em

Quais são e benefícios das frutas cítricas para a saúde

Inclua as frutas cítricas no seu dia a dia e melhore sua saúde em todos os sentidos.
frutas cítricas
Crédito: Pixabay

As frutas cítricas são aquelas ricas no composto ácido cítrico, que faz com que elas sejam mais ácidas do que as demais. Elas também contêm uma boa quantidade de vitamina C, de potássio e de fibras. Veja quais são as frutas cítricas mais populares, seus benefícios à saúde e outras informações importantes para consumir.

5 Frutas cítricas e seus benefícios

Se você costuma ingerir frutas no dia a dia, com certeza as frutas cítricas fazem parte do seu cardápio. Isso porque são muitas as variedades e elas possuem benefícios em comum, relacionados aos componentes principais. Porém, você vai ver a seguir quais sãos os benefícios de cinco frutas cítricas muito consumidas e que pode usar em muitas receitas no dia a dia.

1. Limão

O limão é uma fruta cítrica que não é doce, então é ótima opção para quem precisa controlar o açúcar no sangue. Mesmo sendo ácido, ao ser digerido ele se torna alcalino, ajudando a equilibrar o pH do sangue.

O limão pode ser usado para diversos pratos, doces e salgados, além de ser complemento para muitas bebidas. Ele é ótimo para fortalecer a imunidade, é antioxidante, desintoxicante, diurético, anti-inflamatório e ajuda no tratamento da anemia.

2. Morango

Diferente do limão, o morango oferece um sabor adocicado junto com o cítrico, mas pode igualmente ser utilizado em receitas doces e salgadas. Ele é pobre em calorias, o que é ótimo para incluir na dieta. Ajuda a manter a pele mais bonita e saudável, a renovar as células e a deixar o organismo mais forte.

O morango contém ainda zeaxantina, um componente que protege a saúde dos olhos, além de cálcio para proteger ossos e dentes.

3. Kiwi

Verdinho, ácido e adocicado, o kiwi é bem suculento. Por causa da bonita aparência do seu interior, é muito usado para decorar todos os tipos de pratos. Essa fruta contém uma boa dose de vitamina C, porém é ainda mais rica em potássio. Por causa do nutriente magnésio, o kiwi é bom para os músculos e ossos, além de ser recomendado para a recomposição do organismo após atividade física.

4. Tangerina

A tangerina, fruta cítrica do inverno, é deliciosa. Algumas são tão doces que nem parecem ácidas. Ela é muito rica em potássio, que é um mineral essencial para o bom funcionamento das células, dos nervos e dos músculos, ou seja, necessário consumir. Além disso, a tangerina faz bem para a saúde da pele, dos cabelos, ajuda a emagrecer, deixa o dentes mais saudáveis e protege o coração.

5. Abacaxi

Além da vitamina C que está fortemente presente em todas as frutas ácidas, o abacaxi também contém vitamina A, que é ótima para a saúde ocular. Sua dose de vitamina B1 ajuda a quebrar os carboidratos e transformá-los em energia.

Ele é muito suculento, sendo perfeito para sucos e sobremesas, e também muito rico em fibras essenciais para o funcionamento do intestino. Também fornece ferro, magnésio, cobre, manganês, mais minerais com funções essenciais em cada parte do corpo.

Frutas cítricas ajudam a emagrecer?

frutas cítricas para emagrecer
Crédito: Pixabay

É possível dizer que as frutas cítricas ajudam a emagrecer por alguns motivos. O fato de conterem muitas fibras e serem suculentas é bom para o sistema gastrointestinal, que precisa estar trabalhando a todo vapor para promover o emagrecimento.

Além disso, a vitamina C é essencial para fortalecer o sistema imunológico. Somente quando o corpo está saudável e protegido é que o emagrecimento acontece e perdura.

Claro, não basta apenas começar a comer várias frutas ácidas. Elas precisam ser ingeridas na quantidade adequada para cada organismo e dentro de uma dieta balanceada. A melhor forma de saber quanto desse grupo de fruta você pode comer por dia é com a orientação de um nutricionista.

Cuidados a ter ao consumir

Por serem ácidas, as frutas cítricas precisam ser consumidas com cuidado por quem tem o estômago sensível. Pessoas que sofrem de refluxo, gastrite ou úlcera estomacal, por exemplo, devem preferir as frutas semiácidas e as doces.

Isso porque embora o ácido das frutas não seja mais forte do que o ácido natural do estômago, já é o suficiente para piorar a dor da inflamação. Se esse for o seu caso, veja uma lista das frutas não cítricas que pode comer sem medo de afetar o problema estomacal.

Frutas não cítricas

quais são as frutas doces
Crédito: Pixabay

As frutas que não são cítricas são chamadas de frutas doces. Elas são mais suaves para o estômago, mas é preciso consumi-las com cuidado caso tenha problemas com o excesso de açúcar no sangue. Algumas delas são:

Dica de receita com fruta cítrica

Faça uma sobremesa de abacaxi bem diferente para servir aos seus convidados. Aprenda no vídeo abaixo a fazer um abacaxi grelhado com sorvete:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
benefícios da goji berry
Conheça todos os benefícios da goji berry
Como acabar com o mau hálito definitivamente