostar de incluir nessa receita.

4. Grão-de-bico, cenoura e coentro

hambúrguer de grão-de-bico e coentro
Crédito: A Cozinha Verde

Se você aprecia o sabor do coentro como tempero na comida, vai adorar essa receita aromática, saborosa e com uma consistência maravilhosa. A receita leva o grão, cenoura, cebola, alho, coentro, sal, pimenta, pimentão doce, linhaça moída e pão ralado.

5. Com molho especial de tahine

hambúrguer de grão-de-bico e tahine
Crédito: Fru Fruta

O tahine é uma pasta à base de gergelim, também muito comum no cardápio de quem leva um estilo de vida saudável, mesmo que não seja vegetariano. É legal ter opções saudáveis de molhos para colocar sobre o hambúrguer e deixar o prato com um sabor ainda mais especial, como nessa receita.

6. Abóbora com grão-de-bico

hambúrguer de grão-de-bico e abóbora
Crédito: Projeto Fafa

Tanto a consistência, quanto a cor e o sabor da abóbora enriquecem essa receita de hambúrguer. Para fazer em casa vai precisar, além da abóbora e do grão-de-bico, de cebola, alho, aveia em flocos, cominho, coentro, canela, cheiro-verde e sal. Se quiser, pode adicionar um pouco de tahine também.

7. Hambúrguer com chia

hambúrguer de grão-de-bico e chia
Crédito: Dalton Rangel

As sementes de chia, depois de hidratadas, são muito utilizados como “ovos” veganos, pois eles formam uma gelatina parecida com as claras, então sempre pode aproveitar essa função da chia, além de tirar proveito das suas diversas propriedades nutricionais essenciais para a manutenção da saúde. Nessa receita as sementes são usadas desidratadas e misturadas à massa para contribuir com a consistência e como fonte de proteína.

8. Grão-de-bico e linhaça

hambúrguer de grão-de-bico e linhaça
Crédito: Quintal de Mãe

Assim como a chia, a linhaça tem uma utilidade semelhante e não pode faltar na cozinha de quem leva um estilo de vida saudável. Para fazer essa receita, vai precisar do grão-de-bico, da linhaça e também de cenoura, cebola, alho, farinha de arroz integral, azeite, sal, salsinha, cominho, orégano e pimenta.

9. Hambúrguer de tofu

hambúrguer de grão-de-bico e tofu
Crédito: Luciana Novaes

Se você ainda tem receio de experimentar tofu por causa da aparência dessa pasta de soja, precisa descobrir as receitas certas para experimentar e saber que o grande segredo está em deixar o tofu por muitas horas marinando em um molho com os seus temperos preferidos. Quanto mais tempo ficar na marinada, mais sabor o tofu vai ter.

10. De batata-doce

hambúrguer de grão-de-bico e batata
Crédito: O Meu Abacate

Com a batata-doce também é possível ter um hambúrguer com ótima consistência. Além do mais, o sabor da batata deixa o prato muito mais gostoso. Para temperar, a sugestão é usar açafrão, pimenta, sal, páprica, cominho, coentro, alho e cebola. Essa receita inda leva um creme de abacate por cima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

fantasias de carnaval para amigas

Ideias de fantasias de carnaval para amigas

10 receitas de cocada variadas para fazer