em

Folha de goiaba para o cabelo: benefícios e como usar

Além de servir como um bom chá para tratar problemas de saúde, a folha de goiabeira ajuda o cabelo a crescer saudável
folha de goiaba para o cabelo
Crédito: Pixabay

As receitas caseiras e naturais são muito apreciadas para tratar da pele e do cabelo. São mais baratas e não contêm aditivos químicos, deixando o cabelo mais protegido e saudável. Uma dessas receitas é a folha de goiaba para o cabelo. Veja como funciona e como fazer em casa.

Veja também: como usar gengibre no cabelo

Aqui você encontra:

Benefícios da folha de goiaba para o cabelo

A folha de goiaba pode ser usada para várias finalidades quando o assunto é saúde. Ela é antidiarreica, ajuda a equilibrar o colesterol, regular o açúcar no sangue, é analgésica e também faz bem para o cabelo.

1. Reduz a queda de cabelo

Ninguém gosta de ver que os fios de cabelo estão caindo em grande quantidade. O normal é perder cerca de 120 fios por dia que serão substituídos por outros novos. A folha de goiaba para o cabelo ajuda a estimular os folículos pilosos a produzirem novos fios, prolongando o ciclo de crescimento.

2. Previne excesso de oleosidade e caspa

Os antioxidantes da folha de goiaba ajudam na manutenção do couro cabeludo, atuando na renovação celular e limpeza. Assim, fica mais fácil de os poros absorverem outros tratamentos que quiser aplicar e limpa na medida certa, removendo a oleosidade e evitando que o couro cabeludo produza ainda mais sebo, o que também é bom para prevenir a caspa.

3. Fios mais macios e com brilho

receitas com folha de goiaba para o cabelo
Crédito: Pixabay

Esse é um efeito que ocorre por tratar da oleosidade e fazer uma boa limpeza no couro cabeludo. Com células renovadas e poros limpos, os fios irão ficar bem nutridos, resultando em um cabelo mais macio e com brilho.

Como usar folha de goiaba para o cabelo

Uma das formas de usar a folha de goiaba para o cabelo é como uma máscara hidratante que vai deixar os fios mais macios, com bom caimento e brilho.

Passo 1: preparar os ingredientes

Nessa receita, além de 5 folhas de goiaba, também vai misturar a polpa de uma goiaba e misturar muito bem, pode ser no mixer ou no liquidificador, até que vire um creme homogêneo.

Passo 2: lavar o cabelo

Com a máscara pronta, lave o cabelo com xampu e escorra o excesso de água. Lembre-se de usar água morna ou fria para evitar o ressecamento dos fios.

Passo 3: aplicar a máscara

Com o cabelo limpo e úmido, vá aplicando a máscara da raiz até as pontas. Para ficar mais fácil, comece separado o cabelo por mechas. Quando terminar, faça um coque e prenda ou use uma touca térmica. Deixe agindo por pelo menos meia hora, mas pode deixar um pouco mais, caso tenha tempo para esperar.

Passo 4: lavar o cabelo e finalizar

Passado o tempo de espera, enxague bem o cabelo, removendo toda a máscara de goiaba. Passe seu xampu e condicionador, depois finalize com os cremes de costume. Evite usar secador ou chapinha logo depois, evitando a exposição dos fios aos calor.

Como fazer tônico de folha de goiaba

O tônico de folha de goiaba para o cabelo é recomendado para combater a queda e estimular o crescimento de novos fios. Para fazê-lo só vai precisar de água e folhas de goiaba, como um chá. Coloque 1 litro de água junto com um punhado de folhas de goiaba em uma panela e deixe fervendo por 20 minutos. Desligue e espere esfriar.

Em seguida, aplique o tônico no couro cabeludo seco. Pode lavar no dia anterior para que não esteja tão sujo. Aplique e vá massageando todo o couro cabeludo para ativar a circulação sanguínea. Pode deixar por pelo menos 1 hora no cabelo. Depois lave com xampu e condicionador e finalize sem secar.

geleia de goiaba
Receitas de geleia de goiaba para o lanche da tarde
tônico capilar caseiro
Como fazer tônico capilar caseiro – 5 receitas simples e fáceis