como desinformar pudim sem quebrar
Crédito: Freepik
em

Como desenformar pudim sem correr o risco de quebrar

Se mesmo com essas dicas o pudim quebrar, o problema está no tempo que ele ficou no forno ou na consistência do creme

Na hora de preparar aquele pudim delicioso para a sobremesa, a parte da confecção é a menos preocupante. O medo de errar vem mesmo na hora de tirar o pudim da forma. Já pensou se quebra e fica feio? Deixe esse medo de lado depois de aprender a como desenformar pudim sem correr o risco de quebrar.

Como desenformar pudim com calda em forma de metal

Pode ser pudim de trigo ou de leite condensado. Essa dica serve para ambos, que tenham a calda de caramelo no fundo. Veja só:

  1. Depois que o pudim já estiver firme na geladeira, coloque a forma na boca do fogão;
  2. Com uma faca de ponta, solte todas as laterais da parte maior o da menorzinha, no centro. Faça isso com cuidado para não machucar o pudim, e não deixe partes grudadas na forma;
  3. Acenda o fogo médio e deixe por alguns segundos para o caramelo derreter;
  4. Desligue o fogo, pegue o prato de servir, coloque sobre a forma e vire tudo junto. Então levante a forma e veja o resultado.

Veja o passo a passo dessa dica no vídeo, a partir dos 12 minutos e 40 segundos:

Desenformar pudim sem forno na forma de plástico

Se a sua receita é de pudim que não vai ao forno e a forma é de silicone ou de plástico, aí não pode ir ao fogo para aquecer e soltar.

O truque é muito simples: unte a forma com um pouquinho de óleo antes de colocar o creme do pudim. Espalhe muito bem o óleo em toda a forma, e use uma camada fina. Não fica com gosto.

Antes de desenformar, use a faca para soltar todas as laterais. Coloque a faca até o fundo e vá passando por toda a forma. Essa dica é válida para todos os tipos de formas e pudins.

Depois é só colocar o prato por cima da forma, virar tudo junto e ver a mágica acontecer. Acompanhe como esse truque é feito nessa receita de pudim sem forno:

Desenformar gelatina recheada

Quando você faz pudim de gelatina ou gelatina recheada, pode dar um medo maior porque a textura da gelatina parece que vai “agarrar” mais na forma.

Mas não tem segredo, é só fazer a mesma coisa das outras dicas: unte a forma com óleo antes de botar a gelatina, e depois use uma faca para soltar as laterais. Nesse caso, use uma faca de ponta arredondada para não marcar a gelatina, ou use as pontas dos dedos, dando uma leve puxadinha para soltar. Veja como fazer isso:

como fazer pipoca de arroz

Aprenda a fazer pipoca de arroz: 3 receitas fáceis para petiscar

Funcionário toma banho de leite em fábrica na Turquia

Funcionário toma banho de leite em fábrica na Turquia