em

10 Receitas com coentro

O coentro pode ser utilizado em diversos tipos de receitas salgadas, desde um molho simples até pratos completos
receitas com coentro
Crédito: Pexels

O coentro é um dos temperos verdes mais usados no preparo de pratos salgados, junto com a salsinha, a cebolinha, a alfavaca e o manjericão. Essa planta tem um sabor forte que alguns adoram e outros sequer podem sentir o cheiro. Então, se você faz parte do grupo das pessoas que aprecia a planta, veja essas ideias de receitas com coentro para experimentar.

Veja também: Receitas com frango para todas as ocasiões

Aqui você encontra:

Receitas com coentro

Muitas das receitas com coentro chegaram ao Brasil no Período Colonial, pois esse tempero é nativo da Europa e da Ásia, então ele é amplamente utilizado na cozinha europeia e seu uso também já foi muito adaptado para a cozinha brasileira, que é uma mistura de culturas culinárias de várias partes do mundo. O fato é que ele deixa os pratos mais aromáticos e saborosos, quando combinado com os ingredientes certos, como vai ver nas sugestões a seguir.

1. Molho de coentro para salada

receitas com coentro molho para salada
Crédito: Tudo Receitas

Se você quiser começar a experimentar o coentro de leve, sem misturá-lo na sua receita inteira, pode fazer um molho para colocar sobre a sua salada crua ou sobre os vegetais refogados e experimentar pouco a pouco. Esse molho é feito com iogurte natural, suco de limão, coentros, azeite de oliva, pasta de alho, vinagre branco, sal e pimenta.

2. Pesto de coentro com cenoura

receitas com coentro pesto de cenoura
Crédito: Veganana

Existem inúmeras receitas de molho pesto além da versão tradicional que é feita à base de manjericão. Essa, por exemplo, leva coentros, cenouras, azeite de oliva, pistaches, alho, suco de limão, sal e pimenta. É um molho para todos os gostos, inclusive para veganos, muito fácil de fazer e que combina com diversos pratos.

3. Salada com frango, abacate, pimenta e coentro

receitas com coentro salada de abacate
Crédito: Cozinha Dalbo

Depois de experimentar colocar molho de coentro nas saladas e gostar, vai querer incluir essas folhinhas na própria salada para apreciar ainda mais o sabor. Essa receita tem sabores e texturas bem variados, pois leva frango desfiado, abacate, alface, limão, pimenta vermelha em pedaços, coentros e mais os temperos a gosto que já costuma utilizar.

4. Salada de pepino, cebola roxa e coentro

receitas com coentro salada de pepino
Crédito: Laylita

Nessa receita, o pepino deixa a salada bem refrescante, mas ao mesmo tempo o leve picante da cebola roxa faz com contraste delicioso. O coentro complementa com seu sabor único e ainda tem o toque especial do suco de limão, do azeite e do sal. Saladinha perfeita para acompanhar um risoto.

5. Salada de grão-de-bico com coentro

receitas com coentro salada de grão
Crédito: Receitas e Menus

Se você não gostar muito de pepino, mas gostar de grão-de-bico bem macio, pode também experimentar essa versão de salada que também é feita com coentro, cebola roxa, azeite e sal, mas leva vinagre no lugar do limão e também tem a sugestão do alho e da pimenta para complementar, caso prefira um sabor mais picante na sua salada.

6. Fritatta de batata-doce com coentro

receitas com coentro fritatta de batata
Crédito: Trem Bom

Esse é um prato para servir como um almoço rápido, que inclusive pode usar uma das saladas ou molhos anteriores de acompanhamento. A fritatta é um tipo de omelete feita com batata-doce, azeite de oliva, cebola, ovos e cebolinha. Depois é feito um molho com coentros, tomates, cebolinhas, suco de limão, azeite de oliva, óleo de gergelim, molho de pimenta, sal e um pouco de açúcar para quebrar a acidez.

7. Hambúrguer vegano de cenoura com coentro

receitas com coentro hamburguer vegano
Crédito: Veganana

Quer comer hambúrguer de um jeito diferente? Não precisa ser vegano para experimentar essa receita cheia de sabor. Para fazer, vai precisar de cenouras, coentros, farinha de grão-de-bico, azeite, pimenta chilli em flocos, cominho, sal, pimenta e assafétida, que é uma planta medicinal também usada como tempero.

8. Sopa tailandesa com frango e especiarias

receitas com coentro sopa tailandesa
Crédito: Eu Como Sim

Essa sopa, só por ser tailandesa, já dá a deixa de quem tem um sabor forte. A receita é feita com caldo de frango caseiro, gengibre, peito de frango, citronela, suco e folhas de limão, alho, açúcar, molho nuoc-mâm, leite de coco, cogumelos, coentros e pimenta vermelha. Se quiser experimentar um sabor fora do comum, essa é a receita ideal.

9. Arroz com abobrinha e sementes de coentro

receitas com coentro arroz com abobrinha
Crédito: Panelaterapia

Você não precisa usar somente as folhas de coentro nas receitas. Também pode comprar as sementes que são vendidas em separado junto com todos os temperos de potinho no supermercado. Para esse arroz as sementes são ideais. Esse é um prato simples de acompanhamento, mas que ganha um toque especial para o seu almoço da semana ficar mais criativo.

10. Moqueca baiana com coentro e acaçá para acompanhar

receitas com coentro moqueca com arroz
Crédito: Cozinha da Matilde

Para finalizar, uma receita baiana especial e completa que você pode fazer para receber seus convidados no fim de semana. A receita é composta pela moqueca tradicional baiana, o acacá de arroz e a farofa de dendê. O coentro vai na moqueca, na parte de finalização, para agregar um sabor mais acentuado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
chá de coentro
Chá de coentro: benefícios e como fazer
controlar a ansiedade
Como controlar a ansiedade: 12 dicas