em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Dor nos ossos: conheça as principais causas e tratamentos

Veja algumas das causas que podem levar a dores nos ossos, mas lembre-se que só o médico poderá diagnosticar e tratar o problema

dor nos ossos
Crédito: Freepik

A dor nos ossos é um tipo de dor que parece mais profunda do que a dor muscular ou nos tendões e articulações. Quando não se sente é difícil entender, mas, quem sente, percebe que é uma dor diferente daquelas que ocorrem por exaustão física, por exemplo. O fato é que essa dor pode ocorrer como sinal de algumas doenças, por isso é necessário prestar atenção aos sintomas para buscar ajuda médica. Veja quais são as causas e possíveis tratamentos.

Veja também: dicas para aliviar a dor nos joanetes

Possíveis causas

É comum que quando uma pessoa está com dores musculares ou nas articulações, essa sinta a dor mais intensa quando está fazendo movimentos ou carregando algum peso. No caso da dor nos ossos, ela permanece constante mesmo quando a pessoa está parada, sem fazer qualquer esforço. Pode ocorrer sem representar algum problema, mas é bom ficar de olho, pois também pode ser sinal de algo mais sério, caso perdure por mais de uma semana.

Trauma

O primeiro motivo mais simples e comum é sofrer algum trauma. Uma forte pancada é o suficiente para que a pessoa fique alguns dias sentindo dor no local machucado. Até uma queda que, aparente não machucou, pode gerar essa dor temporária que vai sumir dentro de alguns dias.

Gripe

Sim, até mesmo uma doença viral simples como a gripe e também o resfriado podem causar dor junto com aquela dor geral e mal estar que são os sintomas clássicos. É bem comum que a dor seja sentida nos ossos da face, região que está sofrendo mais com os sintomas da doença, como o acúmulo de muco que pressiona os ossos.

Osteoporose

Essa é uma causa séria que merece atenção especial e necessita de tratamento imediato. A osteoporose é quando os ossos começam a perder sua massa e a ficarem ocos lentamente, com o passar dos anos. É uma doença bem comum em pessoas a partir dos 50 anos, pois é a fase em que o corpo já não produz e absorve os nutrientes necessários para sua manutenção, como o cálcio e a vitamina D.

Leucemia

A leucemia é o câncer no sangue. Ele afeta a medula óssea e também os principais componentes do sangue, o que acaba dificultando a produção de sangue, a coagulação e a distribuição de oxigênio e de nutrientes para o corpo todo. Como sintomas a pessoa pode ter anemia, além de ficar mais frágil à infecções, sangramentos e, também, dores nos ossos com cansaço generalizado por causa da fraqueza.

Infecção óssea

A infecção nos ossos é chamada de osteomielite. Ela faz doer os ossos de qualquer parte do corpo, aumenta a temperatura causando febre e as áreas mais afetadas tendem a ficar inchadas e avermelhadas. A causa pode ser por infecção de bactérias, vírus ou fungos que entram em contato direto com o osso quando ocorre algum corte profundo, fratura ou durante uma cirurgia.

Tratamentos

como tratar dor nos ossos
Crédito: Freepik

Para cada causa, um tratamento diferente é recomendado. Em todos os casos é bem comum que o médico receite algum remédio para dor e também para febre, caso ocorra. Tome esses medicamentos apenas com prescrição médica, pois dependendo da causa, poderá agravar o quadro.

Dor por trauma ou pancada

Quando a causa é decorrente de uma pancada ou um trauma sem lesões sérias, o tratamento pode ser feito com repouso, evitando carregar muito peso ou fazer muito esforço. Se estiver doendo muito, o farmacêutico ou médico podem receitar um remédio para dor, como um Paracetamol.

Se não passar dentro de alguns dias e continuar apresentando inchaço e calor no local da dor é melhor ir ao hospital fazer um raio-x para ter certeza de que não houve fratura.

Por causa de gripe

Nos casos de gripe é de conhecimento comum que o tratamento visa aliviar os sintomas. Não tem como eliminar os vírus com algum medicamento, pois eles vão embora sozinhos dentro de uma ou duas semanas. Então, a dica é manter-se de repouso, beber muita água e fazer inalações com soro fisiológico para aliviar a produção de muco que causa a pressão nos ossos.

Tratamento para osteoporose

Para detectar a osteoporose de forma precoce é essencial ir ao médico fazer exames de rotina todos os anos. A partir dos 50 anos essas consultas são imprescindíveis, pois é necessário fazer exames para identificar a doença. Quando diagnosticada, o tratamento costuma ser feito com suplementação de vitaminas e minerais necessários, além de medicamentos analgésicos simples e mudanças nos hábitos de vida para evitar a obesidade e o sedentarismo.

Tratamento para leucemia

Assim como a osteoporose, a leucemia exige tratamento imediato assim que os sintomas forem percebidos. O médico ortopedista pode ser consultado para que primeiro sejam eliminadas outras causas. Depois, se for mesmo diagnosticada a doença, o tratamento adequado deve começar a ser feito com o oncologista. Esse tratamento pode incluir quimioterapia e radioterapia, sendo que em muitos casos é necessário realizar transplante de medula.

Tratamento para osteomielite

Em casos de infecção nos ossos, a pessoa terá muita dor e outros sintomas, por isso deverá ir ao médico imediatamente. O tratamento irá variar de acordo com a causa, sempre na intenção de aliviar os sintomas e matar os agentes infecciosos, sejam bactérias, fungos ou vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

mosaico de gelatina

9 Receitas de mosaico de gelatina para uma sobremesa colorida

dor nos rins

Dor nos rins: como saber onde dói e o que fazer para tratar