Como diminuir a ardência na comida
Crédito: Freepik
em

Como diminuir a ardência na comida muito apimentada?

Quem não é fã de pimenta, pode sofrer ao colocar algo bem apimentado na boca. Nessas horas, veja o que pode ser feito

Publicidade

Mesmo quem segue as medidas exatas nas receitas, corre o risco de errar a mão e colocar mais pimenta do que deveria. Se tiver alguém na mesa que não gosta muito de pimenta, a nossa sugestão é usar alguma técnica para diminuir a ardência na comida. Veja essas ideias e faça o teste pra ver se funciona mesmo.

Veja também: Como salvar a comida salgada demais

E agora: como diminuir a ardência na comida?

Antes de tudo, vamos ao que você não deve fazer. Assim que a pimenta toca a língua e começa a arder, o primeiro impulso é tomar alguns goles de água. Mas, ao contrário do que parece, a água só vai espalhar mais ainda a pimenta pela boca. O melhor mesmo é usar uma das dicas explicadas a seguir.

Sirva uma limonada

Se tiver bastante limão em casa, faça uma limonada fresquinha assim que perceber o excesso de pimenta na comida. Por ser bem ácido, o limão vai aliviar a ardência da pimenta assim que entrar em contato com a língua.

Publicidade

Adicione queijo ou outro derivado de leite

Se a sua receita permitir, adicione um pouco de queijo, leite, iogurte ou creme de leite para neutralizar a pimenta. Ou sirva queijo ralado para cada um adicionar o quanto desejar no prato. O queijo, assim como outros laticínios, reduz a sensação de ardência e traz alívio.

Um pouco de mel pode ajudar

Cuidado, pois o mel é totalmente concentrado e vai adoçar seu prato, não exagere. Dependendo do prato, o mel é uma boa pedida para equilibrar o apimentado e transformar em uma receita agridoce. Coloque um pouco, misture, deixe apurar e prove para ver se está bom ou precisa mais.

Sal embaixo da língua

Sabe aquele truque da pitada de sal embaixo da língua pra subir a pressão? Essa mesma estratégia funciona para aliviar o sabor muito apimentado na língua. Mas, claro, não fique colocando pitadas de sal na boca a cada garfada. Essa dica é só para um momento de muita ardência que você precisa de alívio rápido.

Publicidade

Veja também: 10 benefícios da pimenta para sua saúde

Tradições de Natal inusitadas pelo mundo

importância das avós

Estudos revelam a importância das avós na longevidade humana