como aliviar dores nas pernas varias causas
Crédito: Freepik
em

Como aliviar dores nas pernas com exercícios e remédios

Compressas quentes, alongamentos e massagens são métodos seguros e simples de fazer

De modo geral, as dores nas pernas surgem por algum problema vascular que pode ser venoso, ou seja, na subida do sangue até o coração, ou arterial que é quando o sangue é bombeado do coração para ser distribuído pelo corpo através das artérias. As dores também podem ser causadas por problemas musculares ou nas articulações, portanto, o ideal é primeiro agendar uma consulta ao médico. Depois, saber como aliviar dores nas pernas com exercícios e remédios prescritos pelo médico.

O que fazer para aliviar dores nas pernas?

cinco dicas de como aliviar dores nas pernas
Crédito: Freepik

Conforme já mencionado, antes de começar a tratar a dor nas pernas em casa é importante ir ao médico para ter certeza da origem da dor. Isso porque não adianta tratar a dor com alongamentos e analgésicos, enquanto sua causa está ativa e vai gerar cada vez mais dor.

Além do mais, se tratar sem auxílio médico pode agravar o quadro e resultar em outros problemas de saúde. Mesmo assim, veja quais exercícios e remédios naturais podem ser usados de forma paliativa até o dia da consulta.

Com remédios

Enquanto aguarda chegar o dia da consulta ao médico para descobrir a causa das dores nas pernas, os únicos medicamentos de farmácia que podem ser tomados são os que não necessitam de receita, como alguns analgésicos e relaxantes musculares.

Fale com o farmacêutico e leia a bula antes de tomar para que obtenha o resultado desejado de alívio da dor. Esses medicamentos não devem ser usados de forma prolongada, pois podem prejudicar o funcionamento do sistema digestivo.

Dores de causa muscular

Quando já sabe que essas dores nas pernas surgem por causa de esforço excessivo dos músculos é mais seguro aliviar de forma caseira. É bem importante, nesse caso, deixar os músculos descansarem para se recuperarem e manter uma alimentação saudável para nutrir os músculos. Pode colocar uma bolsa de água quente sobre as coxas ou panturrilhas. Também pode ajudar fazer um escalda-pés que vai relaxar o corpo inteiro, aliviando a dor.

Dores de causa articular

Quando sente dores nas pernas, mas com foco nos joelhos, tornozelo ou quadril, como se fosse nos ossos, pode ser que a causa seja uma inflamação nas articulações que é mais comum em gestantes, pessoas obesas, idosos e quem trabalha carregando muito peso o dia todo.

Esse problema precisa ser avaliado por um médico, pois o tratamento é conjunto com medicação, fisioterapia e adaptações na rotina. Mas, enquanto isso, pode fazer compressas mornas na região da dor usando apenas água quente ou um chá anti-inflamatório, como chá de alecrim, erva-de-são-joão, sucupira, erva baleeira e macela. Basta fazer o chá e embeber um pano limpo com ele para colocar sobre a área da dor até esfriar.

Dores por causa do crescimento

É bem comum que as crianças em fase de crescimento sintam dores pelo corpo, já que todo o organismo está crescendo e tomando a forma adulta. Essa dor costuma ser suportável, mas como é algo novo para as crianças, algumas chegam a nem querer ir para a escola ou brincar.

O que os pais podem fazer é uma boa massagem nas pernas com um creme hidratante, especialmente quando a criança volta de uma atividade ou antes de ir dormir. Também pode funcionar colocar algumas pedras de gelo dentro de uma meia ou pano limpo e deixar sobre a região da dor por 5 minutos algumas vezes ao dia. O descanso é importante, mas não o dia todo, somente por alguns minutos.

Aliviar dores por causa da gestação

Nem é preciso explicar o que causa as dores nas pernas das gestantes, pois a barriga fala por si. De fato, as dores são bem comuns no corpo todo ao longo da gestação, inclusive dores nas pernas e nas costas. Elas podem ocorrer por má circulação ou por excesso de esforço ao caminhar, subir escadas, ficar muito tempo de pé ou carregar peso.

Em todo caso, depois de consultar o obstetra, a gestante pode deitar-se na cama ou no sofá de barriga para cima e realizar alongamentos para as pernas e para a coluna. Se for habituada a fazer yoga ou pilates, essas práticas certamente terão um resultado positivo, desde que sejam feitas com supervisão profissional e com a frequência adequada.

16 Comments

Leave a Reply
  1. SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FISICA A 21 ANOS , A 8 ANOS NÃO DOU MAIS AULAS DE STEP, NEM AERO JUMP PQ OS JOELHOS ACABARAM, TOMO MEDICAÇÃO TODOS OS DIAS ALIAS TOMAVA, DEPOIS QUE COMECEI ESSES EXERCÍCIOS A 15 DIAS NÃO SENTI MAIS DOR E NÃO TOMEI MAIS NENHUM MEDICAMENTO ESTOU MUITO FELIZ,,,,,,,,,,, BJS

  2. O quinto exercício de subir escadas é o que mais fiz em quase 20 anos. Somando as subidas e descidas, já dei a volta ao mundo milhões de vezes. E o joelho? Continua piorando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Artrite reumatoide juvenil

Artrite reumatoide juvenil: tipos, sintomas e tratamento

massagem para prisão de ventre

Como fazer massagem para prisão de ventre: 3 tipos e cuidados na rotina