em

Como impermeabilizar madeira

Certos cuidados são necessários com esse material, pois a madeira fica sujeita a apodrecer, empenar ou rachar
impermeablizar madeira
Crédito: Pixabay

Utilizar móveis de madeira é muito comum quando se trata de decoração de interiores e exteriores. Porém, o que nem todo mundo sabe é que, para que o seu móvel tenha uma vida útil maior, você deve protegê-lo de líquidos e sujeiras, seja para interior ou exterior. Existem algumas formas diferentes para impermeabilizar madeira; aprenda três delas.

3 Formas de impermeabilizar madeira

impermeablizar madeira proteger
Crédito: Pixnio

A madeira, quando não tratada, está mais sujeita a apodrecer, empenar ou rachar. A impermeabilização é o método usado para que ela dure mais tempo e não sofra nenhuma alteração. Essa proteção é recomendada quando se usa madeira em superfícies que tenham contato com líquidos, exposição ao sol ou que se encontrem em ambientes úmidos.

1. Impermeabilizante

Os impermeabilizantes de madeira também são chamados de selantes ou vedantes. Podem ter cor neutra ou serem coloridos; a variedade no mercado é muito grande. De acordo com o móvel ou ambiente que você quer impermeabilizar, existem produtos diferentes para eles, informe-se antes de escolher.

O processo de aplicação não é muito complicado. Resumidamente, você deve lixar a madeira antes de começar a aplicação. Depois, com um pincel, aplique uma camada do produto e deixe secar de acordo com as instruções da embalagem. Lixe novamente a camada que você criou na madeira e aplique a segunda demão do produto.

É importante estar atento ao tipo de madeira que você quer impermeabilizar. Se for uma madeira macia, como cedro e pinho, é necessário uma terceira demão. E lembre-se que você deixe deixar a madeira descansar alguns dias antes de colocá-la a uso.

2. Óleo

Os mais comuns para o tratamento de madeira são o óleo de linhaça, o de noz e o de tungue. O óleo de noz é encontrado nos supermercados e é comumente usado para esse fim, porém, por causa da frequência com que causa alergia, não deve ser usado em artigos de madeira que você pretende comercializar.

O óleo é mais recomendado para pequenas peças. O processo é similar ao do impermeabilizante, porém com uma atenção maior, pois ele realça os detalhes naturais da madeira, por isso sua preparação deve ser mais cautelosa.

Comece lixando a superfície da peça até que fique completamente uniforme. Aplique a primeira camada de óleo com a ajuda de um pano e espalhe o produto de maneira homogênea, no sentido das fibras da madeira, do centro para as beiradas da superfície. Deixe secar de 30 minutos a 1 hora e passe um pano seco para retirar o excesso. Espere 24 horas para aplicar uma segunda demão, lembrando que entre cada demão você deve lixar a peça e limpar.

Esse método é ideal para tábuas de cozinha, como você pode ver no vídeo:

3. Verniz

Os vernizes mais próximos do incolor têm mais óleo em sua composição, o que é bom para objetos que ficam em ambientes fechados. Caso queira impermeabilizar madeira para ambientes externos, busque um verniz próprio para isso.

Assim como as duas outras formas, para começar o processo você deve lixar toda a superfície da madeira, seguindo pela limpeza da peça e aplicação do verniz. Depois da primeira demão, você deve esperar secar conforme a recomendação do fabricante. Para aplicar a segunda demão, lixe novamente, limpe e aplique. Para finalizar o acabamento, repita o processo para uma terceira demão do verniz. O seu objeto estará pronto para uso ao fim de 3 dias descansado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
erva-cidreira benefícios
Para que serve a erva-cidreira
25 Alimentos alcalinos que fazem bem à saúde