esfoliante para o rosto como fazer
Crédito: Freepik
em

TristeTriste

Como usar esfoliante para o rosto em cada tipo de pele

Esfoliar a pele é um ótimo tratamento de limpeza e renovação, mas precisa conhecer os cuidados a ter

Os tratamentos com esfoliante para o rosto têm a finalidade de promover a limpeza da camada superficial da pele. Nessa camada acumulam-se células mortas, poeira, poluição do ar e resquícios de maquiagens e cosméticos. Ao remover todos esses resíduos a pele fica mais limpa, estimula-se a produção de células sadias, de colágeno e a pele fica melhor preparada para absorver os próximos produtos que receber.

Veja também: como fazer limpeza de pele profunda

Como esfoliar o rosto

esfoliante para o rosto como aplicar
Crédito: Freepik

Antes de começar a usar esfoliante para o rosto é importante saber que a pele do rosto é mais sensível do que o restante do corpo. Então, tenha cuidado com os produtos que escolher, sempre optando por versões feitas para o seu tipo de pele e faça um teste em uma pequena área do rosto antes de aplicar em tudo para saber se terá alguma reação. Sabendo disso, veja como fazer a esfoliação para cada tipo de pele.

Pele oleosa

A pele oleosa necessita de maior atenção. Nesse tipo de pele, o processo deve seguir essas recomendações:

  • Esfoliar até duas vezes por semana;
  • Se notar que a pele está ficando mais sensível, reduzir para 1 vez por semana;
  • Se a pele oleosa tiver acne, pode escolher um esfoliante com ativos derivados das bactérias Lactobacillus lactis que são anti-inflamatórios;
  • O ácido salicílico do extrato de salgueiro branco é um ótimo ingrediente para conter no seu esfoliante comprado;
  • Use um hidratante para pele oleosa logo após a esfoliação.

Pele seca

Para quem tem a pele seca, é importante mantê-a hidratada, pois o excesso de ressecamento estimula à oleosidade. Faça a esfoliação lembrando-se dessas dicas:

  • Pode esfoliar 1 vez por semana;
  • É essencial hidratar a pele após a esfoliação.

Com pele sensível

A pele sensível pode ficar irritada com mais facilidade, então precisa ter muito cuidado com o tipo de esfoliante para que não seja tão agressivo.

  • Escolha um esfoliante com grânulos menores e mais homogêneos;
  • A esfoliação pode ser feita 1 vez por semana.

Pele normal e mista

Esses tipos de pele tendem a ser mais fáceis de cuidar, pois não sofrem com excessos, nem de ressecamento nem de oleosidade. Se for o seu caso, as dicas são as seguintes:

  • Faça esfoliação uma ou duas vezes por semana, conforme sentir necessidade;
  • Pode aplicar esfoliantes naturais ou sintéticos;
  • Se for comprar esfoliantes prontos, procure por opções com grânulos naturais, como sementes de damasco, arroz e salgueiro branco, ou sintéticos com quartzo, ácido salicílico ou ácido retinoico.

Como fazer esfoliante caseiro para o rosto

Se não quiser comprar um esfoliante pronto na farmácia você pode fazer receitas caseiras de esfoliante para o rosto. A ideia é usar ingredientes levemente granulados que cumpram com o papel da abrasão e misturados a algum ingrediente mais líquido ou cremoso para conseguir espalhar sem arranhar a pele. Como esfoliante pode usar açúcar, fubá, farinha de aveia e café, por exemplo. Veja algumas receitinhas.

Mel, aveia e açúcar

Essa é uma receitinha muito popular. O açúcar e a aveia fazem a esfoliação enquanto o mel serve para ajudar a espalhar e também para hidratar e nutrir a pele. A mistura é feita com 2 colheres de sopa de mel, 2 de açúcar e 1 de aveia em flocos finos.

Limão, fubá e óleo de amêndoas

Essa é uma boa receita para quem tem pele oleosa, mesmo contendo óleo. O fubá vai fazer a esfoliação, o óleo vai hidratar e o limão vai retirar o excesso de oleosidade, equilibrando o resultado. Para essa receita misture 1 colher de sopa de fubá fino, 1 de óleo essencial de amêndoas e 1 de suco de limão espremido na hora. Faça essa esfoliação à noite, pois se sair ao sol com resquícios de limão na pele poderá queimar e manchar.

Esfoliante de café

O café em pó cumpre o papel de esfoliante e também de antioxidante que vai ajudar na renovação das células. A receita é muito simples, só precisa misturar 1 colher de sopa de café em pó com 1 colher de sopa de água e aplicar.

Passo a passo para aplicar esfoliante para o rosto

esfoliante para o rosto de cada pele
Crédito: Freepik

Cada tipo de pele tem suas particularidades, mas o modo de aplicação do esfoliante, seja comprado ou receita caseira, é o mesmo para todos os casos. Siga esse passo a passo:

  1. Aplique o produto na pele úmida fazendo movimentos circulares bem suaves e espalhando bem o produto por todo o rosto e pescoço;
  2. Faça esses movimentos com suavidade, mas exercendo uma leve pressão, cuidando para não machucar. A esfoliação não pode causar desconforto;
  3. Quando terminar de esfoliar, pode remover o produto na hora ou deixar agir por uns 3 minutinhos. Remova com água da torneira e, se quiser, com um sabonete neutro ou para seu tipo de pele;
  4. Depois de enxaguar, seque o rosto com uma toalha limpa e dando batidinhas, sem esfregar;
  5. Por fim, aplique um hidratante para o seu tipo de pele. Se for sair ao sol, aplique por cima um protetor solar, quando o hidratante secar.

44 Comments

Leave a Reply
  1. eu vi a receita e gostei vou fazer e ate a qui não posso perguntar pelas receitas pois eu vi os videos e gostei.

  2. Vcs deveriam ter respeito com as pessoas cadê a receita? Já tentei entrar em vários poste de vcs e não consigo! ainda querem que compatilhamos pra outras pessoas! eu até tinha curtindo a página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

ovário policístico

Ovário policístico: conheça as causas, sintomas e tratamentos

benefícios do palmito

Benefícios do palmito: 4 motivos para consumi-lo