como fazer vinagre de maçã
Crédito: Freepik
em

Como fazer vinagre de maçã caseiro

Aprenda a fazer o seu próprio vinagre de maçã caseiro. Confira dicas para deixar a substância segura e ter seus benefícios

O vinagre proveniente da maçã tem diversos usos. Ele pode ser utilizado na preparação de alimentos, para dar maciez ao cabelo, para limpar a casa e até para aliviar cólicas menstruais. Quanto mais puro e orgânico, melhor. Por isso, aprenda a fazer vinagre de maçã caseiro.

Formas de fazer vinagre de maçã caseiro

Fazer vinagre de maçã pode ser um pouco trabalhoso, é verdade, mas o resultado final vale a pena. Para fazer a versão natural e tradicional, você só precisa mesmo da maçã. Confira abaixo duas jeitos de obter a substância em sua casa!

1. No liquidificador

Essa receita é a mais antiga e tradicional. Fazê-la é bastante simples e você pode usar as maçãs que quiser, verdes ou vermelhas. Contanto, é importante optar por frutas orgânicas e livres de agrotóxicos.

Ingredientes

Maçã: 1 ½ quilo.

Modo de preparo

  1. Lave e descasque as maçãs. Retire também as sementes e corte as frutas em tamanhos menores;
  2. Bata-as no liquidificador até obter uma pasta;
  3. Coe bem a pasta, contra uma peneira fina, para retirar o máximo de suco. Esse suco é que será usado para fazer o vinagre;
  4. Coloque o suco em uma garrafa de vidro esterilizada e tampe-a. O resto da polpa de maçã você pode utilizar para fazer outras receitas, como bolos e tortas;
  5. Deixe a garrafa em um local longe do sol, e com temperatura entre 18°C a 30°C, por seis semanas;
  6. Depois leve o vidro para um local que receba a luz solar e deixe lá por mais três dias. Passado esse tempo está pronto o seu vinagre. Nunca guarde-o na geladeira!

2. Com açúcar orgânico

vinagre de maçã caseiro com açúcar
Crédito: WikiHow

Fazer vinagre de maçã caseiro com açúcar agiliza o processo e reduz o tempo de espera para três semanas. A fermentação acontece de um jeito diferente, confira!

Ingredientes

Maçã: 1 ½ quilo;
Açúcar orgânico: 3 colheres (sopa);
Água filtrada: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Comece por preparar as maçãs, tirando as sementes, descascando-as e lavando-as;
  2. Pique as maçãs em cubos e coloque-os em um jarro de vidro esterilizado. Adicione a água e o açúcar e misture bem, para dissolver o açúcar. Cubra o jarro com papel-toalha e prenda com um elástico;
  3. Deixe a garrafa em local fresco, seco e arejado por três semanas. Não deixe que o recipiente pegue luz solar;
  4. Passado esse tempo você já tem a fermentação. Coe o líquido e mude-o de jarro;
  5. Seu vinagre já está pronto. Agora é só mantê-lo nas condições adequadas.

5 Motivos para fazer vinagre de maçã caseiro

Agora que você já sabe as receitas, é hora de saber para que elas servem e seus benefícios, que não são poucos.

1. Anticaspa

O vinagre de maçã caseiro é um excelente anticaspa natural. Isso porque ele possui um pH muito ácido, que é letal para os fungos da caspa, acostumados a viver em ambientes com pH alcalino.

A aplicação desse vinagre especificamente contra a caspa consiste no contato direto entre o produto e o couro cabeludo. Assim, mata-se esses fungos com maior eficiência.

2. Auxilia no emagrecimento

Esse tipo de vinagre ajuda no emagrecimento, porque ele inibe a ação de enzimas que digerem carboidratos. Isso faz com que ele reduza a vontade das pessoas de ingerirem alimentos com esse nutriente específico.

3. Melhora a digestão

Por ser fruto de um processo natural de fermentação, esse vinagre possui enzimas que colaboram na digestão do alimento e aceleram o esvaziamento gástrico. Além disso, ele possui nutrientes que ajudam diretamente no desempenho do fígado em relação às toxinas, o que torna a digestão mais eficiente.

4. Protege a pele

Por ser rico em antioxidantes, esse vinagre colabora bastante para a proteção das células da derme contra os radicais livres. Isso deixa a pele mais protegida e, por consequência, mais jovem.

5. Alivia picadas de mosquito

Todas as pessoas que já ficaram em um local repleto de mosquitos sabem o quanto as picadas deles incomodam. Por isso, o vinagre de maçã caseiro surge como uma excelente alternativa para esse problema, aliviando a coceira resultante da picada.

Dicas e cuidados

vinagre de Maçã caseiro dicas e cuidados
Crédito: Um Ano Sem Lixo

Você pode usar vinagre de maçã nas suas saladas e para lavar alimentos e torná-los mais próprios para o consumo. Pode ainda tomar pequenas quantidades do vinagre como remédio caseiro. Contudo convém sublinhar que fazer isso é perigoso, especialmente sem orientação médica.

O vinagre é extremamente ácido e pode causar queimaduras na boca, no esôfago e no estômago. Bebê-lo diariamente pode provocar úlceras e até contribuir para um câncer no trato digestivo. Por isso, evite tomar vinagre puro. Se precisar tomá-lo, sempre dilua em água morna.

Algumas pessoas afirmam na internet que beber vinagre em água ajuda no emagrecimento e alivia cólicas menstruais. Ele pode reduzir os sangramentos do período menstrual porque é um vasoconstritor, ou seja, ele contrai os vasos sanguíneos, diminuindo bastante o fluxo de sangue. Mas não existem estudos que comprovem tal eficácia.

Porém ele faz mal às pessoas com gastrite e problemas de acidez. Então, se você tem esse tipo de desconforto, não beba vinagre de maçã. Há outras formas mais saudáveis de perder peso.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

vantangens de ter uma irmã mais velha

5 Vantagens de ter uma irmã mais velha

domingo em família

Dicas para aproveitar um domingo em família