Como começar a cuidar da pele
Crédito: Freepik
em

Como começar a cuidar da pele: cuidados básicos e rápidos

Não precisa de horas nem dezenas de produtos. Cuidar da pele é um investimento simples que trará resultados a longo prazo

Limpar, tonificar, hidratar, regenerar, nutrir, proteger, reduzir poros, aumentar viço… Ufa. Já cansou antes de cogitar a possibilidade de comprar algum produto para a pele? Pois pode ser muito mais simples. Veja como cuidar da pele de forma prática, com passos básicos e indispensáveis. Se quiser, pode depois ir acrescentando mais passos.

A rotina de cuidados com a pele é uma realidade para muitas pessoas. Muito incentivadas pelas redes sociais repletas de influenciadores que tratam do tema. Porém, a forma com que fazem pode parecer impossível de manter, dada a complexidade e quantidade de produtos utilizados. O que não se percebe é que para muitos deles esse é um negócio.

Sim, os digital influencers recebem – e muito bem – para promover produtos, fazer testes e outras ações. Além disso, sempre estão ganhando produtos para testar e comentar. Alguns deles até têm uma política de falar a verdade, porém pode acontecer de elogiarem, apenas para continuar recebendo.

Então, não se iluda com esses tutoriais de cuidados com a pele, pois nem sempre refletem exatamente o que o influenciador pensa. Mas é claro que se está falando de alguns profissionais, não sendo todos. Mas será que é realmente necessário um ritual diário para manter a pele bem cuidada?

Como cuidar da pele de forma prática

Deixar sua pele limpa e bem cuidada é bem simples, na realidade. Basta limpar, hidratar e proteger dos raios solares. Claro que há exceções, como peles acneicas, com algum tipo de sensibilidade ou outros fatores, mas em geral, esses três passos são mais do que suficientes.

E não precisa ser diversas vezes durante o dia. Basta fazer esse processo ao acordar e antes de dormir, para ver como a pele vai agradecer. O grande segredo é escolher os produtos corretos, sempre com a orientação do seu dermatologista. Veja então como fazer.

Limpar

A limpeza tem o objetivo de retirar as impurezas como poeira, poluição e restos de produtos anteriormente utilizados. Além disso, elimina mecanicamente bactérias e outros agentes que possam causar uma inflamação local, reduzindo assim a quantidade desses e consequentemente, o risco de espinhas e acne.

Ela deve ser feita com um sabonete apropriado para o seu tipo de pele, para que dê os melhores resultados. Então, se tiver pele seca, é interessante comprar um sabonete mais hidratante, à base de manteiga de karité, aveia, mel e outros agentes. Se oleosa, sabonetes à base de própolis, camomila e tea tree podem ser excelentes opções.

Hidratar

Depois de lavar, é importante hidratar a pele, pois o processo elimina também a oleosidade que protege a mesma. Se você tem pele oleosa, é fundamental garantir a hidratação adequada após a lavagem, para evitar o efeito rebote. Se é seca, essa etapa irá garantir que sua pele mantenha o viço e proteção ao longo do dia.

A escolha do hidratante é fundamental para o processo, podendo resultar em desastre, se feito equivocadamente. Por isso, o ideal é sempre consultar seu dermatologista de confiança. Em linhas gerais, hidratantes não comedogênicos são indicados para a pele oleosa. Aqueles à base de emolientes mais densos são indicados para a pele seca.

Proteger

A proteção solar deixa a sua pele mais jovem e bonita, mas essa não é a sua função principal. É fundamental utilizar o filtro adequado, para evitar doenças como o câncer de pele, cada vez mais comum. Então, depois de lavar e hidratar, basta aplicar um bom protetor solar voltado para a pele do rosto e pronto.

A pele do rosto é diferente do resto do corpo, sendo assim necessário um produto adequado a ela. Escolha aquele que se adapte ao seu limite financeiro e ao tipo de pele. Há os que são desenvolvidos para pele oleosa, outros com mais hidratação, alguns que ajudam a rejuvenescer e até alguns que servem como base para a pele.

Terminado o processo, sua pele está tratada com o básico, tendo a higienização, hidratação e proteção básica. Lembre-se de secar o rosto delicadamente com a toalha limpa, sem esfregar. Existem versões naturais e veganas para tudo o que você pretende fazer com sua pele, vale a pena também conhecer essas alternativas.

como tirar esmalte escuro

Como tirar esmalte escuro sem manchar as unhas

Cafeína para celulite

Cafeína para celulite funciona mesmo?