em

Ter cachorro em apartamento: melhores raças e dicas úteis

Você pode ter quase todas as raças de cães em apartamento, desde que tenha os cuidados adequados
ter cachorro em apartamento
Crédito: Pixabay

Para quem ama os cães, morar em apartamento não é problema para tê-los. Porém é verdade que cachorro em apartamento necessita de cuidados extras. Não somente para o bem-estar deles, mas também o do tutor e dos vizinhos. Então veja dicas importantes sobre esses cuidados e conheça as raças de cães mais recomendadas para viver em apartamento.

Melhores raças de cachorro para apartamento

Você pode ter cães pequenos, médios ou grandes em apartamento. Só precisa prestar atenção nas características de cada raça. É importante que o cão seja calmo, sociável, com baixa energia e que faça pouco barulho. Veja algumas raças que se enquadram nesses requisitos:

1. Pug

melhor cachorro em apartamento pug

Por mais que o Pug seja ativo, ele fica quietinho na dele, late pouco e necessita de pouco exercício.

2. Maltês

melhor cachorro em apartamento maltes

Esse é um cãozinho espoleta, mas pequeno, o que facilita sua locomoção pelo espaço menor. Porém necessita de muita atenção da família.

3. Poodle

melhor cachorro em apartamento poodle

Os Poodles são calmos na maior parte das vezes. Fáceis de manter em apartamento, inteligentes, mas precisa passear bastante com eles.

4. Yorkshire

melhor cachorro em apartamento yorkshire

Outra raça bem pequena é o Yorkshire, fácil de habituar em apartamento. Entre os toys é uma das raças mais calmas, mas deve adaptá-lo a conviver com as pessoas.

5. Bulldog francês

melhor cachorro em apartamento bulldog frances

Esse é um cão equilibrado e calmo, late pouco, pois entende o que é um barulho comum ou estranho. Socializa fácil com estranhos.

6. Bulldog inglês

melhor cachorro em apartamento bulldog ingles

Essa é uma raça das mais fácil para adaptar em apartamento, pois é preguiçosa e relaxada. Esse cão gosta de ficar na dele.

7. Cavalier King

melhor cachorro em apartamento cavalier

Também é uma ótima raça para apartamento, muito sociável e calma. Mesmo assim precisa de atenção e passeios frequentes.

8. Basset

melhor cachorro em apartamento basset

Tanto os pequenos quanto os médios Basset são bons cães de apartamento, pois assim como o Bulldog Inglês são preguiçosos e tranquilos. Ficam um bom tempo entretidos com brinquedos, mas precisam de adestramento por serem teimosos e latirem bastante.

9. Dogue Alemão

melhor cachorro em apartamento dogue

Esse cão é bem grande, porém, adora dormir quando está relaxado na sua grande poltrona favorita. É uma boa raça de guarda e necessita de muito passeio.

10. Mastiff

melhor cachorro em apartamento mastiff

Essa também é uma raça de grande porte, mas boa para ter como cão de guarda em apartamento. Ele é calmo e precisa de muitos passeios para se exercitar e socializar.

11. Borzoi

melhor cachorro em apartamento borzoi

Embora seja uma raça teimosa, é calma para ter em apartamento. Para se manter assim, necessita gastar bastante energia com passeios.

12. Retrievers

melhor cachorro em apartamento retriever

É possível ter Golden Retriever, Labrador Retriever e Flat Coated Retriever em apartamento, caso esteja se mudando para um. Mas precisa gastar muito bem a energia deles para fiquem calmos e felizes.

Crédito das Imagens: Low Cost Veterinários.

Dicas úteis para ter cachorro em apartamento

Como não há um quintal para onde o cão possa ir sempre que quiser, o espaço do apartamento é 100% dividido para todas as atividades. Com isso, o ambiente precisa estar sempre higienizado e o cão precisa de horários para se exercitar fora de casa.

Assim evita que ele fique doente, seja física ou emocionalmente. Também garante que todos da casa convivam com mais tranquilidade e conforto. Veja outras cuidados a ter com cachorro em apartamento.

1. Mantenha a casa limpa

Mesmo que você tenha um cão pequeno e que ele esteja sempre de banho tomado, ele vai acabar soltando pelos. Também tem as necessidades dele, higiene pessoal que é diferente da sua. O odor do cão, por mais limpo que seja, é mais forte.

Então tudo é motivo para que você mantenha a casa limpa todos os dias, passando uma vassoura no chão, batendo tapetes e passando um pano com desinfetante por tudo, ao menos uma vez na semana. Assim garante a eliminação de germes e bactérias que seu cãozinho possa deixar no ambiente.

2. Convívio com os vizinhos

Esse pode ser um grande problema se você não tiver cuidado ou se tiver vizinhos desagradáveis. Às vezes não importa o quanto você cuide com o cachorro em apartamento, seus vizinhos vão implicar. Para garantir o melhor convívio com os vizinhos e não dar motivo para lhe incomodarem, respeite as regras do condomínio.

Tome cuidado para que seu cão não fique latindo ou correndo pelo casa após as 22h. Se só permitirem que seu cão utilize o elevador de serviço, respeite a regra.

3. Adestre seu cão

cachorro em apartamento adestrar
Crédito: Pxhere

Faça um adestramento com seu cão o mais cedo possível. Os benefícios são gerais, em especial para cachorro em apartamento. É importante para que ele não tenha o hábito de latir sem motivo. Há cães muito estressados ou assustados que não param de latir para qualquer coisa e o adestramento pode ajudar a administrar as emoções deles.

O adestramento também é importante para que o cão obedeça aos seus comandos, para que aprenda onde fazer as necessidades, a respeitar os horários e as regras da casa. Assim fica mais fácil para você controlá-lo quando estiver perto de outras pessoas ou precisar que faça silêncio.

4. Rotinas e horários

Essa dica é principalmente para o bem-estar do seu cão. Mesmo sendo de pequeno porte, ele necessita de passeios ao ar livre, de caminhadas e corridas para se exercitar. Isso ajuda a manter sua saúde física e emocional em perfeito estado.

Se você leva seu cão para fazer as necessidades fora de casa, mantenha um horário fixo diário para essa saída. Assim ele acostuma e não vai fazê-las onde não deve.

A mesma rotina deve ser respeitada para o horário de comer e de dormir. Assim como as pessoas, os cães também vivem melhor quando seguem uma rotina. Eles conseguem organizar a mente e ficam mais tranquilos, sabendo o que vai acontecer no momento seguinte.

5. Pense na segurança do apartamento

Se você mora em um andar alto, precisa se preocupar em proteger as janelas e a sacada com telas. Esse é um hábito mais comum para gatos, mas os cães não estão livres de acidentes. Eles podem acabar escorregando em uma brincadeira e aí vai ser tarde para pensar nessas medidas de segurança. Previna e coloque telas em tudo assim que decidir ter um cachorro em apartamento.

6. Não tenha cão em apartamento

Por fim, você só deverá ter cachorro em apartamento se tiver tempo para se dedicar a isso. O cão vai ficar estressado e infeliz se passar o dia inteiro sozinho confinado no apartamento. Você deve ter consciência de que ele precisa ter liberdade para andar pelos cômodos, conviver com a família, ser amado e receber muita atenção. Se não puder oferecer todas essas condições, talvez seja melhor não ter um cão ainda.

Pense também na adoção de animais. Um cãozinho vira-lata é tão carinhoso, lindo e inteligente quanto os de raça.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
melhores orações das mães pelos filhos
5 Poderosas orações das mães pelos filhos
seis considerações antes de ter animal de estimação em casa
6 Coisas a considerar antes de ter animal de estimação em casa