em

Como fazer adestramento de cães: passo a passo

O adestramento vai muito além de ensinar comandos básicos ao cão. Deve fazer parte da rotina da família. Veja as dicas.
adestramento de cães
Crédito: Pixabay

O adestramento de cães faz bem aos donos e aos animais. É uma forma de ajudar o cachorro a organizar a mente, compreender as regras da família fazendo parte delas e a sentir-se mais útil. O adestramento vai ajudar o cão a ser mais ativo, pois estimula o raciocínio do animal. Para os donos também só há benefícios, já que a convivência com o bichinho se torna muito mais agradável, tranquila e segura.

Mesmo que seja tão comum fazer o adestramento de cães com um profissional, você também pode fazê-lo em casa, por conta própria. Mas vai precisar ter paciência, pois é como educar uma criança. Leva tempo e você precisa aplicar os métodos corretos, não apenas na hora dos exercícios, mas sim na rotina de modo geral.

Como adestrar um cachorro: passo a passo

O aprendizado do cão não acontece apenas quando você chama ele para fazer os exercícios de adestramento. Para que ele preste atenção e aprenda, precisa haver o momento de atenção, de descontração e de descanso. Então, com essas regrinhas em mente, veja a seguir um passo a passo simples do adestramento de cães.

1. Defina rotinas e horários

fazer adestramento de cães rotina
Crédito: Portal Melhores Amigos

O primeiro passo para o adestramento de cães é definir rotinas e horários para tudo. O cão precisar ter horário para comer, para passear, para dormir e para treinar as técnicas específicas do adestramento. Assim ele vai acostumar com o momento que precisar estar atento ao aprendizado.

2. Leve o momento do treinamento a sério

fazer adestramento de cães momento treino
Crédito: Como Adestrar Cães

Quando chegar o horário do treino diário para as técnicas específicas de adestramento, mantenha o foco no exercício, como se estivesse em um curso. O cão deverá estar alimentado e descansado para que consiga ter mais atenção.

Perceba por quanto tempo o seu cão consegue se manter atento aos exercícios. Geralmente, depois de 15 ou 20 minutos já é hora de parar e ir para o descanso ou qualquer outra atividade do dia.

3. Comunique-se e defina comandos

fazer adestramento de cães comandos
Crédito: Tudo Sobre Cachorros

Em todas as “aulas” que fizer com o seu cão, utilize os mesmos tipos de comandos de voz e movimentos corporais. Fale com ele do mesmo jeito, crie o máximo de rotina possível para que fique gravado na memória dele o que cada comando significa.

Fale com o cão de modo firme, mas sem gritar. Ele precisa entender o que cada tom de voz que dizer. Utilize movimentos definidos com o seu corpo para ele sempre identificar o que cada movimento quer dizer.

Repita os comandos e movimentos algumas vezes para ele ir acostumando e não fique frustrado se não funcionar nas primeiras vezes, o que pode até levar dias. Não brigue com o cão. Mas quando ele acertar, elogie e dê uma recompensa.

4. Escolha recompensas

fazer adestramento de cães recompensa
Crédito: Pet Box Brasil

As recompensas são uma ótima maneira de estimular o cão a fazer o que você quer. Com o tempo não serão mais necessárias, mas pode mantê-las como um agrado, sem exagero.

Essas recompensas normalmente são ração ou biscoitinhos, que devem ser dados um de cada vez sempre que o cachorro obedecer a um comando. O carinho também é essencial nesse momento, mas sem dispersar a atenção do exercício.

5. Faça passeios diários

fazer adestramento de cães passeio
Crédito: Alexsander Queiroz

Não leve seu cão para caminhar só até na esquina para fazer xixi e voltar para casa. Ele precisar de passeios longos para se exercitar e gastar energia. Escolha horários em que não esteja nem muito frio, nem muito quente.

Se ele ainda não estiver acostumado com a rua, escolha horários de pouco movimento. O tempo do passeio vai variar conforme a idade, o porte e a saúde do cão.

6. Permita que o cão socialize

fazer adestramento de cães socialização
Crédito: Canina Blog

A socialização é essencial para que o seu cão pratique o adestramento fora de casa e na presença de outras pessoas ou animais. Ele precisa estar acostumado com todo tipo de ambiente para não estranhar.

Então quando ele já estiver acostumado com os principais comandos, leve-o para passear em locais mais movimentados e diferentes do que está acostumado.

Benefícios do adestramento

benefícios adestramento cães
Crédito: Meu.Dog

Os benefícios do adestramento de cães são todos os possíveis. Um cão adestrado é um cão que consegue se comunicar com o dono. É um animal mais obediente e calmo. E não pense que ele vai estar infeliz por agir de acordo com os comandos que recebe. Pelo contrário, os cães esperam receber comandos e perceber que seus líderes estão felizes com a atitude da obediência.

O adestramento não serve para punir ou bloquear os instintos do cão. Apenas para que ele mesmo entenda como é que funciona a vida na sua “matilha” em casa. Então, ao ser bem adestrado, seu cão será mais tranquilo e feliz, e você também, pois a convivência com ele será mais agradável, seja em casa ou em locais públicos que quiser frequentar com ele.

Idade ideal para iniciar um adestramento

quando adestrar cão filhote
Crédito: Tudo Sobre Filhotes

Ao pensar em adestramento de cães, muitas pessoas remetem apenas aos exercícios para dar comandos de sentar, deitar, esperar e fazer truques. Mas o adestramento equivale à educação humana. Deve começar desde que o cão nasce ou quando chega na sua casa.

O que faz diferença é o nível do adestramento, de acordo com a idade do cão. Mais uma vez, deve-se levar em consideração a educação humana. Você só vai ensinar a um bebê o que ele é capaz de aprender. Com o cão filhote é a mesma coisa. Não deve esperar dele mais do que pode fazer quando ainda está formando a sua percepção do mundo.

Por isso com um cão filhote você pode começar pelas regrinhas mencionadas anteriormente sobre estabelecer uma rotina de horário para passear, para comer, para dormir e para outras atividades. Esse é o primeiro passo.

Conforme ele for crescendo, você vai inserindo momentos de adestramento mais específicos e mais sérios, o que equivale para os humanos à educação escolar. Assim, gradualmente, ele vai aprendendo a ser uma criança, um jovem e um adulto cada vez mais educado e “civilizado” dentro do que se espera do seu comportamento canino.

Agora que já sabe tudo o que deve incluir na rotina do seu cão para adestrá-lo com sucesso, confira no vídeo abaixo um exemplo de adestramento incluindo os comandos básicos de “junto”, “fica”, “senta” e “deita”. Observe como o adestrador faz movimentos específicos com as mãos e dá comandos de voz bem definidos para o cão entender.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
tipos de cerveja
Quais são os tipos de cerveja e como combinar com comida
tipos de barba
Melhores tipos de barba para cada rosto