em

10 Receitas com feijão-de-corda

Receitas simples, típicas, leves, para entrada, prato principal e acompanhamento, tudo com feijão-de-corda

feijão-de-corda
Crédito: Wikimedia Commons

No Brasil são cultivados 14 tipos de feijão, alguns exportados e outros consumidos apenas no país, como o feijão carioca, que é o líder de produção e consumo. Mas além desse, outro que é muito apreciado é o feijão-de-corda. Talvez você o conheça por feijão fradinho, que é encontrado em duas cores, uma marrom-claro e outra bege-claro. Veja quantos pratos deliciosos pode fazer com essa leguminosa.

Como fazer feijão-de-corda: 10 receitas

O feijão-de-corda é muito versátil, pois ele rende tanto para fazer com caldo, quanto para receitas sem caldo, como acarajé, feijão tropeiro, farofa e saladas.

1. Bolinho para acarajé

bolinho de acarajé
Crédito: Ingredientes da Vez

Esse é o bolinho frito para servir o acarajé completo, com todos os acompanhamentos que se tem direito. A base do bolinho é o feijão-de-corda que precisa ficar algumas horas de molho antes do preparo da massa. Depois ele é misturado com cebola, alho e sal, bem simples e delicioso.

Como fazer: receita de bolinho para acarajé

2. Cozido simples

feijão-de-corda cozido simples
Crédito: Aqui na Cozinha

Se quiser fazer um feijão simples, com caldo, para servir com arroz e farinha no almoço, essa receita é ideal. Os temperos que leva são alho, cebola, pimentão verde, coentro, colorau e sal. Fica prático de fazer e saudável para comer, já que essa versão não tem carnes gordurosas.

Veja a receita: fazer feijão cozido

3. Farofa

farofa de feijão fradinho
Crédito: Tudo Gostoso

Essa farofa não é acompanhamento, e sim, prato principal. Ela é bem consistente, levando os ingredientes de uma verdadeira feijoada, mas com a farofa que deixa semelhante a um feijão tropeiro. Para dar sabor, leva calabresa, paio, bacon, linguiça defumada, tomate, pimentão, cebola, alho e cheiro-verde.

Para fazer: receita de farofa

4. Feijão tropeiro

feijão tropeiro-de-corda completo
Crédito: Tudo Gostoso

Para fazer o feijão tropeiro pode adicionar ainda mais ingredientes além dos que vão na farofa, da receita anterior. Capriche nas carnes defumadas, também pode adicionar carne seca dessalgada e desfiada, além de couve e banana frita.

Conheça: receita de feijão tropeiro

5. Salada com bacalhau

salada de feijão e bacalhau
Crédito: Panelinha

Gosta de bacalhau e quer preparar esse peixe de forma diferente? Faça uma salada para servir fria, vai ficar uma delícia. Essa receita leva o feijão fradinho cozido sem o caldo, bacalhau dessalgado e desfiado, cebola, tomate, azeite, suco de limão, salsinha, sal e pimenta.

Para fazer: receita de salada

6. Com azeite de dendê

feijão fradinho no dendê
Crédito: Aqui na Cozinha

Essa é uma receita com sabor de Bahia por causa do clássico azeite de dendê e também dos camarões, que nessa versão são moídos, então fica só aquele sabor no tempero. Os outros sabores são do coentro, alho, cebola e sal. Uma receita simples e deliciosa para servir como acompanhamento ou uma pequena porção como entrada.

Experimente: receita com azeite de dendê

7. Arrumadinho com carne moída e couve

arrumadinho com feijão de corda
Crédito: Home Chefs

Com ingredientes simples é possível oferecer uma apresentação diferenciada quando quiser fazer um almoço especial. Só precisa fazer os três ingredientes separados, cada um com o seu tempero, e depois juntá-los na hora da montagem. É o tipo de prato muito mais fácil do que parece, deixando seu almoço com aquele toque gourmet.

Teste: receita de arrumadinho

8. Feijão fradinho leve

feijão fradinho leve
Crédito: A Casa Encantada

Ao contrário da farofa ou do tropeiro, essa é uma receita bem leve para utilizar o feijão fradinho, como uma salada morna. Fica bem colorido, então é um prato legal para oferecer às crianças. Leva o feijão, milho de espiga, tomate, cebola, alho, salsão, queijo coalho, sal e salsinha.

Conheça: receita leve

9. Baião de dois sem carne

baião de dois sem carne
Crédito: A Casa Encantada

Assim como o acarajé, o baião de dois é uma receita bem típica do Nordeste e leva feijão-de-corda, então não poderia faltar nessa lista. É um prato aconchegante, com gostinho de comida de mãe, e vale a pena fazer para um almoço especial. Se você gosta de pratos ao estilo risoto, vai gostar dessa sugestão bem brasileira, mas adaptada para quem não come carne.

Aprenda: receita de baião de dois

10. Minestrone

minestrone com feijão-de-corda
Crédito: Menu Criativo

Há quem diga minestrone e quem chame de minestra, mas seja qual for o nome, esse prato mistura feijão e macarrão numa espécie de sopa. Também pode levar frango, como nessa receita, além das batatas e temperinhos. Se quiser um prato reforçado e com caldo para um dia atarefado, essa é a escolha ideal.

Para cozinhar: receita de minestrone

muffin de banana receitas

10 Receitas de muffin de banana para dar água na boca

deixar o feijão clarinho

Como deixar o feijão clarinho antes de cozinhar