em

Métodos mais seguros para clarear sardas do rosto (ou corpo)

Clarear a pele é o tipo de tratamento que deve ser feito com acompanhamento médico. Veja as melhores opções
clarear sardas
Crédito: Pexels

Hoje em dia, ter sardas no rosto e pelo corpo é considerado um charme, mas mesmo assim, muitas pessoas preferem encontrar formas de clarear sardas. Se for o seu caso, veja o que pode ser feito com segurança.

As sardas são mais comuns em pessoas ruivas de pele bem clarinha. São uma condição causada pelo aumento de melanina em determinados pontos da pele, onde se formam as pintinhas.

Veja também: como renovar a pele do rosto

5 formas de clarear sardas

As sardas podem ser hereditárias, ocorrer por alguma disfunção na produção de melanina ou podem aparecer com a exposição excessiva ao sol. Mas elas são inofensivas à saúde, então, a única razão para querer clareá-las é estética.

Se estava pensando em fazer isso por medo de que se tornem um problema no futuro, não precisa fazer. Mas caso queira, o primeiro passo é ir ao dermatologista. O médico irá avaliar a sua condição para prescrever a melhor forma de tratamento, que pode ser uma dessas:

1. Criocirurgia

A criocirurgia é feita pelo médico dermatologista no seu consultório. Com um aparelho, o médico aplica nitrogênio líquido na pele, o que faz um congelamento das sardas. É um método mais recomendado para sardas superficiais.

2. Limelight

clarear sardas
Crédito: Pexels

Esse também é um procedimento que deve ser aplicado por um médico para ajudar a clarear sardas. É usada uma luz intensa que é disparada sobre as pintinhas e destrói a melanina das sardas, clareando-as.

Mas logo após uma sessão é comum as sardas parecerem mais escuras, além de deixar a pele sensível. Esse tratamento também estimula a produção de colágeno, o que é bom para rejuvenescer a pele.

3. Tratamento a laser

O laser é usado para remover o excesso de melanina produzida pelo organismo, logo, vai reduzir as sardas e clareá-las. Esse também é um tratamento que se faz em consultório e os efeitos colaterais estão relacionados a um processo de cicatrização comum.

4. Peeling para clarear sardas

Existem muitos tipos de peeling para rejuvenescer a pele. Esse tipo de tratamento faz uma limpeza das células mortas, ativa a circulação melhorando a absorção de nutrientes, além de estimular a produção de colágeno no processo de cicatrização.

É recomendado para tratar hiperpigmentação, ou seja, manchas e sardas, também para tratar acne, melasma, estrias e marcas de expressão.

5. Cremes de clareamento

Se não quiser passar por qualquer tipo de procedimento médico, você pode optar por fazer um tratamento com creme de clareamento.

Ainda assim é necessário ir ao dermatologista para que ele analise sua pele e suas sardas, recomendado o produto ideal e orientando sobre a melhor forma de uso.

Confira o que o médico diz sobre clarear sardas, produtos químicos clareadores e tratamentos caseiros:

casquinha de siri
Casquinha de siri: 8 receitas para amantes de frutos do mar
bala de gengibre
Receitas caseiras de bala de gengibre e os benefícios para saúde