em

Melhores exercícios para praticar na gravidez

As gestantes podem e devem se exercitar ao longo da gestação. Veja quais os melhores exercícios e seus benefícios

melhores exercícios para praticar na gravidez
Crédito: Freepik

Muita coisa muda na vida de uma mulher quando descobre que está grávida. Sua rotina começa a sofrer alterações logo no início da gestação, pois seu corpo começa a se preparar para gerar uma nova vida. Além do preparo que o corpo faz por conta própria, há também aqueles preparos que a mulher pode fazer para garantir uma gestação mais tranquila e saudável, como por exemplo, os exercícios para praticar na gravidez.

Exercícios para praticar na gravidez

De modo geral, os exercícios para praticar na gravidez com total segurança são os de baixo impacto e sem risco de queda e choques. Também aqueles que vão trabalhar a musculatura de forma específica, preparando as partes do corpo que vão precisar de mais resistência durante e após a gestação.

1. Natação e hidroginástica

melhores exercícios para praticar na gravidez hidro
Crédito: Amaral Natação

Os exercícios feitos na água estão no topo da lista. Eles são os mais recomendados para as grávidas, pois não causam nenhum impacto, trabalham o corpo todo e são relaxantes ao mesmo tempo.

2. Pilates

melhores exercicios para praticar na gravidez pilates
Crédito: Freepik

O pilates é um exercício ótimo para as gestantes, pois reúne o trabalho de força, alongamento, equilíbrio e concentração. Esse conjunto de atividades sendo exercidas ao mesmo tempo promove um grande bem-estar e preparo para o parto.

3. Ioga

melhores exercicios para praticar na gravidez ioga
Crédito: Freepik

A ioga tem os mesmos benefícios do pilates, e ainda é uma opção mais adequada para as mulheres que gostam de meditar e relaxar, tendo um momento de contato consigo mesmas, com o bebê e com seu universo espiritual.

4. Caminhada e corrida leve

melhores exercicios para praticar na gravidez caminhada
Crédito: CardioMed

Para as gestantes que já praticavam atividade física antes da gravidez, não há problema em fazer caminhadas e corridas leves, enquanto o peso da barriga permitir. Porém, não todas que podem, por isso devem ter liberação médica.

5. Bicicleta ergométrica

melhores exercicios para praticar na gravidez bike
Crédito: Revista Bicicleta

A bicicleta é mais uma boa opção de exercício que trabalha o sistema cardiorrespiratório e alivia o estresse. O ideal é a opção ergométrica para não correr riscos ao pedalar na rua.

Exercícios proibidos para grávidas

Assim como existem os melhores exercícios para praticar na gravidez, existem outros menos recomendados. Antes de decidir praticar um ou outro, é essencial conversar com o obstetra para ver o que ele recomenda. Cada gestante tem necessidades particulares.

Entre os exercícios proibidos para grávidas são aqueles com risco de queda, que envolvem esforço excessivo, de confronto corpo a corpo ou que utilizem bola, com o risco de levar batidas na barriga.

Benefícios da atividade física na gestação

De modo geral, os exercícios para praticar na gravidez vão beneficiar a mulher em todos os aspectos que já beneficiavam antes da gestação. Porém, há ainda mais vantagens e elas são muito importantes.

1. Aumento da resistência física

Mesmo sem fazer qualquer esforço, o organismo da gestante gasta mais energia, pois está constantemente trabalhando na formação do feto. Logo, ela precisa exercitar sua resistência física para manter a boa saúde do sistema cardiovascular, evitando a exaustão constante e sentindo-se mais disposta.

2. Fortalecimento da estrutura

A prática de exercícios na gravidez vai manter toda a estrutura óssea e muscular da mulher mais fortalecida para que ela consiga suportar o peso extra com tranquilidade. Assim, além do bem-estar, evita problemas nas articulações.

3. Preparo para o parto

Determinados exercícios para praticar na gravidez são especialmente elaborados para fortalecer e alongar a região pélvica, preparando essa musculatura para o momento do parto.

4. Mais rapidez na recuperação

Se mantiver a prática de atividade física ao longo da gestação, mantendo também uma alimentação saudável, será muito mais fácil se recuperar e ajudar todos os órgãos e tecidos a voltarem para seu lugar original. Também vai ser muito mais rápido restabelecer a forma física.

5. Alívio do estresse e ansiedade

Mais um dos grandes benefícios dos exercícios é manter a mente mais tranquila e equilibrada. Para algumas mulheres é bem difícil controlar o estresse e a ansiedade, além de manter boas noites de sono, por conta de todas as mudanças hormonais e outros fatores que trazem preocupações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

melhores exercícios para aumentar o quadril

Melhores exercícios para aumentar o quadril

suco de cenoura com limão

Suco de cenoura com limão: benefícios e como fazer