ensinar cachorro a fazer necessidades
Crédito: Freepik
em

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo

Com uma receitinha simples e caseira, é possível ensinar seu melhor amigo onde ele deve fazer xixi

Com dificuldades para ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo? Muitas vezes o seu pet não obedece aos comandos, quando ele ainda é filhote ou não foi treinado anteriormente. O que faz com que ele faça suas necessidades em qualquer lugar. E isso gera muita dor de cabeça.

10 dicas para ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo

Existem algumas dicas muito úteis para quem deseja que o seu cãozinho faça as necessidades no local correto. Com fundamentos baseados em correntes psicológicas, esses métodos são excelentes para adestrar o seu cachorro a fazer necessidades no local correto. Por isso, confira abaixo quais são essas dicas para acabar com a dor de cabeça e fazer com que seu pet se habitue a fazer necessidades aonde você estabelecer.

1. Mostrar o local

 ensinar cachorro a fazer necessidades
Crédito: North Boulder Vet

Assim que o cachorrinho chegar na casa, mostre a ele onde fica o local de se fazer as necessidades, seja no lado de fora na casa ou em alguma caixinha de areia ou artefato semelhante. Espere pacientemente que o seu pet faça essas necessidades, segurando-o gentilmente com uma guia sobre o local desejado.

2. Elogie

Assim que ele fizer o cocô ou xixi no local correto, incentive-o positivamente com elogios. O Behaviorismo é uma linha da Psicologia que estuda os estímulos comportamentais para a manutenção de um hábito. O estímulo positivo é muito mais eficaz do que o estímulo negativo para a manutenção de uma prática.

As melhores dicas para se adaptar no primeiro mês do cachorro em casa

3. Associe comandos

Uma das técnicas para ensinar cachorro a fazer necessidades é a de associação de comandos verbais. Assim, quando ele se acostumar a frase, associará o comando ao momento de fazer tal ato. Por exemplo, você poderá utilizar a frase “vá fazer o seu xixi”, para que ele faça as necessidades na hora. Vale lembrar que esse processo é lento e exige paciência.

4. Estabeleça uma rotina

É importante que você estabeleça horários adequados para que o seu cão vá fazer as necessidades. Desse modo, você irá adaptar o ciclo intestinal do bichinho, para que ele sempre faça na hora correta, o que evita acidentes fora do local desejado.

5. Não grite

 ensinar cachorro a fazer necessidades
Crédito: Cute Puppies Now

Para ensinar cachorro a fazer necessidades não é necessário gritar! Se o seu cãozinho fizer em algum local indevido, saiba que esse é um processo natural até que ele se acostume ao local certo. Nesse caso, não grite com o filhote, pois isso só irá assustá-lo e reprimi-lo. Como consequência, ele fará em qualquer lugar. Ao invés disso, apenas diga um “não” com entonação normal e firme, e o carregue para o local correto.

6. Não limpe imediatamente no local errado

Se você quer ensinar cachorro a fazer necessidades, não deixe que ele o veja limpando o local errado. Apenas limpe quando for no local correto. Isso demonstra atenção, o pode fazer com que o seu pet queira fazer necessidades no lugar errado, apenas para chamar a sua atenção.

Se você perceber que está tendo mais dificuldades do que imaginava que teria, e que seu pet continua fazendo necessidades no local errado, tente outras técnicas. Coloque essas misturas (abaixo) no lugar inapropriado. Em paralelo a essas dicas, continue com essas técnicas de adestramento.

Dicas para ter animais de estimação dentro de casa

7. Água e limão

Essa receita irá afastar o cachorro desse local, por conta do odor gerado pelo limão, que é ácido e não agrada o animal. Desse modo, ele não irá querer demarcar território nessa área e não se sentirá confortável o suficiente para fazer suas necessidades.

Ingredientes

Limão: 1 unidade (suco);
Água: 2 copos.

Modo de preparo

  1. Junte os ingredientes em uma garrafa que conte com um spray;
  2. Pulverize a mistura em lugares que o seu cão costuma fazer xixi.

8. Álcool

 ensinar cachorro a fazer necessidades
Crédito: Lolipet

Outra receita que ajuda a ensinar cachorro a fazer necessidades no local correto. Ela afasta o pet do lugar indesejado, devido ao cheiro forte do álcool. Assim ele preferirá optar pela área preestabelecida.

Ingredientes

Álcool: 1 xícara;
Água: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Reúna os componentes em um borrifador.
  2. Pulverize bem na região.

9. Pimenta de cheiro

Tome muito cuidado com esse método, pois, caso use pimenta demais, o cão pode ficar com os olhos ardendo ao se aproximar do local, e acabar desenvolvendo algum problema mais grave. Por isso, use apenas uma pequena quantidade, que seja suficiente para que o odor fique desagradável.

Ter cachorro em apartamento: melhores raças e dicas úteis

10. Vinagre

Os ingredientes variam, conforma a quantidade desejada, seguindo sempre a proporção 1×1: para cada dose de vinagre, utilize a mesma quantidade de água. Pulverize a água com vinagre no local inapropriado onde o cachorro faz as necessidades. Pois além de deixar o cheiro, incentivará o pet a fazê-las no local apropriado.

Se você achou interessante saber como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

limpar aliança

Como limpar aliança em casa

alimentos proibidos na gravidez

5 Tipos de alimentos proibidos na gravidez