Passear com cachorro
Crédito: Freepik

Passear com cachorro sem coleira: veja quando pode

Esteja atento à lei que obriga usar focinheira em cães de determinadas raças, potencialmente mais agressivas

Publicidade

Com certeza os cães prefeririam passear por aí livremente, sem usar coleira. E muitos tutores também gostariam de ver seus pets correndo na frente, mas voltando pra perto quando recebem o comando. Só que seria irresponsável passear com cachorro sem coleira em vias onde passam outras pessoas, animais e automóveis. O perigo é para todos, inclusive para o cão.

Quando é seguro passear com cachorro sem coleira?

É seguro quando você leva seu cão para passear em parques específicos para animais, adaptados para a diversão e a segurança dos pets.

Ou então em estradas remotas, que você já conheça e saiba que não tem praticamente nenhum movimento de pessoas, carros e outros animais.

Em qualquer outro lugar onde haja movimentação, não é seguro deixar seu cão sem coleira, mesmo que ele seja calmo e acostumado com a rua.

Publicidade

Dicas para evitar que cachorro fuja de casa ou durante o passeio

Certas raças nunca podem sair na rua sem focinheira e coleira

Esteja atento à lei que obriga usar focinheira em cães de determinadas raças, potencialmente mais agressivas, em qualquer lugar.

De acordo com a Lei nº11.531, de 11 de novembro de 2003, “a condução de cães das raças Mastim Napolitano, Pit Bull, Rottweiller, American Stafforshire Terrier e raças derivadas ou variações que vão passear em centros de compras ou demais locais fechados, porém de acesso público, eventos, passeatas ou concentrações públicas devem usar coleira, guia curta de condução (máximo de 2 metros de comprimento), enforcador e focinheira”.

Aproveite e veja: Cachorro se finge de morto para passeio não acabar

Publicidade

O adestramento é importante

Mesmo que você escolha passear com cachorro em um lugar adequado para não usar coleira, é importante que ele tenha um certo nível de adestramento.

Quando se está para além dos portões de casa, nunca se sabe o que pode acontecer. Até os cães treinados podem se assustar com algum barulho ou movimento brusco, imagine os não treinados.

Se você tem um cão filhote, aproveite para adestrá-lo agora nessa fase, pois o aprendizado tende a ser mais rápido.

Publicidade

E leve seu pet para passear, com coleira, em lugares onde ele possa socializar com outros animais e pessoas.

Na infância do cão, ele socializa com mais facilidade, além de ser ótimo deixá-lo conhecer lugares novos.

Quanto mais sociável e acostumado com a rua o cão estiver, menores são os riscos de acontecer algum imprevisto, como um acidente, quando você for passear com ele.

Publicidade

Veja também: Regras de boa convivência em condomínio com animais

PODE GOSTAR TAMBÉM