polpa de fruta congelada
Crédito: Pxhere
em

Como fazer polpa de fruta congelada

Prepare porções de polpa de frutas variadas para utilizar em muitas receitas o ano inteiro

Quando você vai a bares e restaurantes e pede um suco, geralmente as opções são feitas com polpa de fruta congelada, pois é muito mais prático.

Somente os sucos de laranja e limão costumam ser feitos na hora. Os demais são previamente congelados em porções que rendem um copo para que o preparo seja rápido, a fruta fique preservada por muito mais tempo e o suco fique mais saboroso, bem geladinho sem precisar de gelo extra.

Veja como fazer polpa de fruta congelada em casa para ter mais praticidade no seu dia a dia, mantendo uma rotina saudável.

Como fazer polpa de fruta congelada passo a passo

como fazer polpa de fruta congelada passo a passo
Crédito: Pxhere

Você pode congelar todos os tipos de frutas, legumes e quase todos os alimentos para que a sua rotina seja mais prática e aumente bastante a validade da comida. No caso das frutas, se quiser usar para saladas ou outros preparados, pode congelar cada uma em pedaços maiores. Se quiser para fazer sucos, sorvetes ou smoothies, que vai bater no liquidificador, o ideal é fazer polpa de fruta congelada. Confira os passos:

1. Prepare as frutas

Quando vai congelar a fruta em forma de polpa, precisa começar limpando-a muito bem, do mesmo jeito que faria para utilizar na hora. Lave, remova a casca e corte a fruta em pedaços. Se tiver caroços ou sementes, retire também para não amargar a fruta.

2. Transforme em polpa

Coloque a fruta em pedaços no liquidificador. Se for manga, esmague os pedaços com as mãos antes de colocar no aparelho para soltar um pouco do suco e facilitar o processo. Bata a fruta rapidamente, por até 10 segundos, em baixa velocidade. Não coloque água, pois a ideia é ter a polpa pura.

3. Separe em porções

Depois de processar a fruta, coloque porções individuais dentro de saquinhos plásticos, feche muito bem, retirando todo o ar e coloque uma etiqueta com o nome da fruta e a data do congelamento. Leve para o congelador.

4. Preserve adequadamente

Mantenha as frutas ao fundo do freezer para evitar que sofram com mudanças de temperatura sempre que abrir ou fechar a porta. Assim, a polpa de fruta congelada pode durar até um ano.

Polpa de fruta é saudável?

Sim, tomar suco de polpa de fruta é saudável quando você não adiciona um monte de açúcar na receita, nem creme de leite ou leite condensado. Todas as frutas já possuem seu açúcar natural, então evite ao máximo ter que adicionar, mesmo que seja mel ou adoçante.

As frutas congeladas perdem nutrientes?

As frutas continuam sendo saudáveis mesmo depois de serem transformadas em polpa e congeladas. Algumas podem perder alguns nutrientes, como as fibras, por causa do processo de bater no liquidificador, mas os minerais e vitaminas continuam fazendo parte delas.

Para garantir que não vão perder nutrientes, só retire a polpa do congelador na quantidade e no momento em que for usar. Não precisa esperar descongelar se for para fazer suco, sorvete ou outra sobremesa.

Evite deixar descongelar e colocar outra vez no congelador, por isso que é melhor congelar em pequenas porções. Sendo assim, não precisa ter receio de tomar um suco de frutas menos nutritivas pelo fato de estarem congeladas.

Veja também como congelar brócolis corretamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

serralha

Serralha: conheça os benefícios dessa planta

quindão

12 receitas de quindão deliciosas para experimentar