em

Benefícios da manteiga de karité e como usar esse hidratante

Utilizada na composição de vários cosméticos, essa manteiga pode ser comprada pura para fazer suas máscaras caseiras

usar manteiga de karité
Crédito: Pixabay

A manteiga de karité é um produto bastante popular entre os brasileiros, mas sua origem é afriacana. Ela é vendida no Brasil em forma de hidratante para aplicar na pele e no cabelo, mas é extraída de uma árvore, que só se encontra na África, chamada Vitellaria paradoxa C.F. Gaertn. Seu fruto é chamado de Carité, por isso o nome popular da manteiga.

Se está buscando por um produto coringa para ter em casa e usar para melhorar a saúde e o aspecto da sua pele e cabelo, veja quais são seus benefícios e como usar no dia a dia.

Veja também: como fazer hidratação caseira para o cabelo

Benefícios

benefícios da manteiga de karité
Crédito: Nutrição e Beleza

Manter a pele o cabelo hidratados é essencial para que estejam sempre macios, saudáveis e bonitos. Mas não é só por causa da sua poderosa capacidade hidratante que ela é benéfica. Veja outros benefícios.

1. Prevenção do ressecamento na pele e no cabelo

No dia a dia, mesmo usando maquiagem no rosto e leave-in no cabelo, é normal que o ressecamento ocorra por causa da exposição ao sol, ao vento e à poluição. Então, usar essa manteiga diariamente ajuda a preservar a hidratação interna da pele e do cabelo, pois ela forma uma camada protetora que reduz bastante as chances de ressecamento.

2. Alívio dos sintomas de problemas de pele

Nem todos os problemas de pele podem ser prevenidos ou tratados simplesmente com o uso de hidratantes como a manteiga de karité. Mas, certamente, manter a pele hidratada ajuda a reduzir os sintomas de certas condições, como a dermatite atópica, que deixa a pele inflamada e com descamação. Antes de aplicar esse produto, consulte seu dermatologista para ter certeza que o uso é seguro no seu caso.

3. Selagem dos fios para evitar o frizz

Ninguém gosta de cabelo com frizz, principalmente quando precisa estar com ele bem arrumado para um evento. Como esse produto oferece gorduras saudáveis, além de vitaminas importantes para a saúde dos fios, utilizá-la na sua rotina de cuidados com o cabelo vai fazer uma boa diferença para fios mais maleáveis e comportados.

4. Prevenção de estrias

As estrias são cicatrizes decorrentes do estiramento da pele. Quando você tem uma pele bem elástica e hidratada, é mais difícil as estrias aparecerem, mesmo na gravidez. Então, é bem importante fazer uso diário de um produto hidratante para prevenir as estrias.

5. Tratamento de rachaduras nos pés

No verão, por causa do uso de sapatos abertos, é bem comum perceber rachaduras e um ressecamento mais acentuado na parte da sola dos pés. Para evitar e para tratar esse problema, pode usar a manteiga de karité diariamente após o banho, quando não for mais sair de casa. Dia após dia ela vai regenerar a pele e acabar com as rachaduras e o ressecamento.

Como usar pura ou em produtos

Tanto para tratar do cabelo quanto da pele, ela pode ser comprada pura ou na forma de produtos cosméticos que contenham esse ingrediente na composição.

Para cabelos

Essa manteiga tem uma textura bastante gordurosa. Então, para evitar que o cabelo fique pegajoso, o ideal é usar a manteiga misturada com o seu creme de hidratação ou finalizador em creme.

Pode usar para fazer a sua hidratação caseira semanal, misturando um pouco dela no seu creme e aplicando em todo o cabelo umedecido, deixando agir por meia hora e depois removendo muito bem com xampu e condicionador.

Também pode misturar um pouco no seu creme finalizador e aplicar no cabelo já limpo para ajudar a modelar e a proteger contra o ressecamento. Se tiver cabelo oleoso, não aplique perto da raiz. Prefira aplicar principalmente nas pontas para melhorar a definição dos fios.

Como usar na pele

A mesma regra do cabelo vale para a pele. Se já tiver uma pele oleosa ou mista, não passe a manteiga pura, pois ela vai deixar a pele ainda mais oleosa. O ideal é comprar produtos para o seu tipo de pele que já contenham a manteiga na composição.

Esses produtos são para hidratação diária e nutrição da pele, então devem ser usados conforme as recomendações do seu dermatologista ou esteticista, garantindo que vai usar do jeito mais adequado para o seu tipo de pele.

Não se esqueça dos lábios. Ela também é encontrada na forma de protetor labial, tanto para hidratar e nutrir os lábios quanto para proteger parcialmente contra os raios do sol.

Se quiser comprar um pote de manteiga pura para aplicar no corpo todos os dias após o banho, compre também um bom creme hidratante para fazer a mistura. Assim vai ficar mais fácil de aplicar, pois não vai ficar grudando, além de economizar a sua manteiga e ter um melhor resultado na pele. Pode usar de dia ou de noite.

Cuidados a ter

A manteiga de karité é um produto de uso seguro, mas sempre há exceções. Antes de aplicar uma grande quantidade na pele ou no cabelo, passe só um pouquinho em uma área do corpo e aguarde algumas horas para saber se terá alguma reação tipo alergia.

Preste atenção também na composição dos produtos com essa manteiga, em especial se tiver predisposição para alergias.

No mais, pode usar a manteiga na pele e no cabelo, mas não pode ingerir. Por isso, mantenha fora do alcance das crianças, já que a manteiga tem um aroma agradável e pode ser atrativa para os pequenos.

o que é acne

O que é acne: causas, como evitar e tratamentos

sobre laqueadura

Laqueadura: vantagens, desvantagens e quem pode fazer