em

AmeiAmei TristeTriste

Como eliminar traças: 10 dicas infalíveis para a sua casa

Saiba de que maneira você pode acabar com as traças e preservar os seus pertences
eliminar traças
Crédito: Wikimedia Commons

Com certeza você já ouviu falar ou presenciou traças na sua casa, uma praga doméstica inofensiva à saúde, mas que destrói roupas e papeis (livros). Para não sofrer com esse problema, existem dicas e “remédios” caseiros que ajudam a eliminar traças.

10 dicas para eliminar traças

Seja na despensa, no guarda roupa ou mesmo no cantinho da parede. É sempre bom eliminar traças, mesmo que ela ainda não tenha estragado nada dentro da sua casa. E com alguns truques simples e sem ter que gastar muito dinheiro, você conseguirá esse feito. Aprenda:

1. Capim limão

As folhas de capim santo (como são conhecidas, também) possuem um aroma cítrico e refrescante. Ajudam a reduzir a ansiedade, aliviar enxaqueca, amenizar cólica e também a eliminar traças. Tudo isso devido ao cheiro que ela exala.

Você pode comprar esse tipo de sachê ou então produzir o seu (colocar as folhas picadinhas dentro de um saquinho de pano (e trocar com frequência) ou comprar o óleo essencial e pingar naquelas bolinhas para sachê (pode usar sagu, que possui o mesmo efeito).

2. Pimenta-do-reino

eliminar traças
Crédito: Love Food

Você irá colocar uma quantia de pimenta-do-reino em um saquinho de pano ou daqueles tecidos furadinhos, tipo filó ou gazes, imitando um sachê. Tome cuidado para não passar a mão no olho depois. Essa especiaria é excelente para eliminar traças, com o seu aroma forte e único.

3. Spray caseiro para eliminar traças

Embora seja um pouco mais elaborado do que as opções anteriores, esse remédio caseiro para eliminar traças vale a pena, principalmente em casos mais graves, quando as pragas já estão destruindo seus pertences.

Ingredientes:

Álcool: 1 litro;
Alecrim: 5 ramos;
Cravo-da-Índia: 40 unidades;
Cânfora: 10 pedras.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes dentro de um pote de vidro esterilizado;
  2. Deixe repousar por 10 dias para que as propriedades dos ingredientes soltem no álcool;
  3. Após esse período, coloque a solução em um pulverizador (spray);
  4. Borrife nos locais que tenham as traças;
  5. Repita a aplicação a cada 7 dias até que as traças desapareçam.

Lembre-se de retirar as roupas, papéis e outros utensílios, pois o cravo pode gerar manchas.

A solução pode ser guardada para utilizar quando precisar. Ela não perde a eficácia, desde que seja armazenado em local fechado, seco e ao abrigo da luz.

4. Folhas de louro

eliminar traças
Crédito: Softsec Lavanderia

Exatamente as mesmas folhas que são usada para temperar o seu feijão, também podem ser utilizadas para eliminar traças. Basta utilizar as folhas verdes (e não secas), maceradas, dentro de um sachê (como nos casos anteriores). Pendure no local e comprove que o aroma exalado vai ajudar a repelir essa praga doméstica.

5. Casca de limão

A casca do limão possui diversas utilidades e, uma delas, é a de afastar traças, devido ao aroma cítrico exalado. Basta separá-las e deixar secar bem (pode colocar ao sol). Assim que estiverem secas, coloque-as em um sachê e pendure no local desejado.

6. Óleo essencial de lavanda

eliminar traças
Crédito: Chicago Real State Team

Embora muito cheiroso para todos, o óleo de lavanda atua como um repelente de traças. Você também pode utilizar um raminho da planta no local desejado. E, assim como os demais casos, basta fazer um sachê.

Pegue algumas bolinhas de sagu e coloque-as numa vasilha. Pingue algumas gotas do óleo e deixe absorver. Transfira para um saquinho de pano ou furado e pendure no local desejado. Está pronto! Vai deixar o seu quarto ou guarda roupa bem cheiroso, também!

Conheça quais são os benefícios do uso de óleos essenciais para a saúde

7. Passe o aspirador

O uso do aspirador de pó em algumas regiões é excelente para eliminar traças. Basta usar esse eletrodoméstico com frequência, retirando essas pragas dos locais. É uma excelente estratégia de prevenção, para evitar que elas danifiquem roupas, livros ou documentos.

8. Cravo-da-Índia

eliminar traças
Crédito: Mercado Livre

Pegue uma porção cheia de cravos-da-Índia e amasse-os. Feito isso, despeje o material triturado diretamente no sachê e o coloque no local. Além de espantar traças, isso espantará outros insetos como formigas e moscas.

9. Cânfora

Para quem não conhece, a cânfora é uma substância cerosa (ou pode ser encontrada em forma de “pedra”), que possui um odor bem forte. Ela inclusive é utilizada para limpeza energética e também para a saúde, no caso de tratamentos respiratórios. Mas no caso das traças, ajuda a eliminá-las.

Se você tiver acesso a planta, basta fazer assim como no caso da folha de louro ou capim santo. Se for a cera, basta passar um pouco nos cantos (paredes, armários e guarda-rouas). Mas, se forem as pedras/pastilhas, coloque-as em saquinhos de sachê e pendure no local.

10. Óleo de cedro

eliminar traças
Crédito: Bbel

O óleo de cedro também é um excelente produto para eliminar traças. Para isso, basta pingar algumas gotas desse óleo na superfície da madeira do armário. Depois, espalhar com um pano e esta pronto.

O uso desse óleo é recomendado para passar em armários que ficam muito tempo fechado, para potencializar o efeito. Assim, as traças serão eliminadas mais facilmente pela concentração do produto no antigo habitat delas.

Já conhecia algum desses métodos? Então, comente qual é, e compartilhe em suas redes socias!

4 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
medo de barata
Como perder o medo de barata
pitaya
Pitaya: benefícios e como comer