ensinar o cachorro
Crédito: Freepik

Como ensinar o cachorro a fingir de morto passo a passo

Lembre-se que todo treinamento leva algum tempo e que cada cão tem seus limites, que você deve respeitar

Publicidade

Se você e seu cão já passaram da etapa inicial do adestramento e ele está obedecendo comandos educadamente, é hora de ensiná-lo alguns truques legais. Que tal aprender como ensinar o cachorro a fingir de morto?

Veja as dicas de como fazer isso, com base no passo a passo ensinado pelo Perito Animal, e já adiantamos que pode ajudar ter uns petiscos caseiros para oferecer a ele como recompensa.

Primeiro ensine seu cão a deitar

A melhor forma de ensinar o cachorro a fingir de morto é indo por etapas mais curtas, com pequenos objetivos. Assim é mais fácil evitar que ele se distraia o tempo todo.

Se o cachorro já sabe deitar, peça a ele que se deite, mantendo uma posição estática de esfinge – ou seja, de frente, com o tórax e abdômen colados ao chão e com uma pata dianteira e traseira para cada lado de seu corpo.

Publicidade

Se o cão ainda não sabe o comando de deitar, veja como ensiná-lo usando as dicas simples deste tutorial:

Como ensinar o cachorro a deitar - Dicas de Adestramento

Guie o cachorro até a posição deitada

Como você viu no tutorial acima, é importante usar o petisco e fazer o movimento com a mão até onde você quer que o cachorro se posicione, ou seja, deitado. Essa técnica se chama luring.

Quando conseguir que o cachorro se mantenha deitado, aproxime um petisco do seu focinho e, sem soltá-lo, mova sua mão em linha reta até o flanco direito ou esquerdo do animal.

Ao realizar este movimento com a mão, o cão irá girar lentamente seu pescoço para seguir a isca com o olfato. Quando fizer este gesto, ative o clicker ou o parabenize verbalmente e libere o petisco.

Publicidade

Aproveite e veja: Peso ideal do cachorro conforme a raça

Aumente a amplitude do movimento

Quando seu cão já estiver treinado para os dois movimentos anteriores, é hora de passar para o próximo. Só faça isso quando ele aprender as outras etapas, pois assim será mais fácil ensinar o cachorro.

O segredo aqui é ampliar o movimento da sua mão e aproximar o petisco aos poucos da coluna vertebral do cachorro.

Publicidade

Fazendo este aumento da curva, o cão terá que girar ainda mais seu pescoço para alcançar a comida e, como consequência, deixará o peso do corpo cair sobre seu outro flanco.

A ideia é que as duas patas traseiras fiquem juntas e direcionadas para o mesmo lado, como o cachorro faz quando está descansando. Quando isso acontecer, dê ao animal a recompensa, e continue treinando até esta etapa mais algumas vezes.

Direcione sua cabeça ao chão

Em todos os movimentos anteriores, a cabeça do cão ainda estará erguida, pois ele ficará tentando pegar o petisco. Então, é hora de ensinar o cachorro a deitar a cabeça também, junto com os demais movimentos já ensinados.

Publicidade

Quando chegar na última posição treinada (a de aumentar a amplitude do movimento), comece a mover a mão até colocá-lo no chão, mantendo-a sempre em frente ao focinho do cão e tentando impedir que ele se levante.

Assim que ele repousar a cabeça no chão, mesmo que apenas por um segundo, use o click ou o parabenize, e dê-lhe o petisco. Vá repetindo mais algumas vezes para o cão entender o movimento.

Aproveite e veja: 7 sinais que mostram que seu cachorro é feliz

Publicidade

Aumente o tempo antes de reforçar o comportamento

Repita o movimento anterior quantas vezes for necessário, claro, sem deixar o cão cansado. Quando vir que o cachorro começa a apoiar a cabeça sozinho, espere alguns segundos antes de dar o petisco. Pratique essa variação de tempo e depois aumente para cinco, sete, dez segundos, até alcançar seu objetivo. Respeite o tempo do cão e seja paciente.

É hora de ensinar o cachorro sem o petisco

Depois de alguns dias de treino, quando seu cão já tiver aprendido todos os comandos anteriores, é hora de treiná-lo a fazer tudo isso sem estar com o petisco em mãos. O petisco pode ficar no seu bolso para oferecer só depois que ele completar os movimentos. Só não deixe de compensá-lo, não apenas com o petisco, mas com “muito bem” e demonstrando sua satisfação com ele.

Veja também: Dicas para evitar que seu cachorro e gato fuja de casa ou durante o passeio

Publicidade

O comando verbal vem só no final

Se você conseguiu ensinar o cachorro a fingir de morto até aqui, parabéns! Só agora é que você vai adicionar o comando verbal, que ele também precisará acostumar a ouvir para entender o que você espera dele.

Comece a dizer, em voz alta e clara, o comando que tiver escolhido cada vez que pedir ao cão que faça o truque. Escolha uma palavra ou frase que seja fácil e que ele não confunda com outros comandos ou palavras do dia a dia.

Veja também: Passear com cachorro sem coleira: veja quando pode

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM