em

15 Comidas de festa junina que não podem faltar no arraiá

Confira as receitas que não podem faltar durante as festas juninas e prepare o seu cardápio de preferidas
comidas de festa junina
Crédito: Pxhere

Com a chegada do mês de junho, as pessoas já começam a se preparar para entrar na onda das comidas de festa junina. Se você é amante de pratos típicos dessa celebração, vai se deliciar com todas as receitas a seguir. É cada uma mais apetitosa que a outra.

15 Comidas típicas de festa junina

As festas juninas se destacam por muitas coisas. A decoração é marcante e colorida. As brincadeiras são inesquecíveis e muito divertidas. Mas um arraiá que se preze não pode deixar de apresentar os pratos mais apreciados nesse período do ano.

1. Canjica ou curau

comidas de festa junina canjica curau
Crédito: Dr. Oetker

A canjica é uma das comidas típicas de festa junina que não pode faltar. Ela é feita à base de milho branco e, apesar de ser uma sobremesa bem doce, é rica em proteínas, fibras, ferro e vitaminas do complexo B. É uma ótima receita para o inverno e tem um toque de coco delicioso. É comumente servida com canela polvilhada no topo.

Comece com essa delícia com toque de canela: receita de canjica ou curau

2. Pamonha

comidas de festa junina pamonha
Crédito: Portal Umami

A pamonha é um prato também feito à base de milho, mas dessa vez é utilizado o milho verde. Ele é ralado e misturado com o restante dos ingredientes (leite, sal, açúcar, manteiga e erva-doce). Esse prato pode ser preparado como pamonha doce ou salgada, os dois tipos são deliciosos.

Escolha qual fazer: pamonha doce ou salgada com queijo

3. Maçã do amor

comidas de festa junina maca do amor
Crédito: Guia da Semana

Essa sobremesa é muito saborosa e é super fácil de preparar. Basta fazer a calda doce e mergulhar uma maçã madura. A receita cai muito bem nas comidas de festa junina, de dia dos namorados, dia das mães e muitos outros.

Veja como é fácil fazer: maçã do amor

4. Bolo de fubá cremoso

bolo de fubá cremoso
Crédito: Comidinhas do Chef

O fubá é uma farinha produzida do milho ou do arroz e é extremamente saboroso. O bolo de fubá cremoso é mais um prato para entrar no cardápio das comidas de festa junina.

Faça essa receita: bolo de fubá cremoso

5. Arroz doce

comidas de festa junina arroz doce
Crédito: Receitas sem Fronteiras

O arroz doce é outro prato que não pode faltar. Esse prato é originário da Ásia e veio para as Américas para fazer sucesso. Essa sobremesa é conhecida no Brasil todo e é super simples de preparar, pois é feita com arroz cozido com leite e açúcar. Para ficar ainda mais saboroso, são adicionados ingredientes como limão e canela.

Escolha por qual receita começar: como fazer arroz doce

6. Pé de moleque

comidas de festa junina pe de moleque de chocolate
Crédito: Dani Noce

Acredita-se que o pé de moleque foi criado pelos árabes e, assim, disseminou-se na Europa. Dessa iguaria que foi criada a rapadura. O pé de moleque é feito utilizando amendoins e açúcar, e pode ser feito também com chocolate, que fica ainda mais delicioso.

Não deixe de experimentar: pé de moleque com chocolate

7. Milho assado

comidas de festa junina milho assado
Crédito: Dreamstime

Não tem alimento mais típico entre as comidas de festa junina como esse. O milho assado é simples e delicioso, principalmente quando adicionado manteiga e um pouco de sal. Além disso, o milho pode trazer ótimos benefícios para a saúde e fornecendo energia para dançar o arraiá inteiro.

Veja esse tempero especial: milho assado

8. Bolo de milho

comidas de festa junina bolo de milho
Crédito: Receita de Vovó

Aqui está o milho novamente. Com esse alimento rico em nutrientes você também pode preparar o bolo de milho para servir nas festas juninas. É uma ótima sobremesa e é super fácil de fazer, depois é só combinar com vários tipos de coberturas para deixar a mesa mais colorida.

Escolha qual receita quer fazer: bolo de milho

9. Quentão ou vinho quente

comidas de festa junina quentao
Crédito: Guia da Semana

O quentão é uma bebida típica das festas juninas e é perfeita as regiões que têm dias frios em junho. Essa bebida é originalmente produzida com cachaça ou vinho e é ainda mais típica no sul do Brasil. Porém, caso você não beba álcool, não se preocupe, pois existem versões do quentão sem álcool que ficam igualmente saborosas.

Faça para os adultos: quentão de cachaça ou quentão de vinho

10. Suco de milho verde

comidas de festa junina suco milho
Crédito: Tudo Receitas

O suco de milho é mais uma bebida super famosa nessa época do ano. Além de ser extremamente saboroso, também é rico em vitaminas e nutrientes. Além disso, é muito fácil de preparar. Como não amar essa bebida?

Faça a mistura que mais agradar: receitas de suco de milho

11. Paçoquinha

paçoquinha caseira
Crédito: Tudo Gostoso

Esse doce também é derivado do amendoim, assim como o pé de moleque. A paçoquinha é consumida durante o ano inteiro e em todo o país. Por isso mesmo que é uma grande gafe deixar faltar na festa junina.

Veja como fazer: paçoquinha caseira

12. Cuscuz

fazer cuscuz cremoso
Crédito: Tudo Receitas

Esse alimento está virando comida do dia a dia na vida de quem leva uma alimentação saudável. Mas na festa junina a receita é típica e feita de um jeito especial. É um prato salgado que pode ser feito tipo um bolo para comer em fatia ou mole, como um caldo, para servir em combuquinhas.

Veja o que precisa para fazer: cuscuz para festa junina

13. Cocada

receita de cocada
Crédito: Tudo Gostoso

A cocada, como o nome sugere, é um doce à base de coco. É só misturar o coco ralado fresco com açúcar em uma panela por alguns minutos até engrossar e depois colocar em porções sobre um tabuleiro para secar. Você pode dar outros sabores à cocada, como chocolate, maracujá e canela.

Veja uma receita fácil: cocada caseira

14. Doces de corte

receita de doces de corte
Crédito: Tudo Gostoso

Os doces de corte são feitos de forma parecida como é feita a cocada. Você usa a fruta e mistura com açúcar até ficar bem espesso, depois deixa esfriar em uma forma de bolo. Quando estiver endurecido, porém com o interior macio, é só cortar. Dá para fazer doce de corte com várias frutas e também o tradicional doce de leite de corte.

Decida por qual começar: receitas de doces de corte

15. Maria mole

receita de maria-mole
Crédito: Tatá Pereira

Hoje em dia dá para comprar no supermercado a misturinha em pó para maria mole, mas nada como fazer uma receita caseira clássica para servir com as comidas de festa junina. A receita leva gelatina incolor sem sabor, ovos, açúcar e coco ralado, fica deliciosa.

Confira como fazer: maria mole caseira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
torta de bolacha
10 Receitas de torta de bolacha para servir uma sobremesa gelada
havaianas customizadas
15 Ideias para fazer Havaianas customizadas