dor nas pernas
Crédito: Freepik
em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Dor nas pernas: o que pode ser? Conheça as principais causas

Quem sente dores constantes nas pernas deve agendar uma consulta com o angiologista para averiguar a causa

Milhares de pessoas sofrem com dor nas pernas e nem desconfiam como ela acontece. Culpam o salto alto, ficar muito tempo na mesma posição e doenças crônicas, como pressão alta e diabetes. O fato é que todas esses fatores estão mesmo relacionados com a dor porque afetam a circulação de sangue. Veja como.

Dor nas pernas o que pode ser? Veja duas causas principais

duas causas de dor nas pernas
Crédito: Freepik

Sentir dor nas pernas constantemente é um grande incômodo que chega a atrapalhar a rotina. Mas essa dor pode estar ligada justamente ao estilo de vida da pessoa, seu trabalho ou problemas de saúde que trazem a dor como sintoma.

Essa dor é de causa vascular e está relacionada às veias e artérias do corpo que passam pelas pernas. Ela ocorre por duas razões principais: deficiência na circulação de sangue ou algum problema no retorno do sangue das veias para o coração e de volta para as artérias que leva o sangue até a ponta dos dedos.

Com causa arterial

A deficiência na circulação de sangue por causa arterial faz com que falte sangue rico em oxigênio e nutrientes para os tecidos. Como resultado, a pessoa vai sentir uma espécie de cãibra nas pernas, principalmente ao praticar alguma atividade física, já que as pernas não estão recebendo oxigênio suficiente para realizarem a atividade.

Nesse caso é importante fazer uma pausa para descansar e depois continuar a atividade, sempre mantendo essas pausas. As dores são mais fortes conforme o tipo de exercício que se faz. Quanto mais pesado, mais dor. Geralmente a dor desaparece após um tempo de descanso.

Como esse problema está na volta do sangue para baixo, indo do coração até os pés por dentro das artérias, a pessoa afetada não deve erguer as pernas para descansar ou irá dificultar ainda mais a descida do sangue.

Causa venosa

Quando o problema é nas veias quer dizer que existe uma dificuldade das veias em fazer o sangue chegar ao coração. As veias podem estar comprometidas com varizes, trombose venosa ou por causa da obesidade.

Também ocorre essa dificuldade em pessoas que passam longas horas na mesma posição, seja de pé ou sentadas, em quem usa calças muito apertadas, casos de insuficiência cardíaca descompensada e doença grave de pulmão.

Quando a causa da dor é venosa a pessoa sente uma sensação de peso, cansaço, pernas inchadas e pode haver formigamento e dormência. Se estiver muito calor a sensação tende a aumentar.

Nesse caso, como o problema está na subida do sangue até o coração, para melhorar pode ajudar elevar as pernas, contribuindo para que o sangue volte ao coração. Manter as pernas em movimentos leves também é uma boa recomendação.

Tratamentos

Para fazer o tratamento adequado é importante, antes de tudo, agendar uma consulta com um angiologista. O médico irá identificar se a dor é de causa venosa ou arterial. O tratamento inclui um conjunto de cuidados:

  • Parar de fumar;
  • Fazer caminhadas ou exercícios aeróbicos pelo menos 150 minutos por semana;
  • Manter sob controle as doenças crônicas como pressão alta, diabetes e suas doenças associadas;
  • Medicamentos para melhorar a circulação;
  • Controle de colesterol e triglicérides;
  • Meias elásticas para dor venosa;
  • Cuidado com o peso;
  • Cirurgia quando os demais tratamentos não resolvem.

168 Comments

Leave a Reply
  1. Gente só me digan q fruto abençoado é este..porq minha net ta lenta nao abri o link..pre iso deste santo remédio ..meu nome é Ruth mas deveria ser Maria das Dores..pensem quem sente dores eu sou uma..me digam q fruto é preciso acreditar q tomando ou comendo vou melhorar..algeum me responda por favor..obrigda..

  2. Damasco seco: 1
    Ameixas secas: 5
    Figos secos: 1
    Como consumir:

    1. Pique todos os frutos e adicione em uma tigela com cereal e leite desnatado;

    2. Coma todas as manhãs;

    3. Após dois meses, vai sentir melhora nas dores.

    Importante: as dicas e receitas naturais não devem substituir uma consulta a um médico especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

linfedema

Linfedema: saiba o que é e como tratar esse problema vascular

melhor remédio para dor nas pernas

7 Opções de remédio para dor nas pernas