desencravar runha
Crédito: Pixabay
em

Como desencravar unha em casa

Unha encravada é um assunto delicado. Não tente cortar em casa, mas veja essas receitas para aliviar o problema

O que popularmente é chamado de unha encravada, tem o nome clínico de onicocriptose. Essa inflamação é uma lesão provocada pelo crescimento incorreto da unha, mais comum no dedão do pé. As consequências são as infecções e as dores, muitas vezes insuportáveis. Felizmente, existem tratamentos caseiros elaborados com produtos naturais que ajudam a desencravar unha.

4 Dicas para desencravar unha

O aparecimento da onicocriptose é motivado pelo crescimento da unha em direção à pele, rasgando-a e provocando feridas. Esse processo pode causar dor, inchaço e, em casos mais graves, uma infecção.

Porém, é preciso ter muito cuidado na hora de mexer em uma unha encravada, pois o risco de tornar o problema ainda pior é grande. Se a inflamação estiver muito dolorida, não tente mexer com nada que possa cortar a pele ou a unha. Vá o quanto antes a um podólogo ou dermatologista para solucionar o problema sem fazer cortes errados.

Para aliviar a dor em casa, prefira tratamentos como:

1. Bicarbonato de sódio

Faça uma pasta misturando um pouco de vinagre de maçã e de bicarbonato de sódio. Cubra a unha encravada com a pasta e deixe atuar por uns minutos. Remova a pasta com água e seque bem a pele.

Esse tratamento é para ser aplicado duas vezes por dia. Ele mantém a unha limpa e mais protegida contra infecções, tratando também a inflamação e reduzindo a dor.

2. Óleo de cravo-da-índia

Para essa receita, vai precisar misturar 30 gramas de cravos-da-índia com 200 ml de azeite de oliva.

Leve para cozinhar em banho-maria durante 60 minutos. Desligue o fogo e deixe esfriar. Coe e guarde num vidro com tampa. Aplique sobre a unha duas vezes por dia. O efeito é também com base na ação de limpeza e anti-inflamatória do cravo e do azeite.

3. Suco de cebola

Prepare o suco de cebola, liquidificando 1 cebola com 200 mililitros de água. Coe o suco e mergulhe o dedo com a unha encravada. Deixe por alguns minutos e deixe secar naturalmente. Esse método vai deixar um odor mais forte no dedo, então prefira fazer quando for ficar em casa e puder ficar de chinelos. Mas cebola é bem eficiente para tratar e prevenir fungos e bactérias.

4. Corte a unha encravada na direção certa

Se você não precisa desencravar unha muito profundamente, apenas chegou o dia de fazer e está doendo um pouco em um dos cantos, faça-as com mais cuidado. Na hora de remover cutícula, cortar a unha e tirar os excesso de pele, use um alicate afiado e esterilizado e um pau de laranjeira desinfetado.

Deixe os pés de molho em água morna, com um pouco de creme hidratante, para que a pele e a unha encravada fiquem mais maleáveis. Depois, corte a parte crescida da unha em linha reta. Com o pau de laranjeira, afaste delicadamente a pele que está nas pontas para que a unha encravada saia de dentro dela. Corte essa ponta da unha que estava dentro da pele, mas somente a parte da ponta, evite mexer nas laterais internas. Corte em linha reta, sem curvar para dentro.

Evite cortar a cutícula desse dedo para prevenir uma inflamação ou infecção. Termine a unha normalmente. Se depois de uns 15 dias perceber que ela voltou a crescer encravada, procure um profissional.

Por que a unha encrava?

Existem diferentes motivos para ter unha encravada. Algumas pessoas já nascem com as unhas em um formato curvado que faz com que elas cresçam para dentro da pele. Então vão começar a empurrar a pele e a carne, gerando muita dor, inchaço, machucado e inflamação.

Sendo assim, não é um problema que pode ser resolvido em casa, pois exige que saiba muito bem o que está fazendo ao mexer na unha para removê-la de dentro da pele e colocá-la para crescer no lugar correto.

Em alguns casos, um podólogo ou a pedicure podem desencravar unha e resolver o problema, como no caso de a unha ter sofrido uma lesão ou ter sido infectada por micose. Mas no caso de ter nascido com a unhas torta, pode ser necessário fazer uma cirurgia para correção do sentido do crescimento das unhas.

Como prevenir

Para garantir que as sua unha não encrave, tenha cuidado ao aparar. Opte por uma forma reta, nunca arredondada. As unhas arredondadas encravam com maior facilidade ao crescerem. Dê preferência a sapatos que deixem os seus pés confortáveis e com espaço para que as unhas possam crescer corretamente. Sapatos apertados espremem os dedos dos pés e condicionam o crescimento da unha.

Evite cortar demais as unhas e ficar mexendo nos cantos. Remova apenas as peles soltas, usando um alicate afiado e desinfetado. Unhas cortadas demais acabam deixando a pele machucada e favorecem o crescimento torto. Confira a dica do médico:

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

18 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

mulher tenta tirar sobrenome do ex-marido há 10 anos

Mulher tenta tirar sobrenome do ex-marido há 10 anos

dietas que matam mais que o cigarro

4 Dietas que matam mais que o cigarro