em

Como dar brilho à madeira

Seu móveis estão opacos e com aspecto de velhos? Então veja como resolver sem precisar gastar com restauração
dar brilho à madeira
Crédito: Pixabay

Os móveis e pisos de madeira ainda possuem um bom valor agregado por causa da sua beleza e durabilidade. Mas isso não significa que possa deixar a manutenção de lado. Uma das formas de cuidar bem das peças que tem em casa é aprendendo a como dar brilho à madeira. Assim, móveis e assoalhos vão ficar parecendo novos e vão durar ainda mais tempo. Veja como fazer.

Veja também: dicas para cuidar dos móveis e piso de madeira

Aqui você encontra:

5 Dicas para dar brilho à madeira

dar brilho à madeira dicas
Crédito: Freepik

Preste atenção nos produtos que pode utilizar nessa tarefa, bem como na forma de aplicação para que não tenha um efeito contrário.

1. Cera de abelha com aguarrás

A aguarrás é usada como um solvente e não deve ser aplicada diretamente na madeira. A ideia dessa receita é que a aguarrás sirva para diluir a cera, que é o ingrediente responsável por fazer a madeira brilhar.

Misture ¼ de copo de cera de abelha ralada derretida em banho-maria com ¼ de copo de aguarrás. Depois que tiver a mistura pronta, aplique em pequenas quantidade no seu móvel ou piso limpo para lustrar e dar brilho. Faça essa aplicação com um pano macio.

2. Faça um lustra-móveis caseiro

Existem muitas receitas de lustra-móveis caseiros que ajudam a economizar e manter os móveis sempre brilhando. Você pode misturar duas partes de azeite de oliva com uma parte de álcool de cozinha, também pode misturar uma parte de óleo de amêndoas com meia parte de vinagre ou, ainda, misturar 2 colheres de sopa de amaciante com 2 colheres de sopa de óleo de cozinha e 1 colher de sopa de vinagre.

3. Vaselina líquida com álcool

A vaselina líquida tem muitas utilidades para cuidar da casa e para cuidar da pele e do cabelo também. Mas como o foco agora é dar brilho à madeira, você pode ter esse ingrediente em casa para deixar seus móveis mais bonitos. A receita consiste em misturar 3 colheres de sopa de vaselina com 2 colheres de sopa de álcool. Aplique uma camada fina sobre os móveis depois de tirar o pó.

4. Óleos essenciais variados

Assim como você pode usar o óleo de amêndoas e o óleo de cozinha comum para fazer um lustra-móveis caseiro, é bom saber que várias outras substâncias oleosas também servem para dar brilho à madeira. Você pode usar óleo de coco, azeite de oliva, óleo de linhaça e tantos outros.

Para evitar que o móvel fique melecado por excesso de óleo, sempre misture com um pouco de aguarrás, como na primeira dica. Use a mistura em pouca quantidade, aplique no móvel já limpo e esfregue com um pano macio para lustrar, pois é essa etapa que faz dar brilho.

Veja também: como impermeabilizar madeira

5. Verniz

Por fim, a dica do verniz para madeira não poderia faltar. Você pode escolher um tipo de verniz para madeira de acordo com o local onde o móvel fica, pois há vernizes para áreas externas e internas.

Porém, esse produto não precisa ser aplicado com a mesma frequência que as receitas caseiras. Ele serve para deixar os móveis e pisos de madeira brilhando, mas tem durabilidade prolongada. Então, a aplicação é um pouco mais trabalhosa.

Se o seu móvel já tem verniz, mas está velho, vai ter que primeiro lixar para remover o verniz antigo. Depois, deverá diluir o verniz em aguarrás em uma proporção igual, de um para um. Aplique o verniz sobre o móvel limpo e seco usando um pincel macio ou rolo de espuma e espere secar por completo. Se achar que o resultado ainda não está bom, depois de 8 horas de secagem do verniz, lixe mais uma vez a madeira e aplique outra demão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
limpar parede branca
Como limpar parede branca: 4 receitas práticas
benefícios máscara de café
Máscara de café: benefícios e como fazer