em

AmeiAmei

Como congelar limão

Pode deixar a fruta inteira, em pedaços ou extrair a polpa para congelar e fazer limonada com muita praticidade
congelar limão
Crédito: Public Domain Pictures

O limão é uma fruta muito boa para a saúde, além de render deliciosas limonadas, receitas de bolos, biscoitos, sobremesas e ser usado como tempero para carnes e saladas. O limão também é aliado nos cuidados estéticos e até na limpeza doméstica. Então, para fazer a fruta render mais tempo em casa, veja como congelar limão.

Veja também como congelar banana

Aqui você encontra:

3 Formas de congelar limão

como congelar limão inteiro
Crédito: Pxhere

Se você pensava que não era possível congelá-lo sem antes extrair o suco, saiba que é sim, com muita praticidade, veja como fazer.

1. Limão inteiro

Você pode tranquilamente congelar a fruta sem nem precisar descascar. Lave bem, seque, coloque algumas dentro de um saco plástico com zíper e aperte para retirar todo o ar, deixando os limões no vácuo. Coloque no congelador e retire quando for usar.

2. Em fatias

Se você for usar os limões para decorar alguma bebida ou sobremesa, pode congelar a fruta já cortada em fatias, assim não precisa esperar descongelar para cortar na hora do uso. Coloque as fatias dentro de um pote de vidro ou plástico com tampa e cuidado para que não fique umas sobre as outras para que não grudem.

Se preferir, depois que estiverem congeladas, retire do pote e coloque em um saco plástico para ocupar menos espaço no freezer. Depois de congeladas, as fatias não vão mais grudar umas nas outras.

3. Raspas de limão

Outra ideia bem interessante é congelar as rapas de limão para tê-las prontas na hora de decorar sobremesas e biscoitos. Lave bem a fruta, rale toda a parte verde ou amarela da casca e coloque espalhado dentro de um saco plástico com fecho tipo ziploc. Armazene no congelador por porções, confome a quantidade que vai usar de uma só vez, pois não deve descongelar e congelar de novo.

Congelar suco de limão

A forma mais comum de fazer isso é extraindo todo o suco da fruta. Esse método é bom para ter a polpa da fruta congelada sempre pronta na hora de fazer suco de frutas, limonada, sorvete caseiro, mousse, recheio para bolo e diversas outras delícias.

O modo de fazer é são simples quando as demais opções. Esprema todo o suco do limão. Coloque pequenos sacos plásticos de cozinha dentro de copos, de modo a revestir a parte interna dos copos.

Preencha os saquinhos com suco, assim já sabe que em cada um vai ter essa mesma quantidade, que é uma boa porção para uma limonada. Feche muito bem os saquinhos e congele por até um ano. Outra opção é fazer o suco e preencher nas forminhas de gelo.

Como descongelar

Se você guardar o limão inteiro, retire-o do congelador e coloque em um pote com água para acelerar o descongelamento. Nas demais formas não precisa esperar descongelar para usar. Se for necessário, basta deixar na geladeira até que descongele, que é mais seguro do que deixar em temperatura ambiente, especialmente se for um dia de calor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
curar ressaca rápido
Como curar ressaca com receitas caseiras
supergonorreia
Supergonorreia resistente a antibióticos preocupa médicos