em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho

10 Mitos e verdades sobre a caspa que você não sabia!

Confira quais são os tabus e quais são os fatos reais acerca desse problema muito comum
mitos e verdades sobre a caspa
Crédito: Freepik

Você deve conhecer alguém ou até mesmo ter caspa, já que ela é tão comum em diversas pessoas. Acontece que por desconhecimento, as pessoas julgam quem tem caspa e associam a pessoa que a possui a diversos tabus. Por isso, é necessário que se destrinche os mitos e verdades sobre a caspa, para que essas pessoas não se sintam mal em frente a tal julgamento.

Mitos sobre a caspa

São diversos os mitos e verdades sobre a caspa, que são espalhados sem nenhuma prudência aos quatro ventos. É preciso distinguir o que é mito e o que é fato acerca da caspa, até para que quem a possua não se sinta mal com alguns comentários. Essas informações também auxiliam a combate-la e preveni-la de modo apropriado.

1. É contagiosa

Não, a caspa não é um problema contagioso, pois ela é produzida por fatores internos ao corpo. Como taxa de sebo produzido naturalmente e até mesmo por herança genética. Isso derruba muitos mitos, como o que afirma que usar o mesmo pente que uma pessoa com caspa faz com que você a adquira. Não fará com que você “pegue” a caspa, pois não é uma doença contagiosa.

2. É falta de higiene

mitos e verdades sobre a caspa
Crédito: Dr. Mercola

Muitas pessoas associam a presença da caspa a falta de higiene, o que se trata de um mito. Pois ela é gerada por conta de fatores genéticos, taxa de sebo produzida pelo corpo e até mesmo o contágio por um fungo: o Malassezia globosa.

conheça as principais doenças do couro cabeludo e como trata-las

3. Lavar o cabelo demais

Lavar o cabelo todos os dias não provoca caspa. Inclusive o tratamento para combater essa inflamação é consiste em lavar a cabeça todos os dias, para retirar a pele que descamou. Isso faz com que o shampoo específico para o tratamento da dermatite seborreica consiga agir melhor. O único problema é esfregar o couro cabeludo com as unhas, pois irá machucar e descamar a região, o que pode gerar ou aumentar a incidência de caspa.

4. Usar chapéu e boné

Este é mais um dos mitos e verdades sobre a caspa que causam dúvidas! Mas, o uso desses acessórios não provoca caspa, pois eles não propiciam o aumento do sebo e nem o contágio do cabelo com o fungo.

Porém, eles colaboram com o aumento, se você possui alguma predisposição a tal problema. Isso se deve ao fato de que eles impedem que o couro cabeludo respire, aumentando a umidade e temperatura, além do acumulo de gordura.

Aprenda a controlar a oleosidade do couro cabeludo

5. Surge apenas no couro cabeludo

Esse é um mito bastante propagado, pois o local onde geralmente demonstra possuir mais caspa é na região da cabeça. Porém, a dermatite seborreica pode ser encontrada em regiões distintas do corpo, como: face, tórax, axila e até mesmo na virilha. Então, não se assuste se encontrar a famosa caspa em outra região qualquer do corpo.

Verdades sobre a caspa

O que achou sobre os mitos e verdades sobre a caspa apresentados na primeira parte deste texto? Assim como há diversas informações propagadas que são mentiras, também existem as verdades. Para saber mais também sobre fatos em relação a esse problema, confira-os abaixo em detalhes e conheça ainda mais sobre a dermatite seborreica.

1. Estresse causa caspa

mitos e verdades sobre a caspa
Crédito: IDN Times

Sim, o estresse pode ser um dos causadores indiretos da caspa, pois ele promove um desequilíbrio nos níveis hormonais da pessoa. Assim, o individuo começa a sofrer com a caspa por conta do aumento dos índices de oleosidade no corpo, principalmente na região do couro cabeludo.

Conheça quais são os sintomas de estresse no corpo e na mente

2. Passar condicionador próximo das raízes

Passar o condicionador próximo das raízes dos cabelos aumenta bastante a oleosidade da região, o que promove o surgimento da caspa. Porém, vale ressaltar que somente ocorre em indivíduos que já possuam uma tendência natural para esse problema.

3. Dormir de cabelo úmido causa caspa

Dormir de cabelo úmido ou amarrado pode piorar bastante o quadro de caspa ou até mesmo causa-la. Isso se deve ao acúmulo de umidade que propicia um habitat perfeito para o fungo causador da caspa.

4. É mais comum em homens

Você sabe se são mitos e verdades sobre a caspa? É verdade ser mais comum entre homens do que em mulheres, devido ao hormônio testosterona. A testosterona intensifica a ação das glândulas sebáceas, responsáveis por promover o aumento de oleosidade.

Dicas de como acabar com a caspa de vez

5. Banho quente aumenta a caspa

Sim, tomar banhos quentes pode agravar ou até mesmo gerar o quadro de caspa, se ela possuir essa tendência. Isso se deve ao fato de que a água quente também estimula as glândulas sebáceas, promovendo o aumento de oleosidade no couro cabeludo.

Já tinha ouvido falar anteriormente de algum desses mitos e verdades sobre a caspa? Comente abaixo e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
receitas de pipoca
Aprenda 10 receitas de pipoca deliciosas
Ladrão devolve exames de menina com doença rara
Ladrão devolve exames de menina com doença rara