em

Para que serve a vaselina? Confira 14 usos

A vaselina serve para tanta coisa que é um coringa para ter em casa
vaselina
Crédito: Freepik

Você já deve ter ouvido falar na famosa vaselina, uma substância lubrificante. Essa é a essência desse produto que nada mais é do que petróleo adaptado quimicamente. Foi há cerca de 150 anos que um químico norte-americano descobriu essa substância ao visitar os primeiros sítios de extração de petróleo nos Estados Unidos.

Ele viu que, nas brocas que saíam dos poços de petróleo, ficava uma substância pegajosa, como uma graxa, e soube que ela era usada pelos operários para tratar suas feridas na pele.

Então ele viu aí uma oportunidade de negócio, já que essa graxa não tinha valor comercial ainda. Para isso, ele levou a substância ao seu laboratório e começou a testar formas de remover o cheiro de petróleo e deixá-la transparente ao invés de preta, que era sua cor original.

Depois de alguns anos de teste, em 1970, nasceu a marca Vaselina. Um produto que o seu criador começou a vender com a finalidade de servir como lubrificante, hidratante e protetor da pele contra infecções, pois a substância densa cria uma camada protetora na pele contra a proliferação dos germes.

Usos da vaselina

Atualmente esse nome é uma marca de propriedade da gigante Unilever e é vendida principalmente em forma de creme. Veja quais são suas utilidades, que talvez sejam mais variadas do que você imaginava.

1. Prevenção de olheiras

Em sua forma gel, creme ou líquida, pode ser aplicada embaixo dos olhos antes de dormir e depois de fazer uma limpeza de pele, com a intenção de prevenir as olheiras, mantendo a elasticidade e hidratação da pele.

2. Hidratação dos olhos

Não apenas na parte debaixo dos olhos para prevenir olheiras, ela também pode ser aplicada na parte de cima, antes de ir dormir, para hidratar as pálpebras e fortalecer os cílios. Só deve ter cuidado para que não entre nos olhos.

3. Tratamento de queimaduras

Encostou uma parte do corpo em um ferro quente? Pequenas queimaduras podem ser tratadas com seu uso. Como a queimadura deixa a pele absolutamente ressecada, ela vai devolver a hidratação, aliviando os sintomas e estimulando a reconstrução do tecido.

4. Hidratação da pele

Seja no rosto, nos cotovelos, joelhos ou pés, que são as partes do corpo que mais ressecam, todas podem receber essa “graxa”. Você pode aplicar antes de ir dormir, esperar secar um pouco e, durante a noite, ela vai agir como um poderoso hidratante.

5. Protetor de lábios

Ela não protege os lábios dos raios solares, mas sim, da ação do frio e do vento. No inverno, quando os lábios começam a rachar, é porque ficam ressecados. Então aplique-a ao longo do dia para manter os lábios hidratados.

6. Remoção de anel

Sabe quando o dedo incha e o anel fica preso? Entre as opções oleosas que costuma-se passar para remover com mais facilidade está a vaselina. Aplique um pouco da forma em gel, creme ou líquida e veja como vai ficar mais fácil de remover o anel, pois ele vai escorregar pela pele.

7. Remover maquiagem

Quando não estiver com seu demaquilante por perto, ela vai ser um ótimo aliado. Você só precisa aplicá-la em um pano macio ou algodão e começar a remoção. Talvez não fique 100% como ficaria com um removedor de maquiagem, mas vai ser muito útil.

8. Fazer batom novo

Se você tem uma coleção de batons usados e deseja fazer novos, use-a como ingrediente. Coloque os batons em um potinho, derreta-os um pouco e misture com ela. Vai ter um efeito de gloss.

9. Evitar manchas de tinta de cabelo

Quando for pintar os cabelos, aplique um pouco dela em volta do rosto, onde começa o couro cabeludo. Vai ser criada uma barreira para que a tinta não escorra para o rosto, evitando aquelas manchas que só saem depois de alguns dias.

10. Facilitar depilação

Quando for fazer as sobrancelhas ou depilação em outras partes do corpo, passe primeiro uma camada fina na região e deixe agir por pelo menos meia hora. Depois faça a depilação com mais facilidade, pois a pele vai estar mais molinha e o pelo vai sair mais facilmente.

11. Evitar bolhas nos pés

Quando usar sapatos de santo ou souber que vai ficar muito tempo caminhando ou de pé, aplique a nos pés e deixe secar um pouco antes de calçar os sapatos. Vai ajudar a proteger a pele das possíveis bolhas.

12. Creme para massagem

Por ser um ótimo deslizante, ela pode ser usada na aplicação de massagens no corpo todo. É uma boa alternativa para quem é sensíveis aos odores dos cremes.

13. Renova couro

Por ser hidratante, você pode usá-la para renovar e hidratar o couro de jaquetas, sapatos, bolsas e até móveis. Assim evita as rachaduras e devolve o brilho à peça.

14. Elimina rangidos

Correntes de bicicleta, portas de casa, dos armários, do carro, tudo que estiver rangendo por falta de lubrificação, pode usá-la no lugar do óleo.

Tipos de vaselina

É possível encontrá-la em diversos formatos. Ela é vendida em pasta, com textura de creme, gel ou pomada. Também de forma líquida, em galões de até 5 litros ou pequenas embalagens de 100 mililitros, de acordo com a finalidade de uso.

Existe até mesmo a versão em spray. Cada forma contém a mesma substância, com as mesmas propriedades. Só que muda é o modo de utilização, então você pode escolher aquele que melhor se adequada para o que deseja usar.

Ela também é colocada na mistura de outros produtos, como os de beleza, para contribuir na hidratação e consistência.

Contraindicações e cuidados a ter

Sua única contraindicação é para pessoas que já sabem ter sensibilidade aos produtos derivados do petróleo. Se você tem dúvida, aplique primeiro uma pequena quantidade na pele e aguarde uma hora para ver se surge alguma reação alérgica.

Fora isso, só precisa lembrar que, por ser oleosa, ela é escorregadia. Então tome cuidado ao aplicar em pés e mãos caso vá fazer alguma atividade que tenha o risco de escorregar e provocar algum acidente.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

vaselina liquida
Usos e propriedades da vaselina líquida
ensaio fotográfico de família
7 Dicas para fazer um lindo ensaio fotográfico de família