em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo TristeTriste

Farinha de limão: benefícios e como fazer

Saiba como fazer esse componente nutritivo em sua casa e saiba como ele pode atuar em seu organismo

beneficios da farinha de limao
Crédito: Freepik

Muitas pessoas não possui tempo suficiente para ter uma alimentação balanceada, o que faz com que saiam da linha e comam enlatados e processados. Assim, é importante que se tenham opções saudáveis e práticas de consumo, como a farinha de limão, que é fácil de ser preparada, versátil e possui muitos benefícios.

Benefícios da farinha de limão

A farinha de limão é preparada a partir da trituração da casca de limão. Você sabia que a casca dessa fruta possui maior teor de nutrientes do que a própria polpa? Desse modo, essa farinha é rica em vitamina A, C, fibras e ácido fólico e provê diversos benefícios ao organismo.

1. Faz bem para o coração

A casca de limão é rica em fibras solúveis e potássio, nutrientes maravilhosos para a saúde cardiovascular. As fibras atuam no controle do colesterol e diminuem o índice de colesterol ruim (LDL), enquanto aumentam a proporção do bom (HDL). Já o potássio atua diretamente no controle da pressão arterial, de modo a prevenir a hipertensão.

2. Rejuvenesce a pele

A farinha de limão possui ácido cítrico que estimula a renovação celular e a limpeza da pele, já as fibras colaboram para a remoção de toxinas que geram acne. Esse ingrediente também é rico em vitamina C, que possui um papel antioxidante importante e contribui diretamente para a síntese do colágeno, essencial para dar firmeza à pele.

3. Previne a degeneração macular

Essa farinha auxilia na prevenção da degeneração macular e retarda o avanço progressivo e inevitável da catarata. Isso se deve ao fato de que ela é rica em vitamina A, que possui um papel antioxidante e age diretamente nas células da região, combatendo agentes externos responsáveis pelo estresse oxidativo.

4. Fortalece os ossos

A casca do limão possui cálcio e potássio que são minerais essenciais para aumentar a densidade óssea e, desse modo, fortalecer os ossos e os deixar menos propensos a lesões e doenças. A osteoporose, por exemplo, é uma doença que atinge os ossos e provoca a diminuição da densidade óssea, e esses minerais ajudam a preveni-la.

5. Previne prisão de ventre

A farinha de limão possui um alto teor de fibras, sendo um poderoso elemento de combate e prevenção à constipação. Esse nutriente auxilia no balanceamento dos movimentos peristálticos, o que contribui para eliminar as fezes.

6. Fortalece a imunidade

A casca de limão tem diversos compostos antioxidantes, como a vitamina C. Desse modo, ela atua no fortalecimento da imunidade contra agentes externos que possam prejudicar a saúde do organismo.

Veja também: melhores alimentos para aumentar a imunidade

7. Emagrece

Esse tipo de farinha auxilia no emagrecimento, pois possui propriedades termogênicas que aceleram o metabolismo e queimam a gordura localizada. Além disso, o seu alto teor de fibras contribui para gerar saciedade, o que diminui a vontade de comer alimentos calóricos em horários impróprios.

Como fazer em casa

Para usufruir de todos os benefícios proporcionados pela farinha de limão, saiba como prepará-la em casa. Essa receita é base para que você a use em outros pratos, como acompanhamento do seu jantar, almoço, ou até café da manhã.

Ingrediente:
Limão:
10 unidades.

Modo de preparo:

  1. Corte os limões e esprema o suco, de modo a fazer uma limonada;
  2. Lave o limão espremido com água e tire os vestígios de suco. Use um escorredor para ajudar nessa tarefa;
  3. Triture as cascas secas com ajuda de um processador;
  4. Leve as cascas trituradas ao forno, a uma temperatura baixa. Vá mexendo para que as cascas não queimem;
  5. Quando as cascas estiverem desidratadas retire do forno e deixe esfriar;
  6. Triture no processador até obter uma farinha;
  7. Passe em uma peneira e guarde em um vidro com tampa;
  8. Conserve na geladeira.

Receita com farinha de limão

Essa é uma receita de suco verde que explora bastante os benefícios gerados pelas fibras, já que possui maçã e couve, além da própria farinha de limão. Esse suco é rico em vitamina A, C e diversos nutrientes. Confira abaixo como prepará-lo em casa:

Ingredientes:

Maçã: 2 unidades;
Couve: 2 folhas;
Farinha de limão: 1 colher (sopa);
Mel: 1 colher (chá);
Limão: suco de 1 unidade.

Modo de preparo:

  1. Remova as sementes da maçã e lave bem a couve;
  2. Coloque todos os componentes no liquidificador, exceto o mel, e bata;
  3. Adoce com o mel;
  4. Sirva.

Conhecia a farinha de limão? Compartilhe!

19 Comments

Leave a Reply
  1. Gostei MUITO desta dica! Só que eu tenho muitas coisas na cabeça p/ resolver e não tenho tempo p/ copiar.Não teria um jeito de vcs darem a opção Imprimir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

5 Receitas de sopa laxante eficazes

Receitas de brigadeiro diet