flores medicinais
Crédito: Freepik
em

6 Flores medicinais para cultivar em casa e cuidar da saúde

Além de deixem seu jardim mais bonito, elas são um bom reforço para muitos tratamentos médicos

Ter flores no jardim só traz benefícios. Além de deixarem os ambientes mais bonitos e inspiradores, as flores atraem borboletas, beija-flores e abelhas, que são polinizadores importantes para a manutenção do meio ambiente.

Além disso, muitas flores são PANC, ou seja, Plantas Comestíveis Não Convencionais, enquanto outras são ótimas flores medicinais. Veja alguns exemplos para cultivar no seu jardim e tirar proveito nos cuidados com a saúde.

1. Calêndula

Crédito: Pixabay

A calêndula é uma flor cicatrizante, anti-inflamatória, calmante, analgésica, antifúngica e adstringente. Estimula o emagrecimento por acelerar o metabolismo, trata infecções vaginais leves e hemorroidas, alivia sintomas de artrite e rejuvenesce a pele.

Veja como usar a calêndula para cuidar da saúde

2. Equinácea

Crédito: I Love Flores

Essa planta é usada há muitos anos e até hoje faz parte das técnicas de fitoterapia. Ela atua no alívio de sintomas de gripe e resfriado, inclusive ajudando a enfraquecer o vírus, pois fortalece o sistema imunológico. É boa para infecções respiratórias e urinárias, tratamento de úlcera, abcesso e furúnculo.

Veja como usar a equinácea para cuidar da saúde

3. Rosa mosqueta

Crédito: Pixabay

Essa planta é rica em vitaminas A e C, e é bem fácil encontrar o óleo essencial feito das suas sementes para cuidar principalmente da pele. Ele ajuda a tratar queimaduras, favorece a cicatrização, ajuda a reduzir estrias, a tratar manchas e a hidratar.

Veja como usar o óleo de rosa mosqueta para cuidar da pele

4. Lavanda

Crédito: Pixabay

Essa é uma flor bastante conhecida, pois a sua essência é amplamente utilizada em produtos cosméticos, na fitoterapia e também em aromatizadores de ambientes. Ter lavanda ao redor de casa ajuda a espantar os insetos, e além disso essa planta tem mais de 150 componentes que beneficiam a saúde. A lavanda é analgésica, desintoxicante, sedativa, antifúngica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiespasmódica e muito mais.

Veja como usar o óleo de lavanda para cuidar da saúde

5. Dente-de-leão

Crédito: Pexels

Essa florzinha amarela é boa para desintoxicar o fígado, é diurética, ajuda a emagrecer, ajuda a tratar acne e a manter a pressão equilibrada. O dente-de-leão é rico em vitaminas A, B e C, tem magnésio, potássio e fibras.

Aprenda a usar dente-de-leão para cuidar da saúde

6. Camomila

Crédito: Opas

A camomila é uma das flores medicinais mais populares, especialmente para ser usada como chá calmante. Mas, o chá de camomila é bom para outras coisas, como para combater os radicais livres das células, combater certos tipos de bactérias, proteger os olhos, aliviar cólicas, tratar inflamações, aliviar inchaço, melhorar a saúde dos cabelos e combater desconforto estomacal.

Veja como fazer chá de camomila para cuidar da saúde

Casa segura e protegida

Casa segura e protegida: 8 cuidados para incluir na rotina

casas com alpendre

15 Casas com alpendre para quem gosta de sonhar