Como limpar teto
Crédito: Freepik
em

Como limpar teto de madeira, PVC e alvenaria

Não é só o piso que precisa de limpeza. Quando notar que seu teto está mudando de cor, é hora de limpar

Publicidade

Limpar o teto é um hábito que muita gente acha desnecessário. Apenas uma vassoura nos cantos para remover os paranhos está de bom tamanho. Mas, se você faz parte do grupo que faz questão de limpar tudo, aprenda como limpar teto de diferentes materiais. É mais fácil do que imagina.

Veja também: Como limpar e dar brilho ao porcelanato embaçado

Como limpar teto de madeira

O teto de madeira precisa de cuidado, pois madeira absorve água. Mesmo tendo uma camada de verniz ou de tinta, nunca é bom expor a madeira interna a uma grande quantidade de água.

Essa é a primeira dica de como limpar teto de madeira, e você resolve isso torcendo muito bem o pano que for usar.

Publicidade

Para essa limpeza você só precisa de um balde com água e um pouco de detergente. Se quiser, pode adicionar meia xícara de vinagre de álcool, caso tenha mofo.

Limpeza de teto em PVC

Esse é um material muito fácil de limpar porque, diferente da madeira, não absorve água. Nem por isso você precisa encharcar o pano. O processo é o mesmo descrito para limpar teto de madeira, usando apenas água e detergente, um pano limpo e um rodo (ou vassoura).

Aqui o vinagre também é opcional. Mas, se quiser tentar remover alguma mancha do teto, é melhor usar vinagre branco do que água sanitária, pois esse produto pode modificar a tonalidade do PVC, deixando uma mancha ainda pior.

Publicidade

Como limpar teto de alvenaria

A alvenaria é o tijolo com cimento. Geralmente, pintado. Mesmo se a tinta proteger contra umidade, vale o mesmo das outras dicas: pode usar água e detergente para passar um pano no teto de alvenaria, mas deixe o pano bem torcido.

Para essa superfície, se precisar remover alguma sujeira mais grossa, mofo ou gordura, pode usar uma vassoura de cerdas macias ou um esfregão com cerdas para esfregar a sujeira e removê-la com mais facilidade. Depois, use um pano úmido e um rodo para finalizar.

Como limpar teto – Dicas gerais

  • Quando terminar de limpar qualquer tipo de teto, deixe as portas e janelas abertas para ventilar e secar muito bem;
  • Use sempre um pano limpo e enxágue esse pano depois de passar uma camada no teto, evitando que a sujeira do pano volte para o teto;
  • Não precisa usar nada além de detergente e vinagre para limpeza de tetos. Se for na cozinha, que engordura, pode substituir o detergente por um desengordurante;
  • Limpe o teto antes de limpar o chão, pois vai cair sujeira do teto no piso.

Veja também: Maus hábitos de limpeza que fazemos e não percebemos

Publicidade
Comida pós-praia

Comida pós-praia: quais as melhores opções?

palavra do ano

“Vacina” é eleita a palavra do ano de 2021 no Brasil