em

Acompanhamento para salmão: 9 opções para todos os gostos

Salmão combina com vários pratos, desde saladas frias e mornas até batatas, arroz e quinoa. Veja essas ideias

acompanhamento para salmão
Crédito: Public Domain Pictures

O salmão é conhecido por ser um peixe de sabor e textura sofisticados, por isso também não é dos mais baratos. Por causa da sua bonita cor, os pratos com salmão também são um charme à parte. Quando quiser preparar esse peixe assado, grelhado ou ensopado, veja algumas ideias deliciosas de acompanhamento para salmão.

Veja também: ideias de acompanhamento para frango assado

Melhores acompanhamentos para salmão

O acompanhamento para salmão deve contrastar com o sabor e a textura do peixe, mas de forma harmoniosa. Saladas mais crocantes vão bem, vegetais salteados, arroz e quinoa são algumas das sugestões, escolha suas favoritas.

1. Batatas duchesse

batatas duchesse
Crédito: Receitas Sem Fronteiras

Batatas vão muito bem com salmão. O modo de preparo é que vai fazer toda a diferença. Essas batatinhas são servidas em forma de mini purês assados, tipo bolinhos, moldados com bico de confeitar. Então a receita é de um purê simples, o que faz ser um acompanhamento prático e delicioso.

Veja o que vai precisar: batatas duchesse

2. Legumes salteados com especiarias

legumes salteados para peixe
Crédito: Teleculinária

Se pretende fazer filés de salmão grelhados ou um salmão inteiro assado, os legumes salteados com especiarias são uma excelente combinação. Eles ficam tenros, mas ainda com uma boa textura para contrastar com a maciez do peixe.

Confira a lista de temperos: legumes salteados com especiarias

3. Molho de queijo

molho de queijo
Crédito: Tudo Receitas

Faça os filés de salmão e uma salada verde com muitas folhas e tomatinhos. Só vai precisar de um molho de queijo para acompanhar. Fica um prato leve e muito saboroso. O molho é feito com cebola, manteiga, muçarela, creme de leite, azeite, sal e pimenta. Se quiser pode completar com mais um ou dois tipos de queijo que derretam bem.

Para um almoço ou jantar leves faça: salmão ao molho de queijo

4. Arroz cremoso

arroz cremoso com salmão
Crédito: Guia da Cozinha

Para servir com um suculento filé de salmão assado, esse arroz cremoso é uma ótima pedida. Ele é feito com cebola, alho, óleo, arroz branco, leite de coco, sal, cheiro-verde, requeijão cremoso e parmesão ralado.

Anote essa receita especial: arroz cremoso

5. Salmão grelhado com batata-doce

salmão com batata-doce
Crédito: Pingo Doce

Assim como as batatas brancas, a doces também combinam muito bem com o salmão. Uma das ideias mais interessantes é montar uma travessa com filés de salmão e batatas-doces cortadas em rodelas para assar tudo junto.

Veja quais são os outros ingredientes na lista: salmão grelhado com batata-doce

6. Salada de quinoa, ervilhas e laranja

salada de quinoa
Crédito: Pescanova

Uma salada leve não precisa ser feita só de folhas frescas. Você pode incluir quinoa, ervilhas e laranja. Todos esses sabores combinam bem com o salmão. Além desses ingredientes a salada também leva limão, hortelã, azeite, mel, sal, molho de soja e grão-de-bico.

Prepare para acompanhar o peixe: salada de quinoa bem temperada

7. Purê de mandioquinha

pure de mandioquinha
Crédito: GShow

Salmão grelhado com purê de mandioquinha e aspargos é uma combinação que resulta num belo prato gourmet. O purê é bem simples de preparar. Só vai precisar da mandioquinha cozida até ficar bem macia, alho, suco de limão, manteiga, leite, azeite de oliva, sal e pimenta.

Sirva seu salmão com essa receita: purê de mandioquinha

8. Arroz com brócolis

arroz de brocolis com salmão
Crédito: Tudo Receitas

O arroz com brócolis é bem simples, mas fica tão bonito que é uma das melhores opções de acompanhamento para salmão. O prato fica colorido e muito apetitoso, com visual de leve e saudável. Para preparar vai precisar de arroz, brócolis, alho, cebola, água e azeite e oliva.

Não precisa de mais nada se fizer esse: arroz com brócolis

9. Lentilhas

lentilha com salmão
Crédito: Sal e Sol

As lentilhas são bem versáteis, combinam com muitos tipos de carnes e acompanhamentos e não tem segredo para fazer. Essa receita leva bacon, cebola, azeite e salsinha para cozinhar as lentilhas em água e depois refogar. Sirva com salada.

O filé de salmão vai ficar delicioso com essa receita: lentilhas refogadas

Melhores chás para refluxo que tratam e aliviam os sintomas

limpar o nariz do bebê

Como limpar o nariz do bebê: 3 formas que funcionam