em

8 Frutas ricas em proteínas

Não são apenas os alimentos de origem animal que fornecem proteínas. Veja essa lista de frutas e adicione no cardápio
frutas ricas em proteínas
Crédito: Pixabay

Quando se fala em proteína, é muito comum pensar em carnes, ovos, leite e derivados, pois os alimentos de origem animal são ricos em proteína e ainda fazem parte dos hábitos alimentares da maioria das pessoas. Porém, existem muitas frutas ricas em proteínas que você pode adicionar ao seu cardápio para ter uma alimentação mais saudável.

Veja quais são e, de preferência, consulte um nutricionista para que as suas escolhas alimentares sejam equilibradas, conforme as necessidades do seu organismo.

Quais são as frutas ricas em proteínas

As proteínas são macronutrientes, assim como os lipídios e os carboidratos, pois são os três tipos de nutrientes que o corpo necessita todos os dias e em maior quantidade. Mas ao comer as frutas ricas em proteínas, você também vai adicionar muito mais micronutrientes à sua alimentação, como as vitaminas e os minerais.

1. Frutas secas

frutas ricas em proteínas tipo passas
Crédito: Pixabay

As frutas secas são aquelas que passam por um processo de desidratação para aumentar a validade e também para preservar os nutrientes. Ao ser desidratada, a fruta demora muito mais para sofrer com a deterioração natural. Alguns exemplos de frutas ricas em proteínas em sua forma desidratada são o damasco, a ameixa e a uva. Elas contêm entre 2,3 e 3,85 gramas de proteínas em 100 gramas de cada fruta.

2. Goiaba

Em uma quantidade de 100 gramas de goiaba você consome em média 2,6 gramas de proteínas. Além disso, essa fruta contém licopeno, um antioxidante importante para atuar no combate aos radicais livres e proteger as células contra os efeitos da oxidação.

3. Laranja

A laranja é uma fruta que muita gente gosta, com sua mistura de sabor ácido e doce e uma diversidade de tipos para escolher. Rende deliciosos sucos, ricos em vitamina C, que é essencial para fortalecer o sistema imune, rica também em fibras para melhorar o trânsito intestinal, e com cerca de 1,9 grama de proteínas em 100 gramas de fruta.

4. Abacate

frutas ricas em proteínas tipo abacate
Crédito: Pixabay

Quem costuma comer abacate algumas vezes por semana, geralmente escolhe a fruta porque ela é rica em ácidos graxos, que são gorduras saudáveis necessárias para a saúde, todos os dias. Mas essa fruta tão versátil, que serve para refeições doces e salgadas, também fornece 2 gramas de proteínas a cada 100 gramas de fruta.

5. Jabuticaba

Uma frutinha pequena, de casca firme roxa e polpa mole e branca, a jabuticaba também é uma das frutas ricas em proteínas que pode começar a consumir mais, sempre que tiver a oportunidade. A quantidade é de 1,4 grama de proteína para 100 gramas de jabuticaba. Além desse macronutriente, a jabuticaba também é uma ótima fonte de fibras e de vitamina C.

6. Jaca

A jaca está sendo cada vez mais utilizada para novas receitas, em especial dentro da dieta vegetariana ao ser usada até mesmo para fazer hambúrguer sem carne. Então, não é só na textura que essa fruta lembra a carne, mas também na oferta de proteínas para o organismo, que equivale a 1,7 grama para 100 gramas de jaca. Além desse nutriente também encontrar bastante potássio e vitamina C nessa fruta, além de outros minerais e vitaminas em menor quantidade.

7. Banana

frutas ricas em proteínas tipo banana
Crédito: Pixabay

Famosa por prevenir as cãibras do atletas, a banana não contém apenas 10% da necessidade diária de potássio que uma pessoa precisa. Também fornece 1,1 grama de proteínas a cada 100 gramas de fruta, além de fibras que ajudam a regular o intestino e melhorar a digestão.

8. Pêssego

Por fim, o pêssego, fruta suculenta e riquíssima em fibras, também é outra fonte de proteínas que vale a pena incluir no cardápio. São 0,9 grama desse nutriente em 100 gramas da fruta, além de fornecer betacaroteno, ajudando a proteger a pele, a visão e a fortalecer o sistema imunológico para manter o corpo longe de doenças.

Agora que já sabe quais são as frutas ricas em proteínas, veja formas de preparar salada de frutas e experimente fazer uma delas em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
frutas ricas em ferro
14 Frutas ricas em ferro
sonhar com menstruação
O que significa sonhar com menstruação