como fazer vinagre de maçã
Crédito: Freepik
em

Como fazer vinagre de maçã caseiro

Aprenda a fazer o seu próprio vinagre de maçã caseiro. Confira dicas para deixar a substância segura e ter seus benefícios

Publicidade

O vinagre proveniente da maçã tem diversos usos. Ele pode ser utilizado na preparação de alimentos, para dar maciez ao cabelo, para limpar a casa e até para aliviar cólicas menstruais. Quanto mais puro e orgânico, melhor. Por isso, aprenda a fazer vinagre de maçã caseiro.

Formas de fazer vinagre de maçã caseiro

Fazer vinagre de maçã pode ser um pouco trabalhoso, é verdade, mas o resultado final vale a pena. Para fazer a versão natural e tradicional, você só precisa mesmo da maçã. Confira abaixo duas jeitos de obter a substância em sua casa!

1. No liquidificador

Essa receita é a mais antiga e tradicional. Fazê-la é bastante simples e você pode usar as maçãs que quiser, verdes ou vermelhas. Contanto, é importante optar por frutas orgânicas e livres de agrotóxicos.

Ingredientes

Publicidade

Maçã: 1 ½ quilo.

Modo de preparo

  1. Lave e descasque as maçãs. Retire também as sementes e corte as frutas em tamanhos menores;
  2. Bata-as no liquidificador até obter uma pasta;
  3. Coe bem a pasta, contra uma peneira fina, para retirar o máximo de suco. Esse suco é que será usado para fazer o vinagre;
  4. Coloque o suco em uma garrafa de vidro esterilizada e tampe-a. O resto da polpa de maçã você pode utilizar para fazer outras receitas, como bolos e tortas;
  5. Deixe a garrafa em um local longe do sol, e com temperatura entre 18°C a 30°C, por seis semanas;
  6. Depois leve o vidro para um local que receba a luz solar e deixe lá por mais três dias. Passado esse tempo está pronto o seu vinagre. Nunca guarde-o na geladeira!

2. Com açúcar orgânico

vinagre de maçã caseiro com açúcar
Crédito: WikiHow

Fazer vinagre de maçã caseiro com açúcar agiliza o processo e reduz o tempo de espera para três semanas. A fermentação acontece de um jeito diferente, confira!

Publicidade

Ingredientes

Maçã: 1 ½ quilo;
Açúcar orgânico: 3 colheres (sopa);
Água filtrada: 1 litro.

Modo de preparo

Publicidade
  1. Comece por preparar as maçãs, tirando as sementes, descascando-as e lavando-as;
  2. Pique as maçãs em cubos e coloque-os em um jarro de vidro esterilizado. Adicione a água e o açúcar e misture bem, para dissolver o açúcar. Cubra o jarro com papel-toalha e prenda com um elástico;
  3. Deixe a garrafa em local fresco, seco e arejado por três semanas. Não deixe que o recipiente pegue luz solar;
  4. Passado esse tempo você já tem a fermentação. Coe o líquido e mude-o de jarro;
  5. Seu vinagre já está pronto. Agora é só mantê-lo nas condições adequadas.

5 Motivos para fazer vinagre de maçã caseiro

Agora que você já sabe as receitas, é hora de saber para que elas servem e seus benefícios, que não são poucos.

1. Anticaspa

O vinagre de maçã caseiro é um excelente anticaspa natural. Isso porque ele possui um pH muito ácido, que é letal para os fungos da caspa, acostumados a viver em ambientes com pH alcalino.

A aplicação desse vinagre especificamente contra a caspa consiste no contato direto entre o produto e o couro cabeludo. Assim, mata-se esses fungos com maior eficiência.

Publicidade

2. Auxilia no emagrecimento

Esse tipo de vinagre ajuda no emagrecimento, porque ele inibe a ação de enzimas que digerem carboidratos. Isso faz com que ele reduza a vontade das pessoas de ingerirem alimentos com esse nutriente específico.

3. Melhora a digestão

Por ser fruto de um processo natural de fermentação, esse vinagre possui enzimas que colaboram na digestão do alimento e aceleram o esvaziamento gástrico. Além disso, ele possui nutrientes que ajudam diretamente no desempenho do fígado em relação às toxinas, o que torna a digestão mais eficiente.

4. Protege a pele

Por ser rico em antioxidantes, esse vinagre colabora bastante para a proteção das células da derme contra os radicais livres. Isso deixa a pele mais protegida e, por consequência, mais jovem.

Publicidade

5. Alivia picadas de mosquito

Todas as pessoas que já ficaram em um local repleto de mosquitos sabem o quanto as picadas deles incomodam. Por isso, o vinagre de maçã caseiro surge como uma excelente alternativa para esse problema, aliviando a coceira resultante da picada.

Dicas e cuidados

vinagre de Maçã caseiro dicas e cuidados
Crédito: Um Ano Sem Lixo

Você pode usar vinagre de maçã nas suas saladas e para lavar alimentos e torná-los mais próprios para o consumo. Pode ainda tomar pequenas quantidades do vinagre como remédio caseiro. Contudo convém sublinhar que fazer isso é perigoso, especialmente sem orientação médica.

O vinagre é extremamente ácido e pode causar queimaduras na boca, no esôfago e no estômago. Bebê-lo diariamente pode provocar úlceras e até contribuir para um câncer no trato digestivo. Por isso, evite tomar vinagre puro. Se precisar tomá-lo, sempre dilua em água morna.

Publicidade

Algumas pessoas afirmam na internet que beber vinagre em água ajuda no emagrecimento e alivia cólicas menstruais. Ele pode reduzir os sangramentos do período menstrual porque é um vasoconstritor, ou seja, ele contrai os vasos sanguíneos, diminuindo bastante o fluxo de sangue. Mas não existem estudos que comprovem tal eficácia.

Porém ele faz mal às pessoas com gastrite e problemas de acidez. Então, se você tem esse tipo de desconforto, não beba vinagre de maçã. Há outras formas mais saudáveis de perder peso.

vantangens de ter uma irmã mais velha

5 Vantagens de ter uma irmã mais velha

domingo em família

Dicas para aproveitar um domingo em família