em

AmeiAmei

Gengibre no cabelo: benefícios e como usar para estimular os fios

Se você tem gengibre em casa para dar sabor à comida e tratar da gripe, saiba que ele pode ser ainda mais útil

gengibre no cabelo
Crédito: Freepik

Se começar a pesquisar, você vai encontrar uma infinidade de receitas caseiras para fazer o cabelo ficar mais saudável e crescer mais rápido. Algumas funcionam e outras não. Uma dessas receitas é com gengibre, muito utilizado para dar um sabor especial aos alimentos e também como remédio caseiro para inflamações e infecções. Mas será que usar gengibre no cabelo funciona? Saiba agora.

Veja também: receitas de suco com gengibre para acelerar o metabolismo

Benefícios do gengibre para o cabelo

Nem todos os alimentos que funcionam para tratar uma parte do corpo, funcionam para outra parte. Isso quer dizer que nem sempre um chá para dor de barriga vai melhorar a pele do seu rosto. Mas no caso do gengibre é diferente, pois ele é bom para muitas coisas, inclusive para o cabelo.

Gengibre no cabelo estimula o crescimento

O gengibre é composto, dentre outras coisas, por magnésio, potássio, fósforo e muitas vitaminas que são importantes para a composição de fios de cabelo mais saudáveis e fortes. Então ele pode ser adicionado em um plano alimentar saudável para reforçar a dose de vitaminas que precisam chegar ao cabelo depois de já terem satisfeito as necessidades de outras partes mais importantes do corpo.

Ação antimicrobiana

gengibre no cabelo quais os benefícios
Crédito: Freepik

O gengibre é usado para tratar infecções e inflamações pelo corpo porque ele tem atividade microbiana em sua composição. Quer dizer que ele ajuda a matar micro-organismos nocivos. Sendo assim, ele é um bom aliado no tratamento da caspa e outros problemas capilares causados por fungos ou bactérias.

Hidratante natural

Até mesmo com a hidratação do cabelo o gengibre pode contribuir. Pessoas que têm um couro cabeludo muito ressecado, tendem a ter mais problemas de infecção e inflamação nessa parte do corpo.

Usar o gengibre vai ajudar a tratar esses problemas, melhorando também a hidratação. Não esqueça que para ter um melhor efeito deve evitar expor o cabelo a altas temperaturas sem proteção. Use um protetor térmico sempre antes do secador ou da chapinha.

Como usar?

Para usar gengibre no cabelo você irá fazer uma máscara bem simples usando apenas gengibre fresco ralado e azeite de oliva ou outro óleo vegetal que goste, como óleo de coco. Misture 1 colher de sopa de cada ingrediente e aplique no cabelo úmido. Faça uma massagem com as pontas dos dedos em todo o couro cabeludo enquanto aplica a máscara.

Deixe a máscara agir por 15 a 20 minutos. Se sentir a cabeça um pouquinho mais quente, é normal. Passado o tempo, lave o cabelo com água morna ou fria e passe seu xampu e condicionador de costume, que seja para o seu tipo de cabelo.

Repita o procedimento dia sim e dia não. Se você tem algum problema capilar ou cabelos muito oleosos, o ideal é falar com o seu dermatologista ou tricologista antes de começar a fazer esse tratamento para garantir que não terá problemas.

Veja como preparar e usar tônico de gengibre no cabelo:

6 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

casa em ordem

16 dicas práticas e fáceis para manter a casa em ordem, sempre!

anti-histamínicos naturais

7 anti-histamínicos naturais para aliviar e prevenir as alergias