em

AmeiAmei

Como curar afta e por que ela aparece?

Existem soluções bem práticas para acelerar a cicatrização da lesão causada pela afta na boca

como curar afta
Crédito: Freepik

Só quem já teve ou tem afta com frequência sabe o tipo de incômodo que é. Como é que pode uma bolinha tão pequena atrapalhar tanto? Talvez por estar dentro da boca, que fica em movimento frequente, a dor pareça ser bem maior do que realmente é. Mas o fato é que se você tem uma, precisa conhecer essas receitas caseiras para curar afta mais rápido do que o normal, que é de 7 a 10 dias.

O que fazer para curar afta rápido

como curar afta rápido
Crédito: Vida Ativa

Se for mesmo afta, pode esperar que ela vai embora sozinha. Mas se quiser acelerar o processo de regeneração da pele lesionada, veja quais ingredientes pode usar:

1. Própolis

O própolis é um dos produtos das abelhas formado por elementos orgânicos que as abelhas coletam para formar suas colmeias. Ele é um tipo de cera que contém propriedades medicinais bem interessantes, como por exemplo, anti-inflamatório e cicatrizante. Aplique algumas gotinhas na afta e deixe agindo pelo máximo de tempo que puder. O sabor é amargo, mas vale a pena tentar.

2. Água oxigenada

Essa é uma dica bem antiga para curar afta, talvez até sua avó já tenha usado em você na infância, não só para afta, mas para limpar feridas em geral. A água oxigenada serve para muitas coisas, desde branquear roupas até esterilizar objetos e cicatrizar a pele. Então pode usar um pouco diluído em água para aplicar sobre as aftas. Tenha cuidado, pois ela não pode ser ingerida e não deve ser usada em grande quantidade nas partes internas da boca.

3. Água e sal

Uma simples solução salina vai ajudar a tratar a lesão causada pela afta, acelerando a cicatrização da pele e impedindo que essa ferida seja a porta para algum tipo de infecção. Faça bochecho de água com sal algumas vezes por dia para curar afta mais rápido. Não é necessário usar muito sal e cuidado para não engolir, já que poderá estar ingerindo sódio em excesso.

4. Alimentos fermentados

Os alimentos naturalmente fermentados ajudam a tratar a afta mais rápido, em especial quando o problema tem causa imunológica. Esses alimentos são formados pelos mesmos tipos de bactérias boas que povoam a microbiota intestinal humana, então, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, melhoram a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas do corpo, ajudando e resolver a inflamação da afta também.

Esses alimentos são kefir de água e de leite, kombucha, chucrute, molho de soja, alimentos com fermento biológico e iogurte natural.

5. Leite de magnésia

O leite de magnésia já foi um dos produtos mais usados para combater azia, mas ele tem muitas outras utilidades no dia a dia. Quando a afta é causada pelo excesso de acidez, por exemplo, esse produto vai ajudar a prevenir que a acidez ocorra em exagero, logo, vai ajudar no tratamento do problema. Dilua 1 colher de sopa de leite de magnésia em 1 copo de água e faça bochecho e gargarejo 1 vez ao dia, com todo o conteúdo do corpo, pouco a pouco de cada vez.

O que causa afta?

A afta é desencadeada por vários fatores, mas se surgir com muita frequência, procure um dentista ou estomatologista, pois na origem do problema podem estar algum descontrole imunológico, estresse, hipersensibilidade a alimentos, predisposição genética e até mesmo deficiências nutricionais, principalmente de ferro e vitaminas do complexo B.

As bolinhas esbranquiçadas ou amareladas aparecem em qualquer lugar da boca, com mais incidência nas regiões onde os tecidos são mais finos. Mas não se preocupe, pois a afta não ocorre por infecção de fungos, vírus ou bactérias e nem costuma evoluir para problemas maiores. O tempo médio que uma afta demora a desaparecer é entre 7 a 10 dias. Se a dor permanecer por mais tempo, convém visitar médico para confirmar se é mesmo uma afta.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

suflê de couve-flor

8 Receitas de suflê de couve-flor

rosquinhas

Receitas de rosquinhas doces e salgadas deliciosas