em

Dormir pouco faz mal ou não? Entenda as consequências para saúde

Confira se uma noite pobre de sono pode influenciar negativamente em seu dia a dia

dormir pouco
Crédito: PxHere

Muitas vezes, as pessoas possuem uma rotina tão estressante que, ao chegar em casa, só querem se divertir um pouco. Isso desregula bastante o sono. Então, saiba se dormir pouco faz mal e quais são as suas consequências.

Dormir pouco faz mal ou não?

É comprovado cientificamente que dormir pouco faz mal para o organismo. O sono é essencial para a saúde e serve para regular diversas funções do corpo. Desse modo, todo o molde comportamental e biológico da pessoa é alterado.

A Universidade de Surrey juntamente com um programa da BBC pediu para pessoas voluntárias que diminuíssem uma hora de sono por um período de uma semana.

Os resultados foram impressionantes, impactando no funcionamento de mais ou menos 500 genes. Até mesmo nos genes ligados a diabetes e relacionados com o processo de inflamações no corpo.

Em outro estudo da Universidade de Oxford quatro pessoas que têm um sono profundo foram monitoradas enquanto dormiam por oito horas contínuas. Nas três noites posteriores tiveram que cortar pela metade esse número e só foram liberadas para dormir quatro horas por noite.

Enquanto faziam o experimento, eles também respondiam a perguntas psicológicas para apontar mudanças de comportamento. A velocidade das mudanças foi impressionante, deixando os candidatos mais ansiosos e intensificado a sensação de estresse, melancolia e desconfiança.

10 Consequências de dormir pouco

Como deu para perceber, dormir pouco realmente gera problemas para o dia a dia. Agora, saiba em detalhes quais são esses problemas  e confira como más noites de sono podem prejudicar o seu organismo.

1. Atrapalha o ganho de massa muscular

dormir pouco
Crédito: Etelem

Os músculos só podem se reconstruir depois de um dia de trabalho (na rotina ou na academia), a partir de 3 pilares. Esses pilares são: exercícios bem feitos, alimentação balanceada e sono regulado.

Se você dorme pouco e não as 8 horas recomendadas, provavelmente não terá ganho de massa muscular ou a recuperação do mesmo.

2. Agrava o quadro de diabetes

Dormir pouco pode ajudar a desencadear a diabetes, assim como agravar o quadro da doença. Isso porque, as horas insuficientes de sono propiciam uma resistência à insulina, por parte do organismo.

3. Provoca casos de obesidade infantil

dormir pouco
Crédito: Clínica Alemana

Além de fazer com que adultos engordem, dormir pouco é muito perigosa para as crianças. Além de atrapalhar o seu rendimento na hora do aprendizado, também prejudica no bom funcionamento do corpo. Ou seja, o metabolismo fica desregulado, propiciando casos de obesidade infantil (e em adultos também).

4. Aumenta a ansiedade

Dormir pouco está diretamente ligado com o aumento das crises de ansiedade. Isso é explicado pelo fato de que o controle da taxa hormonal é feito bastante durante o sono, estando desregulado em noites ruins.

5. Ocasiona fadiga mental

dormir pouco
Crédito: Beja – Abril

Além de ser ruim para o corpo, uma noite ruim de sono é terrível para o bom funcionamento do cérebro. Por isso, seja em qualquer atividade que for, você terá menor desempenho se tiver dormido pouco. Essa fato interfere diretamente na absorção de conteúdo e no processo de aprendizagem.

6. Causa envelhecimento precoce

Sim, o termo sono da beleza está correto. Dormir bem influencia diretamente na saúde facial, mantendo o seu rosto com a aparência mais jovem, por mais tempo. Enquanto dormir pouco aumenta os índices de radicais livres na pele.

Conheça outros hábitos que provocam envelhecimento precoce

7. Estimula ocorrências de derrame cerebral

dormir pouco
Crédito: Feliz Melhor Idade

Dormir pouco, com frequência, aumenta os riscos de derrame cerebral. Isso é explicado por conta da saúde dos tecidos presentes nessa região.

8. Propicia casos de hipertensão

Dormir pouco pode gerar hipertensão na pessoa depois de muito tempo, principalmente se ela for propensa a esse mal. Além disso, quem já é hipertenso também deve tomar cuidado redobrado com a regulação do seu sono.

Sintomas que indicam que a pressão está alta

9. Pode provocar morte precoce

O seu sono pode estar atrelado a sua expectativa de vida. As diferenças são mais notáveis quando se parte para diferenças mais acentuadas em relação às horas de sono.

10. Provoca obstrução de artérias

dormir pouco
Crédito: Viva Bem

Por estar estritamente ligada com a obesidade, o mal processamento dos alimentos associado a má alimentação e dormir pouco, pode propiciar a obstrução de artérias. Assim, regular o sono ajuda na saúde do coração também.

Achou interessante conhecer as consequências de dormir pouco?

Comente abaixo o quanto você dormia e se você pretende regular o seu sono, agora que você já sabe das consequências de uma má noite de sono!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tirar cola de vidro

Como tirar cola de vidro

fazer água alcalina

Como fazer água alcalina para deixar seu sangue saudável