em

AmeiAmei

Erva doril: benefícios e como usar

Saiba como usufruir dos poderosos benefícios proporcionados por esse vegetal brasileiro

erva doril
Crédito: Freepik

A erva doril, chamada cientificamente de Achyranthes bettzickiana é uma planta medicinal originária da América do Sul. Ela era bastante utilizada pelos indígenas e possui fortes benefícios para o organismo.

Benefícios da erva doril

erva doril benefícios
Crédito: Plantas e Ervas Medicinais do Brasil

Essa erva é muito conhecida por seus nomes populares, dentre eles: anador, caaponga, melhoral, ervanço, perpétua, carrapichinho, sempre-viva, quebra-panela, acônito-do-mato, cabeça-branca, carrapichinho-do-mato, infalível e perpétua do Brasil.

Com tantos nomes, já deu para perceber o quanto ela é amplamente usada pelas pessoas no dia a dia. A dúvida que surge é: por que utilizam tanto essa erva? A resposta dessa pergunta você terá nos benefícios abaixo.

1. Melhora a digestão

Assim como outras ervas, como o boldo, a erva doril colabora para promover uma melhor digestão. Ela evita a queimação característica da azia, podendo ser uma solução natural contra esse problema incômodo.

Outro fator interessante é que ela combate a formação de gases que ocorre no intestino. Pode parecer bobagem, mas os gases são responsáveis por gerar dores muito intensas e combatê-los de forma natural e eficaz é uma questão de bem-estar.

2. Limpa o organismo

Em um cenário moderno no qual as rotinas estão tão corridas e a alimentação tão inadequada, acompanhada da ausência de exercícios físicos, é comum que o corpo acumule muitas toxinas. Com o tempo, o acúmulo dessas toxinas pode culminar na formação de doenças graves.

Portanto, é essencial que, além da mudança de hábitos, haja a desintoxicação do organismo. A boa notícia é que a erva doril é excelente para limpar o organismo, pois ela elimina as impurezas de dentro dele, expulsando-as para fora do corpo.

3. Ajuda a emagrecer

A erva doril auxilia diretamente no processo de emagrecimento. Ela age como um chá diurético no organismo, o que facilita o melhor fluxo de líquidos e reduz o inchaço causado pelo excedente de água retida no corpo.

Por facilitar o fluxo de líquidos, o corpo não precisa acumular água desnecessariamente. Assim, acaba-se com a sensação de inchaço provocada pela retenção de líquidos.

Porém, vale destacar que apenas o consumo dessa planta não é suficiente para que a pessoa emagreça. É importante que se mantenha uma dieta saudável e a prática frequente de exercícios físicos, além do controle do sódio e da glicose.

4. Combate enxaqueca

Outra propriedade muito importante desse chá é que ele combate a enxaqueca e as dores de cabeça como um todo. Assim, ele provoca alívio para a pessoa, pois ele possui importantes propriedades analgésicas em sua composição.

5. Limpa o rosto

A erva doril é um adstringente natural, o que faz com que ela tenha a capacidade de fechar os poros da região facial. Essa medida impede o acúmulo de oleosidade que gera a acne.

Como consumir

A erva doril deve ser consumida em infusão, para maiores aproveitamentos. Basicamente, isso significa que deve ser feito um chá dessa planta. É importante destacar que seu consumo não pode ser excessivo.

Portanto, deve bebê-lo de duas a três vezes por dia. Vale destacar que é importante que se consulte um médico antes do consumo dessa erva, para diagnosticar se há alguma contraindicação.

Como fazer chá de erva doril

Quer aproveitar os benefícios poderosos dessa planta de um modo bem simples? Então, confira agora como fazer em casa.

Ingredientes

Mel: quantidade a gosto;
Doril: 20 gramas de folhas;
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. As folhas de doril vão ao fogo com a água até ferver;
  2. Deixe ferver por três minutos e desligue;
  3. Aguarde mais 10 minutos, até que as folhas libertem suas propriedades na água.

Contraindicações e cuidados a ter

Embora seja poderosa, ela possui alguns cuidados a ter, assim como todo remédio natural ou artificial. Ela possui potencial abortivo, então não é recomendado o seu uso durante a gestação.

Também é necessário que haja cuidado no período de amamentação, sendo necessário consultar um médico previamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

limpar espelho

Como limpar espelho: 8 dicas eficientes

mitos do fitness

Os 15 maiores mitos do fitness que você precisa desvendar