em

Como congelar batata-doce sem perder o alimento?

Quando feito da maneira correta, as batatas-doces podem chegar a durar 1 ano no congelador. Saiba como.
congelar batata-doce
Créditos: Wikipedia

Congelar batata-doce, e também os demais alimentos, é ideal para você que tem pouco tempo de cozinhar e quer continuar mantendo-se saudável. Quando feita da maneira correta, a batata-doce pode chegar a durar por até 1 ano no congelador. Para isso, basta estar atento a algumas dicas e colocar a mão na massa.

Como congelar batata-doce crua

O congelamento de batatas cruas não é recomendado, pois após um determinado período a batata armazenada fica ensopada em um líquido, que é causado, principalmente, pela casca e pela idade da batata. Você também deve evitar congelar batatas que tenham menos de 30 dias de colheita. Caso contrário, é possível que a coloração das batatas sofra alterações e fique mais escura.

Como congelar batata-doce cozida

Para começar o processo de congelamento desse alimento, lave e descasque as batatas-doces que você desejar. A retirada da pele da batata é essencial, pois com ela a batata congelada acaba criando uma secreção cremosa que fica presente nas cascas.

Depois, basta lavar as batatas, cortá-las e levá-las à água fervente. O tempo do cozimento vai depender do seu objetivo. Se você quiser congelar batata-doce pré-cozida como a dos mercados, você pode deixar no fogo de 10 a 15 minutos.

Senão, deixe o tempo que você desejar, mas evite deixá-la macia para que a consistência dela não seja prejudicada durante o descongelamento para consumo.

Chegando ao ponto desejado, retire-as da água e deixe que esfriem em temperatura natural, até que esteja frio o suficiente para que você manuseie-as e possa fazer o armazenamento.

Como armazenar?

Para armazenar, você pode optar por sacos plásticos próprios para congelamento, ou potes com tampas. O uso do saco plástico é mais recomendado, pois o ideal é que seja retirado o ar de dentro dele e assim armazenar as porções no congelador.

Uma boa dica é já separar em porções, já tendo em mente a quantidade perfeita para preparação final, evitando descongelar mais batatas que o necessário. Ao congelar a batata-doce cozida dessa maneira, você poderá conservar no congelador por até 12 meses.

Como cozinhar batata-doce congelada

congelar batata-doce preparar
Crédito: Pxhere

As batatas-doces podem ser descongeladas para serem utilizadas em receitas da mesma forma que é feita com alimentos congelados do mercado. Ou seja, a única maneira que deve ser evitada é descongelar o alimento em temperatura natural, pois fica mais propícia à proliferação de bactérias. Algumas das formas de descongelamento são:

  • Passando o alimento congelado do freezer para a geladeira, evitando a liberação de toxinas e proliferação de bactérias;
  • Na água, colocando o recipiente imerso em água fria sem deixar que entre em contato direto com a comida;
  • No micro-ondas, acionando o botão recomendado para descongelar alimentos;
  • No forno, temperando as batatas congeladas e utilizando a temperatura média ou baixa, para que não fiquem murchas ou com o interior ainda frio.
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

sucos para anemia
5 Receitas de sucos para anemia e dicas para curar a doença
Diabético pode comer batata-doce
Diabético pode comer batata-doce: sim ou não?